quarta-feira, outubro 24, 2007

As Lições do Rugby



O respeito que todos nós adquirimos pelo rugby após a edição deste ano do campeonato do mundo não teve origem apenas nas “ganas” e humildade ostentados pelos nossos lobos, no fair play evidenciado pelos “actores” no gramado.
As próprias regras deste desporto em constante mutação em prol do espectáculo, as inovações tecnológicas introduzidas, a limpidez e frescura dos árbitros que justificam todas as suas decisões a viva voz para que dúvidas não subsistam encantaram as novas legiões de adeptos que o rugby conseguiu conquistar, entre os quais me incluo.
Em evidente contraste encontra-se o futebol.

E as diferenças são ainda mais notórias quando se vislumbra que deste campeonato do mundo realizado em França surgem novas ideias para melhorar ainda mais este espectáculo designadamente, a hipótese já avançada de aumentar ainda mais os pontos resultantes do ensaio, que é claramente o momento auge de um jogo de rugby.
De facto, na fase final deste torneio verificou-se que as equipas apostavam mais no rigor táctico e nos pontinhos dados pelo pontapé entre os postes do que no arriscado mas espectacular ensaio. Isso saltou-me logo à vista e baixou um pouco o brilhantismo deste jogo.
Mas as altas instâncias do rugby (ao contrário do que acontece no futebol) também verificaram isso e já pretendem alterar a pontuação…Espectacular é o que me apraz dizer!
Se no futebol não fossem alheios à opinião do ser comum poderiam ouvir pelo menos alguma das minhas preces que aqui plasmarei:


- cartão amarelo deveria dar lugar a uma exclusão de 10 minutos;
- as substituições deveriam ser realizadas sem o jogo parar, sob a autoridade do 4º árbitro (pra quê parar o jogo se tá lá o árbitro a pastar!?);
- 2 partes de 40 minutos com o relógio a parar aquando da entrada em campo da equipa médica (iria acabar muita palhaçada e muita irritação nas bancadas).
- chip na bola e nas linhas de baliza.
- quanto à introdução dos meios audiovisuais, ainda sou um pouco renitente.


E vocês (5 leitores), o que pensam disto?

O Justiceiro

4 comentários:

  1. apesar de ser impossivel concordo com tudo (a do cartão amarelo é boa) só a das 2 partes de 40m é que não me atrai.
    Mas como somo regulamentados pelas leis da Uefa isto será = IMPOSSIVEL

    ResponderEliminar
  2. Seria muito difícil aceitar tais medidas por todos aqueles que regem o futebol, e não me estou a referir a PC. Embora há que reconhecer que algumas destas alterações poderiam trazer melhorias ao futebol.

    ResponderEliminar
  3. afinal só tens 3 leitores...Vá 4 comigo que vim aqui parar nem sei bem como...

    ResponderEliminar