quinta-feira, janeiro 18, 2007

GRANDES PORTUGUESES


Saudações turcas...
Numa semana negra para o clube da nossa cidade, patenteada, entre outras coisas, nos ecos de alarmismo que invadirem o blog turco provenientes de um cronista há muito arredado destas lides bloguistas, leia-se Mestre Pedroto, e até mesmo por um honroso comentador, em tempos perseguido ao velho estilo inquisitório pelas gentes turcas, que há imenso tempo não nos dava um ar de sua graça...sim esse mesmo, o Fugiru (de mãos na cabeça com o vexame semanal criado pelo Vitória) venho por esta cronica mais uma vez expor o orgulho que cada vez mais nutro pela nossa cidade e glorificar ainda mais uma imagem e um símbolo do nosso Portugal, mas também da nossa cidade e até mesmo do Vitória... e é ele o muy nobre D. Afonso Henriques.
Não que o mesmo careça de qualquer tipo de vénia da minha/nossa parte, mas nunca é de mais lembrar os seus feitos e a importância da sua figura no contexto histórico português.
Neste contexto, como foi já divulgado pela comunicação social, foram já eleitos os dez grandes portugueses.
Tal como eu previa no ínicio deste concurso, três grandes figuras se destacaram pela massa adepta que eram capaz de despoletar, nomeadamente: Salazar (fascistas), Álvaro Cunhal (comunistas) e, pois claro, D. Afonso Henriques (vimaranenses).
Até aqui tudo normal, sendo até de destacar que se mantêm os desvairos quanto a uma hipotética vitória de Salazar..."Uma vergonha"... é a frase mais ouvida por todos aqueles que pugnam por uma derrota de Salazar.
Eu, penso que felizmente, nao vivi na sua época ditatorial, mas pela forma que a história do último século em Portugal me foi dada a conhecer, também suspeito que uma vitória daquele seria uma "heresia".
Mas isto é um concurso, qualquer um pode ganhar, e como vivemos em democracia, qualquer um pode votar e em quem quiser!!!!!!!!!!!!!
De facto, a liberdade foi uma grande conquista... e o valor que a minha geração lhe atribui (e eu próprio como é evidente) fica muito aquém do que ela realmente significa.
A mim, como já tive oportunidade de manifestar, dava-me imenso gozo ver o Afonsinho ganhar, ou seja, ver também a minha cidade ganhar.
E tem tudo pra vencer...
Neste ponto, a não perder os programas televisivos dedicados a cada um dos finalistas e o debate final que encerrará a votação.
Por isso votem... mas de preferência no Afonsinho ;).
Aqui deixo os restantes concorrentes: Aristídes de Sousa Mendes, Marquês de Pombal, Fernando Pessoa, Luis de Camões, D. João II, Vasco da Gama e Infante D. Henrique.
Uma última referência para o facto de nenhuma mulher constar da lista dos dez finalistas e ainda para dizer que o "advogado de defesa" do Afonsinho será a Leonor Pinhão (acho que tamos bem entregues).
Um abraço,
JUSTICEIRO

5 comentários:

  1. Meu caro justiceiro estava eu a lêr e a concordar com tudo do que estavas a dizer, mas chegas ao final e borras a pintura toda.... "Leonor Pinhão(acho que tamos bem entregues)" oh justiceiro por amor de deus com tantos para nos sair na rifa, foi logo sair esta piriquita ressabiada...

    ResponderEliminar
  2. basturk...esse foi o momento mais dificil da cronica pra mim, mas acho que das minhas opções seleccionei a que mais gostaste, porque a outra era..."essa grande benfiquista". lol

    ResponderEliminar
  3. Oh...calma...afinal A.Henriques conquistou Lisboa aos Mouros, porque sabia que 1 dia, ali mesmo, iria nascer o maior clube Português da história, com uma massa adepta invulgar, será que A.Henriques não estaria a iniciar novas conquistas? ou mesmo a iniciar um novo mundo? Claro...o Mundo Benfiquista! o maior clube do mundo...não o melhor, mas o maior, ah grande Afondo, é pena em vez da águia não estares lá tu, de espada ao alto! ao menos andariamos na boca do mundo por dirigentes fracos mas nunca na penúria de uma segunda liga. Vamos ter fé!

    ps- pas bocas que poderão vir depois deste meu comentário aceso, fica a resposta...23173- apoio inegável, nem que desça pos regionais! e pago quotas quando muitos desistem dia após dia!

    ResponderEliminar
  4. Mas o que é isto?! Mas que tipo de associado é este?! Queria o nosso Afonso, símbolo da nossa cidade, metido dentro de uma roda de bicicleta com ums dizeres em latim por cima?! Onde é que foram arranjar este tipo?! Amigalhaço vá dar uma volta a Famalicão e fique por lá. Sinceramente, olha o Afonso Henriques dentro de uma roda de bicicleta! Depois ainda vem com a desculpa de ser associado. Não me diga que conseguiu ser associado do Vitória através dos pontos da BP!

    ResponderEliminar
  5. à muito que o blog não me dá aquela adrenalina que me faz debitar comentarios, mas quando se fala em VITORIA, fico fora de mim, até fico com saliva nos cantos da boca... a verdade é que sou um fraco sócio (ao menos admito), já não pago as quotas desde abril de 2006, a verdade é que as quero pagar, mas quando chega o acto de passar a banda magnetica por aquele rasgo, penso nos meus 100 "eiros" e logo digo: FODA-SE, eles não merecem, é um negocio sem retorno, tanto financeiro como psicologico, aliás paga-se para ficar fodido domingo a domingo.. e meus amigos, para ficar fodido qq coisa serve, basta só ligar a tv e ver a floribela...
    meu caro (k)nite, fica bem e vai escrevendo pq ainda és o unico que rema contra a maré...

    ResponderEliminar