terça-feira, abril 27, 2010

Um projecto, um blog

Naquele rigoroso Inverno de 2005, a necessidade tornou-se premente: o caos e vandalismo era de tal ordem que urgia o surgimento de uma ferramenta que descrevesse com detalhe as aventuras e desventuras de um grupo que indiciava colocar no Mundo histórias inolvidáveis, por demais dignas de serem contadas. Essa necessidade recorreu às tecnologias de informação e resultou num blog, numa espécie de jornal diário online, que podia livremente ser consultado por quem assim aprouvesse e quem nele participava contar o que quisesse, fundado pois em princípios da mais básica liberdade e flexibilidade, acolhedor da opinião de tudo e todos. A coisa foi resultando, para ser modesto, atingiu relativo sucesso e foi-se assistindo a posts para a posteridade. Ou seja, foi uma causa que implicou o seu esforço e dedicação e que por isso foi-se constituindo num "filho" acarinhado por quem contribuia para o seu desenvolvimento.
Os anos foram passando e aquele projecto, com maior ou menor fulgor, foi sobrevivendo. Até ao dia em que viu a sua morte, em que a liberdade e flexibilidade de outrora foi decapitada, em que alguém assumiu exclusivamente a paternidade de algo que não era só seu. Este momento - o da morte - não o posso precisar. Não consigo afirmar se foi há muito ou pouco tempo. Apenas posso avançar que tenho uma memória muito curta, bem mais curta que o futebol apresentado pelo C. F. os Belenenses...
Ainda assim, estes lapsos de memória não foram impeditivos de repescar no baú de recordações estas saudosas lembranças. Não do meu blog, mas do nosso blog. E quando as partilhei com os meus Colegas Cronistas de então, também eu notei neles aquela expressão saudosista, do tempo em que foram livres de dizer o que queriam, do tempo em que tiveram um blog.
Cumpre a presente para endereçar uma mensagem de esperança e incentivar a criação de UM NOVO BLOG. Aos que querem ser livres, aos que querem expressar as suas opiniões, enfim,
AOS QUE QUEREM ETERNIZAR OS NOSSOS MOMENTOS!

4 comentários:

  1. Duarte Magalhães27 abril, 2010 16:29

    Tal como no tempo da construção deste blog agora vadio, sonolento e insípido, coloco à tua disposição os meus serviços para o que precisares. É minha intenção abrir uma nova página, tal como em tempos chegamos a falar. Tempos esses em que não gostavamos do rumo que as coisas levavam mas, valha a verdade, um rumo que nem perto chegou da vergonha que agora se passa. Desde já avanço com uma proposta para o URL do NOVO BLOG:

    www.ambienteturcolivresemotuni.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. E a velha frase : "os líderes passam, mas o clube fica " ?????

    acho que para aqui teria o resultado de : "os administradores ditadores passam, o blog fica!"

    Acima de tudo devemos honrar a enormíssima quantidade de posts, alguns deles bem memoráveis...eu sou é defensor de uma REVOLUÇÃO e nomear, desde já, novo administrador !!! O mais rápido possível

    ResponderEliminar
  3. Fantástico este post do nosso companheiro Péricles, felizmente, algo que a que já nos habituou!
    Como todos vós podeis perceber, a minha posição não me permite tecer grandes opiniões, alás eu tinha inclusivé dito que mais não postaria neste blog a não ser para falar da data para a Assembleia Extraordinária, mas tendo em conta que somos de novo livres de escrever o que quisermos nesta caixa de comentários, decidi quebrar a minha "promessa". Como ja disse não me é permitido pela posiçao que ocupo na Assembleia deste Blog me pronunciar muito, mas em relação ao conteudo deste post, apenas quero dizer que reconheço grandes capacidades no autor do mesmo para a liderança de um blog e que caso leve avante a sua ideia serei com todo o prazer um frequentador assíduo desse mesmo blog.
    Queria igualmente deixar uma palavra ao actual Administrador, dizer-lhe que não esperava outra atitude que não esta, a de retirar a restrição aos comentários e que em muito me desiludiria caso não tomasse tal atitude. Era uma questão de bom senso!
    Por último dizer que gostava que este fosse um momento de reflexão para todos os cronistas deste blog, que pensassem no futuro que querem dar a este blog, e relembrar a todos que o espirito de união e de liberdade de expressão que nos juntou na vida real, terá sempre que ser o espelho desta vida virtual.
    Acabo com uma mensagem pessoal, ao meu caro amigo Poirot, pedindo-lhe em nome pessoal que reconsidere a sua tomada de posição pois todos somos poucos para levar este Blog ao melhor caminho!

    Cumprimentos

    Mestre Pedroto
    Presidente da Assembleia Geral

    ResponderEliminar
  4. José Mourinho (de pé e em delírio com o discurso do Mestre Pedroto)27 abril, 2010 17:20

    É um discurso bravíssimo! Isto é Deus, depois o Mestre Pedroto e só depois venho eu. Tenho dúvidas se não será primeiro o Mestre e depois Deus, mas pronto.
    Poirot, deixa de ser Balotelli. Entra outra vez e vais pra defesa esquerdo!

    ResponderEliminar