segunda-feira, setembro 06, 2010

Inter 2011 na Bwin/Betclick


E porque faltam escassos 10 meses, a tensão aumenta. É hora de decisões, o plantel começa a ficar definido e a Grande Viagem começa a ganhar corpo. Os sites de apostas fervilham, entopem com o número infindável de entradas, os milhões começam a circular à velocidade do TGV. São as seguintes as odds dos membros que irão compor a respeitosa equipe do Inter-rail/plane/road trip de 2011:




- MARIUS NICULAE - 100%


Como um ferro! Poderia pensar-se que a certeza absoluta adviria do facto de já estar no "local do crime" do Grande Inter 2011, mas este diabo à solta não se deixou ficar por aqui. Acrescentou o "road trip" ao circuito por sua obra e graça exclusiva, abrindo horizontes e destinos que de outro modo seriam de alcance difícil. Mais, conhece como a palma da sua mão o trajecto até ao ex libris desta grande jornada: a piscina municipal de Cluj-Napoca.




- PÉRICLES - 99%


As previsões de Ano Novo de Bola D'Ouro avançam religiosamente: Péricles em Agosto = Inter-rail. E Bola D'Ouro sabe do que fala. É o enfant terrible dos comboios europeus, o Solskjaer do Inter-rail: quando entra, factura sempre. E entra sempre. Tem duas mochilas com capacidade igual ou superior a 70 litros, o que se torna demonstrativo do modo como prepara este tipo de competição, da forma como evita eventuais falhanços. Só não tem odd máxima porque poderá ser induzido em erro por Tuni nos horários das viagens. Algo que não cremos que aconteça.




- BOLA D'OURO - 98%


Está com um discurso claro, convincente e vencedor. Tem sede de descoberta o que faz desse mesmo discurso algo de muito credível. É conhecedor das praias de Leste e tem noção disso, pressuposto que o impedirá de deixar a tripulação sem timoneiro. Elemento preponderante. Dá-se 2% de barato somente por ainda estar a negociar a duração da viagem e por ainda não possuir o jersey do Toscano que irá ostentar na piscina municipal de Cluj. Condicionalismos facilmente ultrapassáveis seguramente.




- JAVIER CINHO - 90%


É o elemento estonteante! Abraça esta viagem do mesmo modo que encara os defesas adversários, partindo a todo gás para cima deles. Corre o Mundo uma vez por ano e tem 60 dias úteis de férias por ano, dando-lhe margem suficiente para descansar duas semanas, após o Inter, nas ilhas Pipi. Os 10% contra prendem-se com 2 condicionalismos: em requisitar comboios/aviões/carros onde caibam as suas extensas pernas; em vencer o seu pé-friismo de atrair a si tufões, furacões e tempestades, sempre que se desloca em férias.




- MESTRE PEDROTO - 85%


Insiste no bluff mas já ninguém cai nessa. É uma carta muito segura no baralho por todo o seu historial: conhecimento profundo da zona balnear do Inter-rail e prévia experiência nestas andanças. Insiste no "se", "talvez", "se der", mas vai lá estar. 15% negativos por um único motivo: a disputa da final da Taça das Taças em Andebol a meio da viagem. Ainda assim, é o detentor do record de litros de cerveja ingeridos num Inter-rail e não deixará tais créditos por mãos alheias.



- MICHAEL KNIGHT - 49,5%


Cristiano Ronaldo disse: "Acham que eu jogo bem? Então vejam o Fábio Paim". E Michael Knight assume-se claramente o Fábio Paim deste "defeso". É uma promessa, tem estatuto, tem arcaboiço e histórial mas teima em não se afirmar lendário, quando tem tudo para o fazer. Vestiu-se de tiques de vedetismo ao rejeitar viagens de comboio superiores a 5 horas, tudo porque "não cai bem" ou "não tenho vida para isso". Esquece-se que "Brasil" e "Nova Iorque" são palavras que decididamente não cabem no dicionário de um verdadeiro Comando, que mastiga pasta de atum 8 vezes algures num comboio de Leste. Porque tem potencial, é um membro a ter sempre em conta. Mas coloca reservas a mais para quem possui condições para se assumir como patrão das tropas, o que lhe faz atribuir uma percentagem aquém do fifty fifty.



- ENRIQUE CIMENTO - 25%


Capaz de lançar o pânico em momentos de absoluta acalmia, nunca superou o trauma de, ALEGADAMENTE, ter quase sido vítima de assalto por trabalhadores de obras polacos, num comboio às 7 da manhã. Revelar-se-ia um membro de extrema utilidade pelo seu conhecimento dos cuidados de saúde além-fronteiras, mas crê-se que tal não o motivará a seguir viagem. Tem bons dotes na cozinha, cozinhas essas que irá equipar com móveis no mês da viagem e que, provavelmente o afastará. Subsiste algum crédito, pela forte capacidade que detém em surpreender.



- KEMAL ATATURK - 7%


Lançou a sua proposta: Inter-rail de uma semana! Por conseguinte, a cada dia de viagem proposto, equivale um ponto percentual. O mesmo será dizer, a uma proposta ridícula, uma percentagem... igualmente ridícula. Esperava-se mais, muito mais, de alguém que suporta 3 dias de viagem em comboios de Leste adormecendo a jogar a sueca, na sua vez. Dorme de olhos abertos e indicia mesmo só abir os olhos quando está a dormir... Proposta sem cabimento, uma afronta sem verbo para quem se está a dirigir a verdadeiros Comandos de viagem. Pede-se mais de alguém que, meritoriamente, ganhou lugar de destaque e respeito de opinião pelo passado que desenhou sobre carris. Conseguirá ele reverter esta percentagem?



- TUNI - N/S ou N/R


Não se entende. No seu imaginário delimitou o Norte de Portugal e Galiza a arame farpado e faz crer que daqui nunca mais irá sair. Restringiu (demasiadamente) o mapa e, com ele, será complicadíssimo passar de Vigo. Desenvolveu um fetiche duvidoso por parques de campismo, na mais pura expressão de esquecimento de camaratas de 20 viajantes, onde outrora pareceu ser feliz. Não se pronuncia sobre mapas ou calendários de viagem, à semelhança daquele que pendura as botas e abre uma loja de roupa. É o desinteresse em estado puro. Fica a certeza de que o IVA de 2011 será calculado calmamente e correctamente, bem distante da pressão de uma viagem num dia próximo. Fez a sua escolha: viver em paz, sempre por perto, e sem preocupações do local com a cerveja mais barata.

11 comentários:

  1. Nem o Pôncio Monteiro no seu auge, nem tampouco Rui Santos ou mesmo Bernardino Barros conseguiriam ter esta leitura e capacidade descritiva...um mimo...a elevar Péricles a um estatuto sagrado!
    Só não percebo como eu tenho apenas 49,5%, quando eu próprio já fiz o mapa, ou seja, eu sou o criador da obra prima e depois não vou?
    Eu digo já...eu vou, se não for ao Brasil, claro!
    Creio que a crónica, além daquela falha referida, é de grande sobriedade e um retrato fiel das hipóteses de cada um dos backpackers...a mercer claramente um FÓRUM repleto!
    E para finalizar, só digo isto, com este road trip EU VOU DE TROLLEY!!!!!
    Perdoem-me ainda esta confissão: QUEM BEBE 40 LITROS NUM INTERRAIL TEM TODO UM ESTATUTO A DEFENDER...e não digo mais nada!!

    ResponderEliminar
  2. Péricles mais uma vez a presentiar este blog com uma narrativa do mais alto nível, com pormenores só ao alcance de grandes mestres da escrita, como por exemplo, o nosso Eça da Srª da Luz!
    Quanto ao teor da crónica, começo por dizer que ainda faltam 10 meses meu Caro, e o futuro a Deus pertence, mas como já disse se puder estarei presente com todo o gosto e como é óbvio, para defender o titulo alcançado no último Inter!
    Quanto ao mapa, já ouvi qualquer coisa sobre ele e agradou-me, sendo que com este mapa e com o Marius Niculae na viagem tudo fica mais facilitado para os comandos!
    Mas alerto, comando que é comando carrega a mochila as costas nem que vá de carro!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Quanto às "farpas" por ti enunciadas à minha pessoa, devo assumir que infelizmente não posso assegurar a minha presença por várias razões. Como tal seria de muito mau gosto e de falta de consideração eu entrar nas conversas sobre os destinos, até porque pelo que sei, as datas da dita viagem são proibitivas para mim.
    Um bem haja e, ainda faltam 10 meses!...

    ResponderEliminar
  4. Só duas referências:
    - JÁ SÓ FALTAM 10 MESES, e
    - EU LEVO TROLLEY!

    ResponderEliminar
  5. Muito bom péricles!
    Mas calma, que estou a caminho dos 99%.
    Vou dirigir-me á loja do vitória para adquirir a camisola do Toscano,rumo á piscina municipal de Cluj.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Viajante long coast08 setembro, 2010 15:29

    A 10 meses muita tinta há-de correr por esses pasquins. Há o típico jovem que chega atrasado à partida do comboio, e ve-se-lhe fechar a porta, resta-lhe ver o comboio partir e a ficar mais pequeno no horizonte. Por outro lado, o inesperado (qual forrest gump) a correr pela estação fora e no último momento a saltar para a viagem que mudou a sua vida para sempre.

    ResponderEliminar
  7. XavierCinho, Roberto para os amigos08 setembro, 2010 18:49

    Confirmo a minha presença nesta aventura.
    Acho até que é mais fácil ir ao rail do que voltar a entrar neste blog. Estou há três horas a tentar escrever algo e não consigo!
    Quero comer umas toscaninhas na piscina municipal de Cluj, beber umas caipiras na la movida de Istambul e ainda dar um salto até Estocolmo.
    Quanto ao que li, Bola D´Ouro compra uma do Bebe pa mim; Péricles leva rissóis num dos sacos que tens, Mestre vou bater o teu record, Knigt compra um trolley pra mim porque já não tenho pachorra para mochilas!Apenas fico estupefacto com a ode do Tuni! Tuni sempre te vi como um grande maluco, como um provador e expert das melhores cervejas, estou desapontado com o campo de concentração que montaste até à Galiza!
    E se as datas são proibitivas (que datas pergunto-me??) quais seriam as possíveis! Anda daí porque em Cluj tu eo Tony irão brilhar na piscina municipal!

    ResponderEliminar
  8. Rui Santos PERGUNTA09 setembro, 2010 00:35

    Pessoal, dado o escasso tempo que falta para o próximo interrail, não acham melhor alguém fazer o mapa e elaborar a convocatória finaL?

    ResponderEliminar
  9. Pudar (ex-guardião do xadrez)09 setembro, 2010 00:40

    Ó Rui Santos, o mapa é para as roménias, as bulgárias e turquias. Depois vão pra norte pra Budapeste e pra cracóvia. Queres apostar, ó cabelo de scotch-brite?

    ResponderEliminar
  10. Rui Santos, PERGUNTA09 setembro, 2010 16:58

    Para quando a convocatória final?
    E o Tuni também vai?

    ResponderEliminar
  11. Sassá Mutema ( a jogar à sueca com o "Senhorzinho Maulta")

    Ohhhhh Chenteee, nós tanbém queremos ir!!!

    ResponderEliminar