terça-feira, dezembro 05, 2006

Um dos grandes negócios do século...



Realização: Andrew Niccol
Intérpretes: Nicolas Cage, Jared Leto, Bridget Moynahan, Ethan Hawke, Ian Holm, Shake Tukhmanyan, Jean-Pierre Nshanian, Eamonn Walker, Sammi Rotibi, Eugene Lazarev

Baseado em factos reais, «Senhor da Guerra» é uma história de acção situada no mundo internacional do negócio de armas. O filme explora as consequências do fim da Guerra Fria – a enorme quantidade de armamento que os estados soviéticos venderam a outros países, principalmente a África, e a vasta soma de dinheiro que os negociantes de armas acabaram por ganhar.

Um deles é o "dealer" Yuri Orlov. Proveniente da Ucrânia, antes da desunificação da União Soviética, a família Orlov emigrou para a América ainda Yuri era uma criança.
Foi a intitular-se descendente de judeus que ele começou uma vida de inúmeras identidades fraudulentas, no mundo obscuro da venda de armas. Penetrando em algumas das mais mortais zonas de guerra, ele luta para ficar sempre um passo à frente do agente da Interpol, dos seus rivais no negócio, até mesmo dos seus clientes, onde se incluem os mais famosos ditadores...

Uma questão é aqui colocada, será que o mundo não estava melhor sem armas? Todo este negócio, do tráfico ilegal de armas, está bastante elucidativo durante todo o filme. Confesso, que já estava com saudades de voltar a ver um bom filme, porque o último já tem alguns meses.
Mas adiante... As interpretações são de facto, muito boas, para já não falar de Nicolas Cage, que é um grande actor, e foi na minha opinião uma das melhores personagens que encarnou até agora. Ethan Hawke, também provou mais uma vez que é um actor em completa ascensão. De realçar as partes inicial e final, que é onde brilha em grande escala este filme, mostrando muita inteligência e uma grande criatividade por parte de Andrew Niccol.

Confesso que não conhecia muito bem este realizador, mas fiquei muito contente, diria até bastante contente, com o resultado final deste seu filme. Um filme obrigatório, que ninguém pode perder.
O Senhor Da Guerra põem o dedo na ferida e faz-nos reflectir sobre todo um negócio que emprega milhões de pessoas e geram biliões de dólares. Fica a dica...
Um ultimo aparte, peço desculpa aos leitores e a todos os comentadores e cronistas por este meu "desaparecimento", mas infelizmente nao tenho tido tempo, eu sei.... arranja-se sempre, pronto, talvez se arranje sempre um bocadinho, por isso desde ja peço as minhas desculpas, prometendo trazer novamente todas as semanas um filme... Grande abraço

8 comentários:

  1. Aleluia!!! Até que enfim escreves qualquer coisa. Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. AÍ ESTÁ...O PRIMEIRO A LEVANTAR-SE DA COVA...ve la se metes o PES em tua casa para alombares quando aó for outra vez.

    ResponderEliminar
  3. Oh Tuni, qualquer dia escrevo uma crónica a descascar-te fortemente...aliás ja o mereces!!! Dizes tu o primeiro a levantar-se... e eu????
    Qd foi para atacares lá estavas...
    Mas agora...nada.
    O Blog voltará só para envergonhar ratos de esgoto como tu que abandonaram este nosso filhote...
    Foste um Judas...
    Qd o barco abanou...fugiste qual raton de la sargeta!
    Havia muito para te dedicar...
    Não foste tu que disseste para não voltarem a tocar no teu nome????
    Mas andas sempre aí a atiçar!!!!
    Eras um turco glorioso, mas agora não passas de um infiel, de um kamikaze que tenta a todo custo se fazer rebentar neste blog...
    Agora responde a toda a gente:
    És turco ou não és?
    Então porque fugiste?
    Disseste que tinhas de ter tempo pra escrever nos outros 507 blogs de que fazes parte...que heresia...
    E nós no meio disto somos merda?
    Já alguém (muito célebre diga-se de passagem) escreveu um dia:
    "Quando tudo vai mal, logo aparecem os abutres"
    Subscrevo na íntegra...Tenho dito!
    Já agora lanço uma sondagem:
    O que fazer com o Tuni?
    A - Aceitá-lo no blog como um rei
    B - Irradiá-lo do blog
    C - Emborrachá-lo, fazê-lo gatinhar e pedir desculpas aos amigos, fazê-lo cavalgar e no fim levá-lo ao 2 Arcos pra comer umas tripinhas e detonar uma garrafa de espadal.
    Se quiserem podem pedir a ajuda do público ou ligar para o administrador!
    Tenho dito!
    Os resultados da sondagen serão publicados no dia 12 de Dezembro.

    ResponderEliminar
  4. A hipotse C é a correcta digo eu..:)

    ResponderEliminar
  5. Eu cá por mim brother, voto tamém na Cê...mas por mim em vez das tripas comia uma moamba di galinha!!!!

    ResponderEliminar
  6. É colocá-lo cirurgicamente junto ao Pinheiro e colocar um cartaz por cima da cabeça com a seguinte expressão: Por vezes tenho a pula da mania, mas arrependo-me sempre das minhas estúpidas decisões. Quero voltar a Turquia."

    ResponderEliminar
  7. Eu cá axo que o BoboTuni, neto do Vacari, trineto do Bobo devia voltar a este blog como um D. Sebastião.
    O BobotUNI é a chama desta gente...ele de facto é percipitado, fugaz nas decisões, como diz o meu povo ferve em pouca água. Eu sei q ele tá mortinho que o Poirot lhe envie um convite...
    Façam isso, salvé BoboTuni.

    ResponderEliminar
  8. Queremos um comunicado por parte do Tuni, a comunicar os porquês de tanta decisão irreflectida. Queremos também um discurso, onde venha pedir desculpas a todos. Queremos um carro, tipo Cayenne, 20.000.000.000 € numa conta nas Bahamas. E...acho que é tudo.´

    ResponderEliminar