quarta-feira, março 24, 2010

Em que é que ficamos?


Que a nível de justiça desportiva isto andava mal...eu já sabia.
Que já desconfiava que este caso estava mal contado, mal justificado e consequentemente/possivelmente injustiçado... já era de prever!!!
Foi assim com o apito dourado...
Agora e se a justiça for feita, resta saber até que ponto o campeonato não poderia ser outro! É que por vezes o Hulk comprometia a equipa, mas noutras resolvia!
Gostaria por fim e finalmente de saber, afinal o que são aqueles "bonecos de verde florescente" que se encontram nos estádios, à luz das leis desportivas!
Para a liga é vinho, para a federação é àgua!

In Mais futebol...

O F.C. Porto revela que o Conselho de Justiça inseriu os stewards na categoria de público para julgar as agressões de Hulk e Sapunaru no túnel da Luz.

O clube reagiu em comunicado à decisão do CJ, que reduziu drasticamente as penas aos jogadores, e revela que a conduta dos dois jogadores integra «a infracção disciplinar grave» punível «pelo art. 120º, j) do RC da LPFP com suspensão de 1 a 4 jogos e multa de 750 a 3750 Euros». Fala-se sim do Regulamento Disciplinar e esse artigo prevê as penas no caso de agressão a elementos do público.

A Comissão Disciplinar da Liga tinha penalizado ambos os jogadores ao abrigo do artigo 115º f), que enquadra as agressões a «delegados ou outros intervenientes no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo». É uma infracção muito grave, que implica suspensão de três meses a seis anos. Hulk foi penalizado na altura com quatro meses de castigo, Sapunaru com seis meses.

8 comentários:

  1. o Rei da FRUTA!25 março, 2010 10:10

    Em 1995, Eric Cantona pontapeou um espectador e foi suspenso por nove meses. Em 1998, Fernando Mendes agrediu um bombeiro e foi suspenso por três meses. Em 2008, Emmanuel Duah pontapeou a perna de um maqueiro e foi suspenso por dois meses. Em 2009, Hulk agride um steward e é suspenso por três jogos. É muita fruta!

    ResponderEliminar
  2. O Fernando Mendes não foi suspenso!! Isso é mentira. Basta pesquisar na net. Ele foi ilibado porque o bombeiro assumiu que o quis tramar.
    Quanto aos outros casos não sei.
    Certo é, que foi ridiculo suspender desde logo Hulk e Sapunaru e afasta-los, assim, durante 17 jogos quando só deveriam ter cumprido 3 e 4 jogos. Deveriam esperar até não haver mais possibilidade de recurso.
    E agora, como repor a situação? Não há maneira, por isso resta olhar para o leite derramado.
    Foi muito mau.

    ResponderEliminar
  3. Valentim Loureiro25 março, 2010 12:30

    No meu tempo, o Deco atirou com uma chuteira ao àrbitro Paulo Paraty e levou dois jogos de castigo, isso é que era justiça!!!!

    ResponderEliminar
  4. Fogo, há que tempos que quero um sumaríssimo e ninguém me dá! No outro dia pedi ao Pintinho um sumaríssimo e ele pegou em muim e no Sousinha e levou-nos ao Calor da Noite! Eu QUERO UM SUMARÍSSIMO!

    ResponderEliminar
  5. FERNANDO MENDES, CARNICEIRO25 março, 2010 14:21

    FUI SIM CONDENADO!MAS TAMBÉM PUDERA SÓ FALTAVA TER COMIDO A ORELHA DO BOMBEIRO! OBVIAMENTE SÓ FUI CONDENADO APÓS TER SAÍDO DO PORTO!
    Recentemente vieram a público alguns acontecimentos com pouco mais de 13 anos e que corroboram a tese aplicada pelo CD no castigo de Hulk. De facto alguns jornais já tinham feito esta referência e ontem no programa Trio de Ataque da RTPN, Rui Moreira e António Pedro Vasconcelos discutiram largamente esse acontecimento do passado.
    É preciso recuar a 28 de Fevereiro de 1997, ao jogo Estrela da Amadora – FC Porto em que Fernando Mendes agrediu (pisou um pé e mordeu a face) um bombeiro em exercício de funções num jogo. Nessa altura, já estavam em vigor os actuais regulamentos e o CD da Liga demorou mais de 13 meses (foram 401 dias) a declarar o castigo de 3 meses a Fernando Mendes (que o cumpriu quando já estava vinculado a outro clube – o Belenenses). Um mês depois do CD da Liga ter proferido o castigo, o Conselho de Justiça da FPF confirmou o castigo.
    Na altura foram considerados intervenientes no jogo bombeiros e maqueiros, os delegados da Liga, os polícias e o pessoal de assistência médica!
    Nessa altura não havia stewards, estes só passaram a existir com a Portaria do Governo 1522-C/2002, que tornou obrigatória a utilização de um sistema de segurança privado em jogos que se realizem em estádios com lotação superior a 25 mil espectadores. Qualquer clube cujo estádio tenha lotação superior a 25.000 espectadores e que não assegure a presença de seguranças privados pode ser punido pelo Ministério da Administração Interna.

    A meu ver, os stweards, têm que ser equiparados a intervenientes no jogo tal como todos os sujeitos acima citados. O que é necessário alterar é a moldura penal (deixar de castigar em termos de tempo, mas de jogos e adequar o número de jogos de castigo em função dos castigos a agressões entre jogadores) e a regulamentar o raio de acção e intervenção dos stweards (aumentando significativamente as sanções e penas para os ditos stweards e para o clube da casa).

    ResponderEliminar
  6. Pimenta Machado a pensar candidtar-se á presidência da liga25 março, 2010 17:29

    O João Loureiro em Faro, quando foi campeão só faltou arrancar olhos!!!

    ResponderEliminar
  7. Bom, é verdade que há coisas que cheiram mal mas pergunto se estes acontecimentos tristes estão apenas do lado do fêcêpê?!
    A falar, falemos de tudo:
    - quem não se recorda daqueles adeptos do Benfica (entroncados, por sinal) que foram esperar o LFVieira ao aeroporto e, desataram á xapada a um senhor (barrigudo) que vinha no mesmo voo???!!!
    Parece que um dos referidos touros era primo do Veiga...

    Será que os acontecimentos do túnel da Luz foram obra do acaso???!!!

    Quem acreditar nisso, não tem moral para criticar nada...

    venha mais uma de tripas!!!

    ResponderEliminar
  8. É mentira!

    Não é meu primo, é primo da minha mulher...

    Agora é steward, num túnel qualquer...

    venham-me penhorar!!!

    ResponderEliminar