domingo, junho 17, 2007

O dia seguinte


Estou sinceramente preocupado!
Em tempos admito, fui um pouco contra a naturalização de Deco para a selecção Portuguesa. Agora sinto-me feliz pelo mesmo jogar pela nossa selecção.
Depois dele falou-se de Derlei, Liedson e ultimamente de Pepe.
Nada poderei dizer quanto ao valor desportivo dos mesmos, pois claramente e tirando agora o Derlei, todos têm valor para jogar na nossa selecção. Mas, sou sincero, sou agora e novamente contra. Já imaginaram a equipa titular Portuguesa com o Deco, Liedson e Pepe a titulares?
Sinceramente todos nós os chamaríamos de Brasileiros e os olharíamos como tal.
No hino, será que conseguiriam o cantar? Será conseguiriam entoar “ A Portuguesa” com os pulmões bem abertos?
Ainda não reparei sequer se o Deco o faz, pois creio que foi o primeiro de muitos. Agora trata-se para mim de 1 pesar de consciências. Será que queremos ter uma equipa de nível mundial mas com alguns brasileiros? Ou será que não? Se calhar os Portugueses de gema também têm valor, ou não?
A França foi campeã muitas vezes com 1 ou 2 Franceses de origem na equipa, será que queremos o mesmo?
Vocês poderão estar a dizer que nem o Liedson nem o Pepe foram ainda convocados, se 1 diz que se acha Português e que quer jogar pela nossa selecção, o outro ainda não se pronunciou, estará provavelmente á espera que um colosso europeu agite as notas e lhe diga para se naturalizar, para não ser mais um extra comunitário no plantel, è a minha opinião. Portugal acho que estará a seguir as pisadas Gaulesas e de muitos outros, mas pior que isso e poderão vocês dizer, enquanto que o Deco e os outros Brasileiros falam Português e se calhar até sabem entoar “ A Portuguesa”, temos neste momento a decorrer uma prospecção de caça talentos por parte de Federação, a filhos de imigrantes Portugueses.
O que dizer disto?
Na óptica de todos serão talvez mais Portugueses que os Brasileiros que se naturalizam, serão até mais louvados pois trocaram a selecção de França ou de outro país para jogar na Portuguesa, pelo menos é o que eles dizem, a ver vamos pelo seu valor, falo claro de Manuel da Costa e de Amaury Bischoff.
Se o primeiro toda a gente o conhece e o já viu jogar, dirá simplesmente que é um grande jogador. O segundo, é 1 incógnita, só mesmo o Hugo Almeida e o jogador que aconselhou o Couceiro a convocá-lo para 1 estágio, (Hugo Viana, esse grande olheiro de grande talentos), que pelos vistos nem na página oficial do clube Alemão consta como elemento integrante do plantel principal, irá demonstrar no mundial sub 20 todo o seu patriotismo pela selecção das quinas.
Sim patriotismo!
Pergunto-vos, não é humilhante ver jogadores que não sentem a camisola e mais que tudo o hino do nosso País? Foda-se, eu choro ás vezes a ouvir o hino!
É para mim muito desgastante e triste, ver jogadores que não sabem o que siginifica “ às Ármas ás Ármas, (…) pela pátria a lutar (…)…pior que isso, estes últimos, não sabem falar Português! Como é possível?
Sinceramente, preferia ver lá os Serifos, Tinaias, Tonis, esses não nasceram cá, mas abraçavam a camisola e que me lembre, cantavam e entoavam o símbolo de uma Nação que ajudou a destruiu os seus países de origem, mas que os abraçou para uma vida.
Mas no entanto, será que não é preferível e por mais que nos custe ao coração e aos nossos olhos, ver o Rogério Matias, Areias, Zé Manuel, João Tomás e seus afins, mas que possamos afirmar, este nasceu no Porto, aquele em Braga, o outro em Carcavelinhos da Apúlia.
Enfim, terras Portuguesas, jogadores Portugueses, patriotismo ou não!

1 comentário:

  1. És mesmo creixomilense... o único a escrever no blog!!! O que se passa com a turcalhada??
    Muito bem Tuni.
    As gregas estão atentas!

    ResponderEliminar