quinta-feira, fevereiro 08, 2007

A SELECÇÃO NACIONAL



Ponto prévio: odeio Luiz Felipe Scolari. Não há argumento que me faça mudar este conceito, que para mim é uma certeza absoluta. Nem que me venham dizer que só com ele chegamos a uma final; a verdade é que só ele conseguiria perdê-la naqueles moldes. Encontrarei sempre algo mais defeituoso que ultrapasse as virtudes do Sargentão. Não há volta a dar-lhe.

Mas não foi isto que me fez cá vir. A Selecção Nacional é o principal motivo desta rubrica. O mesmo é dizer que os jogadores que a compõem são o mais importante destas linhas. Li muito do que se escreveu do Portugal – Brasil. Vi o jogo todo. Noventa minutos que deixam qualquer português que goste de futebol a fazer contas de cabeça.

Quem tem Ronaldo e Deco, sobretudo estes, tem que aspirar a ser campeão da Europa em 2008. Mas Portugal é mais do que isso, muito mais. Quaresma provou, e continuará a provar, que é de uma dimensão maior do que Simão. Crescerá ainda mais, para perto do nível da estrela maior. Simão é bom jogador mas nunca terá a ordinarice de Quaresma no que toca a olhar os adversários nos olhos. Para além disso, o cigano é (agora sim) um verdadeiro Mustang. Portugal tem também a virtude de possuir uma dupla central inquestionavelmente brilhante. Carvalho e Andrade são do melhor que há e, com muita pena de Guimarães, o espaço de Meira esgotou. Miguel é também um grande campeão e indiscutível no onze.

O que falta então para sermos campeões em 2008? A necessidade mais premente assenta no lado esquerdo da defesa onde Caneira não é, de todo, opção credível. Paulo Ferreira, há falta de melhor, tem de jogar. Mas esta é a maior pecha da Selecção. Também sou da opinião que para chegar ao topo é necessário ter um guarda-redes de luxo. E Portugal não tem um grande guarda-redes. E depois há o maior mistério de Scolari. Se Maniche não é escolha, Pedro Mendes tem claramente lugar na equipa. E nem sequer é convocado. Tiago é bom moço mas com Ronaldo e Quaresma, aquela passada lenta não lhe fica nada bem…

Se Portugal resolver da melhor maneira estes problemas não tenho dúvidas que ficará com o ceptro europeu. Porquê? Porque temos o melhor jogador do mundo. Ronaldo é um caso anormal no panorama desportivo. Um homem que corre três vezes mais do que os outros, que magoa os adversários quando estes se esbarram nele tem de ser visto como garante de uma candidatura, no mínimo, ao título europeu. Já para não falar de Deco, que a cada dia que passa joga mais e melhor…



ESTE É O PRIMEIRO DIA DA SELECÇÃO NACIONAL CAMPEÃ DA EUROPA!

9 comentários:

  1. concordo em TUDO !!!

    ResponderEliminar
  2. já agora e porque 100.000.000€ me fazem sonhar, pq não uma SOCIEDADE TURCA no euromilhoes?
    já viram a publicidade que era se nos saisse o prémio? Todos vestidos a rigor com o novo logo estampado nas t-shirts a falar na tv?
    podia ser o começo de uma grande empresa...(de que não sei, talvez organização de eventos quem sabe)

    eu por mim avanço, proponho o enrique cimento como tesoureiro e como "cobra-apostas" com as chaves publicadas aqui no blog e respectivos apostantes...

    digam algo, o tempo escasseia...

    ResponderEliminar
  3. vai te foder o fujiro...andas com o cu em brasa por causa do euro milhoes..queres sociedades com todos!
    Quanto ao post, concordo com tudo, aliás, torna-se habitual eu concordar e adorar conversar com o meu caro amigo Poirot sobre futebol, pois muitas vezes temos as mesmas filosofias. Entretanto, eu ja algum tempo, penso eu ainda antes do Euro 2004, disse que com a quantidade de extremos de grande qualidade, eu punha o Ronaldo a ponta de lança, visto que também uma grande falha nossa e assim poderiamos por quaresma, simao e ronaldo no mesmo 11 e quiçá, a cada ano que passa temos sempre bons extremos, por isso penso que o Ronaldo com a capacidade física e técnia que tem e a ser servido por quaresma e simao, penso que daria mais resultados, mais que não seja, so seria parado nas arrancadas mais perto da área do adversario, para livres ou mesmo para penalties.
    Hoje em dia ja se fala muito nisto, espero que uma dia isto se realize e também penso que Nelson seria uma boa alternativa pa esquerda da defesa.

    ResponderEliminar
  4. O enrique a tesoureiro o caralho, pensas q nao tenho mais q fazer, ficas tu o panilha.
    Quanto ao post, concordo em tudo, mas tambem acho que falta um ponta de lança

    ResponderEliminar
  5. ó cimento, disse tu, pq és um gajo q tá practicamente com todos...e tu és o melhor tesoureiro de sempre.
    também só dei uma ideia...apesar de como diz o tuni, já tenho sociedades com mt gente.

    ResponderEliminar
  6. Tuni no seu melhor: uma frase em 11 linhas. Espectacular!!
    A equipa da selecção de Portugal é fabulosa ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nelson?! Simão e Nelson?! (Al Catrão abana a cabeça). Simão é perfeitamente aceitável, mas Nelson?!
    De resto penso que tudo o que foi escrito pelo Poirot é claramente aceitável, tendo este uma visão clara e correcta sobre a nossa selecção, não desembocando o nome de Nelson, o que por si só, demonstra a perfeita ideologia deste em relação a Portugal enquanto equipa.
    Não menos perfeita é a ideia de “El Mac Ako” Fujiro em nomear o Cimento como tesoureiro numa possível sociedade concorrente ao Euromilhões. Não que tenha que haver uma, mas porque o Cimento é o mais indicado para tal situação, é naturalmente o homem certo para tal tarefa. Os motivos são mais que evidentes.

    ResponderEliminar
  8. Eu não concordo com algumas coisas, mas c oncordo com a maioria... Acho sobretudo que nem o Tavares Teles nem tão pouco o Miguel Sousa Tavares seriam capaz de rebaixar tanto Simão em prol do Quaresma. O Simão tem tido uma evolução fantástica na selecção e como jogador tá como nunca...marca dá a marcar...tão criticado foi na selecção mas axo que há muito calou os criticos... Até já o Nani quiseram meter à frente dele...Não finta tanto como o Quaresma mas tá muito eficaz e marca muito bem penalties e livres (não parece mas isto vale ouro).
    Já agora porque é que não se enxovalha o Hélder Postiga...qd era o Pauleta era massacrado...até o Miguel foi acusado de fraco até um certo jogo...o problema tá na esquerda...não sei...Paulo Ferreira é bom...exemplo do Zambrotta
    é paradigmático. Caneira: Longe, prefiro o Bosingwa a defesa esquerdo.Ponta de Lança...talvez o Hugo Almeida se continuar a evoluir...P Mendes é correcto, merece mais...Maniche é imprescindível...e já agora...cá pra nós...o Pepe...sem comentários, axo que não faz falta.
    Guarda-redes: não é muito bom...mas fez duas grandes competições apesar de na final do Euro ter enterrado...Holanda, Inglaterra, Argentina, por exemplo, padecem do mesmo problema.
    Pra mim o cerne do problema reside mesmo no banco! Aí se pode decidir muita coisa e nós qt muito teremos um simão ou um quaresma pra entrar... o resto é paisagem!

    ResponderEliminar
  9. Não digam asneiras, o ronaldo "faz" o lugar de ponta de lança mas na linha meus amigos, é o melhor do mundo e mais nada, se querem meter o simão á força que vá ele para ponta de lança... Quanto ao meio campo concordo com o poirot, o pedro mendes deveria ser uma alternativa á lesma do tiago ou até mesmo num futuro próximo manuel fernandes e raul meireles. Isto se o maniche não se resolver a enveredar pela carreira de futebol outra vez e deixar de armar a puta...

    ResponderEliminar