sexta-feira, fevereiro 01, 2008

A distinção Geromel




O caminho até às virtudes colectivas parte da qualidade individual. Do entendimento do jogo. O tempo e o espaço. No caso dos defesas-centrais, o toque de distinção é feito pelo sentido posicional (ler bem a linha de passe e interceptá-la) pelo poder de antecipação (dominando o "timing" certo para surgir no corte) e pela classe com a bola nos pés. Não é fácil reunir, com agressividade controlada, estes traços em apenas um jogador. Por isso, quando se vê um desses exemplares, respira-se fundo. É como 'ar puro' dentro de um relvado. No nosso campeonato, há um jogador que me inspira essa sensação. Chama-se Geromel e joga no Guimarães. Apesar de já ser, muito provavelmente, o melhor central do campeonato, ainda está em processo de crescimento, mas se crescer mais, arrisca-se a dar com a cabeça no tecto. Porque o seu projecto futebolístico já domina os vários quadrantes do jogo. Aqui começa a importância de um jogador. No domínio do horizonte. Estando com a casa em ordem, sente-se livre para pegar no jogo. Um estilo que faz de Geromel um dos melhores embaixadores do bom futebol no nosso campeonato.

2 comentários:

  1. Sou suspeito para falar mas cá vai! Aposto com quem quiser que este rapaz, caso não tenha azares, vai vestir a camisola de um dos colossos do futebol europeu. É, de facto, o melhor defesa-central a jogar em Portugal. E se bem se lembram, eu disse o mesmo de Pepe quando poucos acreditavam nele. Também agora acham que as minhas palavras estão carregadas de exagero, mas o tempo vai dar-me completa razão.

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem vejo neste rapaz um grande futuro. É sem dúvida alguma um dos melhores defesas centrais a actuar nos relvados portugueses!
    A última vez que tive este presentimento foi o com Hugo que agora se senta no banco do Setubal!

    ResponderEliminar