domingo, janeiro 14, 2007

Tema do dia...


Hoje não conseguimos passar umas horas sem ouvir falar de aborto. Uns a favor do sim, outros do não. Penso que ninguém engravida com o intuito de abortar. No entanto, na sociedade competitiva em que vivemos, cheia de desigualdades, as mulheres devem ter opção.
Opção a uma maternidade desejada, porque uma criança tem de ser amada, desejada e acarinhada. Opção ao aborto clandestino. Opção à sua dignidade. Opção a ter opção.
Existem, como é do conhecimento geral, iniciativas que visam a inexistência de uma maternidade desejada, como os métodos contraceptivos e o planeamento familiar. No entanto, como muitas mulheres são testemunhos vivos, estes planos nem sempre funcionam, e para garantir todos os pontos já enumerados a mulher deve poder decidir.
Não é a sociedade que, despenalizando o aborto, vai estar a cometê-lo. É, sim, a mulher, que deve ter isto em conta na sua decisão. Ela é que tem de optar, não nós por ela, impondo-lhe um único caminho: o aborto clandestino e um perigo de saúde.
"Não estamos aqui para julgar ninguém", dizia há dias, num debate televisivo, um partidário do "não" no referendo da despenalização do aborto. Mas eu pergunto-me, se não estão a julgar ninguém, estão a fazer o quê? 0 referendo é justamente e somente para saber se quem faz um aborto até às dez semanas deve, ou não, ser poupado a uma condenação penal, incluindo a prisão.
0 "sim" é para despenalizar. 0 "não" é para manter a penalização. Nada mais está em causa no referendo. Não se trata de saber quem é contra e quem é a favor do aborto, quem o acha justificável ou não, moralmente condenável ou não.
A lei criminalizadora que temos continua, infelizmente, no caminho da humilhação pública das mulheres e das suas vidas privadas, sem falar que poderá conduzir a uma pena de prisão de até 3 anos. Para muitas mulheres o aborto é a única saída para conseguirem sobreviver.. Será que são insensíveis e não lhes custou? Claro que custou... Mas daí até serem acusadas na rua, apontadas como aquela que fez um aborto e ainda correrem o risco de serem presas por isso, isso não..As "tias" ricaças que fazem abortos de 2 em 2 meses ninguém as vai prender e toda a gente sabe que elas o fazem...
Por isto e por muito mais, eu vou votar SIM pela despenalização no próximo dia 11 de Fevereiro.
E vocês?

3 comentários:

  1. Eu também vou votar SIM pela despenalização do aborto.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Sempre fui e serei contra o aborto. Acho um acto horrível e traumático para a mulher. Isto não quer dizer que vá votar contra a despenalização porque isso é bastante diferente. Ainda tenho dúvidas. É um assunto muito delicado e sinceramente ainda acho que existe muita gente que não tem os mínimos cuidados e continua mal informada.

    ResponderEliminar
  3. eu tb em consciência não sou a favor do aborto julgo que ninguém é, agora sou a favor da despenalização da interrupeção voluntária da gravidez que é substancialmente diferente. Trata-se de impedir que mulheres que pratiquem aborto vão parar na cadeia aumentando os niveis de saúde e higiene com q o aborto é feito já que o mesmo não sendo crime pode começar a ser feita nos hospitais e não em nenhuma clinica de vão de escada pondo em perigo a saúde da mulher...portanto vou votar e vou votar SIM

    ResponderEliminar