sábado, setembro 01, 2007

Até já?!



O regresso de um inter rail (este ano uma soma de inter plane, rail, boat e car) é sempre para mim um momento marcante e nostálgico.
Quando pouso a cabeça na minha tão ansiada cama para me desforrar de semanas intensas de viagem e desgaste, mil e uma imagens se projectam na minha mente fruto das inenarráveis experiências que vivi, de sítios que explorei, de paisagens que devorei, de mil e uma caras que vi, de pessoas que conheci e que provavelmente jamais verei…é a - tão nossa – saudade a apoderar-se de mim.

Ainda que contraditório possa parecer, questiono-me se poderei catalogar um interrail como mais umas férias…
Depende… no sentido lato da palavra, férias talvez queira significar relaxe, descanso, recuperação de energias, bem comer…
Ora, o interrail não é só isso, aliás, escassos (embora hiper valorizados) são os momentos em que podemos desfrutar deste tipo de vida ociosa… O interrail jamais se poderá reduzir a um estender de pernas e braços num extenso areal à espera do nada!

A minha experiência de backpacker é infindável e inolvidável e não é o cansaço latente a cada regresso que me fará desistir a qualquer preço de alimentar a minha alma visitando e conhecendo todo um rol de sítios fascinantes, novas gentes, cheiros, costumes…novos mundos.

Em simultâneo, a cada passo que damos rumo ao desconhecido, o escutar de uma voz familiar, o receber de uma mensagem do, naqueles momentos, longínquo Portugal faz-nos sorrir, resvalar na saudade e sentirmo-nos ainda mais portugueses, ou talvez mesmo, sentirmo-nos portugueses como nunca!

E até mesmo os momentos difíceis, entre nós sabiamente designados de momentos para Comando, são a esta distância encarados com um largo sorriso… e como uma lição de vida que jamais deveremos olvidar de sorte a enaltecermos os actos e os costumes mais singelos com que quotidianamente convivemos…

Recordações e mais recordações, experiências vividas a um ritmo frenético e sequencial…imagens, pessoas… todos nos confundimos nesta viagem global que é o interrail.

É por estas e por outras, que a cada regresso afirmo…”Se pró ano puder, lá estarei!”

Saudações

2 comentários: