quinta-feira, junho 28, 2007

SERIES DE CULTO

Hoje, e a pedido de várias famílias escrevo sobre uma série de culto que marcou e revolucionou a época de milhares de pessoas nos meados dos anos 80. A 1ª temporada passou nos longínquos anos de 1985 : DUARTE & COMPANHIA.



Duarte & Companhia centrava-se nas aventuras de uma dupla de detectives que tinham como veículo um Citroën 2CV.
Com poucos meios monetários para as gravações mas com ideias originais à epoca, era um policial à lusitana, e deu-nos a conhecer personagens inesquecíveis como Duarte, a sua mulher e respectiva mamã (sempre com um tilojo na carteira), o ajudante Tó, a secretária Joaninha, o Professor Ventura, e os vilões Lucifer, Átila e o Chinês, famoso pela deixa: «eu não sele chinês, eu sele japonês».
Recordo-me nostalgicamente de, na altura ver o Agora Escolha e a série dava nesse programa assim como à noite também. Nessa altura em que as vias rápidas eram em paralelo, não havia telemóveis, o Bill Gates ainda não era rico e TU que tens 20 anos ainda não tinhas nascido, ninguém falava de outra coisa a não ser DUARTE & COMPANHIA.

Mais do que a violência física era a violência psicológica e os métodos que usavam para a exercer que distinguiam a série. Quem não se lembra do episódio da tortura do aquecedor, em que o refém de então é impiedosamente encarcerado numa sala de pequenas dimensões, rodeado de aquecedores, que eram ligados até atingirem o nível máximo para seu absoluto desespero. Se para o espectador o sofrimento já era tortuoso, as coisas agravam-se para a vítima quando no meio deste intenso calor lhe é colado à frente, em cima da sua mesa, um copo de água bem fresquinha, que sabe não poder consumir por se encontrar atado a uma cadeira de uma forma severa, isto é que era tortura.

A edição comemorativa dos 20 anos «digitalmente restaurada e remasterizada» tem três DVDs que reúnem os episódios «O Roubo dos Planos da Pólvora», «A Vingança de Lucifer», «O Artista do Crime», «O Novo Invento do Professor» e «Lisboa Não É Hollywood» (partes I e II). No site da Fnac custa 29.95 €.

Ahh, é verdade a série passava no canal RTP….. pudera não HAVIA OUTRO!!!!

2 comentários:

  1. OBRIGADO!!! eu próprio tenho 1 episódio no meu pc, ainda não o vi, mas penso que é o tal em k o professor cientista é raptado.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não foi série que me cativa-se. Tenho mais que 20 anos, e mesmo assim preferia ver outras coisas. Foi nessa altura, há 21 anos atrás que sofremos uma inundação em casa, um verdadeiro diluvio, um verdadeiro caos que não se tornou mais catastrófico devido ao...detector!
    Tuni não me perguntes qual...

    ResponderEliminar