quarta-feira, janeiro 17, 2007

AS LIÇÕES DO TONECAS


Ontem escrevi para dar conta do aniversário do Enrique. Numa passagem do meu pequeno excerto podia ler-se "pudemos aprender com ele que...". Logo aí parei para pensar na palavra que conjuga o verbo poder. Veio-me à cabeça que poderia causar nos analfabetos a ideia de que pudemos deveria escrever-se podemos. Confiei na capacidade literária daqueles que habitualmente visitam este blog e enganei-me redondamente. A uma velocidade impressionante logo surgiu um penedo da Penha sequioso de me ver a errar nos meus escritos. Pior do que isso, esse animal irracional refugiou-se num anonimato que caracteriza aqueles que gostam de andar com a cabeça enfiada na terra. Deixo aqui a explicação, ainda que não a mereça, e por uma simples razão: é obrigação dos que constituem este blog contribuir para o aumento do nível social mesmo que, como é visível neste caso, se trate de um indivíduo que consigo transporta uma burrice sem limites.
LIÇÃO Nº 1
Presente do Indicativo - nós podemos
Pretérito Perfeito do Indicativo - nós pudemos
Pretérito Imperfeito do Indicativo - nós podíamos.
Nota: este meu reparo nasce de um comentário efectuado no post anterior.

6 comentários:

  1. Embora eu seja da opinião que não tens que dar nenhuma explicação ao anónimo, aqui está uma resposta à altura. Mais uma vez brilhaste e o comentador anónimo a esta hora deve estar corado de vergonha, assim espero.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler este post e o anterior, a frase "... porque pudemos aprender com ele..." também está correcta, agora depende do modo de intrepretação, se se queria dizer "porque já aprendemos (passado, já nos ensinou algo anteriormente) está bem escrito. Mas sem duvida que fez muito bem em dar a conhecer a situação. não querendo estar para aqui a opinar sem me ter sido pedido, mas para evitar este tipo de situações que tal n aceitar comentários anonimos no blog?
    **

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez muito bem Sr Poirot, anonimo, o q é isso, ao menos da a cara....

    ResponderEliminar
  4. É preciso manter a calma. Meus amigos, esta guerra não nos leva a lado nenhum, vamos todos dar as mãos e cantar a música do Senhor. Ainda por cima logo a seguir ao aniversário do Enrique?! É necessário este alarido todo?! Mas então o Natal, a família, a harmonia do nosso povo. A festas natalícias, o desparecimento do Tuni. São apenas alguns aspectos a levar em conta, que nos podem levar a reflectir sobre o que de bom existe a nossa volta. Sejamos amigo do próximo, e perdoar toda e qualquer maldade que nos é feita. Ò Poirot dá as tuas mãos ao antônimo, e levai as vossas palavras ao Senhor.

    ResponderEliminar
  5. não se insultam assim os penedos da Penha!!!
    ;)

    ResponderEliminar