quarta-feira, agosto 02, 2006

"BIDÉ CULTURAL"


Apesar de ainda ser jovem, já presenciei muitos políticos e as suas mesmíssimas formas de lidar com o poder que lhes é conferido ou não, tendo como pano de fundo as suas ideias e projectos. Daí que venho demonstrar toda a minha preocupação em torno do estado de saúde de Fidel Castro, não por compartilhar em absoluto com as suas ideias em como um estado deve servir os cidadãos, da falta de democracia, da forma como oprime pessoas por delito de opinião mantendo-as detidas por longos períodos, mas sim, por se tratar de uma pessoa que não se verga perante as adversidades, que estando certo ou muitas vezes errado, mantêm a coerência dos seus ideais ao longo dos tempos. Foi capaz, através do impulsionar e enraizar no perfil do povo cubano de um nacionalismo sincero permitindo a estes ainda hoje, não se ajoelhar perante o poderio e a proximidade de uma sociedade completamente oposta que dista apenas 100 km de Havana.
Fidel é um verdadeiro ícone do macho latino aquele, que mesmo nas classes mais abastadas em toda a América latina e porque não dizer do mundo, consegue atrair simpatia por como se costuma dizer, tê-los no sitio e ter conseguido evitar que Cuba se transformasse numa Costa Rica. Já Castro, é absolutamente odiado por todos os exilados cubanos, que nestes dias temos visto por esse mundo fora, dando vivas á doença e esperançados que isto se traduza num incremento de democracia na ilha.
Apesar destas visões dispares da mesma personagem gostava de referir, que Fidel Castro é sem duvida alguma uma figura do século XX, trata-se de um ditador pelo qual sou incapaz de não nutrir simpatia e admiração, não é um ditador ao jeito africano tipo Mobutu, que enriquecem ás custas do seu povo, da fome e da miséria do mesmo, nunca lhe conhecemos contas na Suiça ou mesmo que vivesse rodeado de luxos e honrarias.
Por tudo isto a minha preocupação é genuína, porque estou farto de ver políticos ocos, sem ideias próprias ou sempre preparados para as vender na primeira esquina qual prostituta!! E isso, goste-se ou não, Fidel jamais o faria.

1 comentário:

  1. Fidel meu caro, aguenta-te, que para o ano já se fala que a expedição turca veraniana poderá ser nas praias de Havana! Aí irás ver que tens de ter mais cuidado com os Tugas que com os Americanos.

    ResponderEliminar