quinta-feira, setembro 21, 2006

Ouvi dizer que...


Sei que você estremeceu quando se deparou com o título desta crónica. Sei que vive por ora, enquanto lê este apontamento, momentos de receio e alegria. O Ouvi dizer que... está de volta! Longos meses nos separaram. Não adianta explicar porquê. Interessa é a adiantar o porquê de tão afamado regresso. Não tenha dúvidas de que o que me move agora é um motivo forte. Num destes dias, quando resolvi tomar o meu café nocturno no agora SR. PEIXOTO, falava-se de tudo e de nada naquela mesa repleta de gente sábia. É assim sempre, todas as noites. Mas há coisas que ficam, e como se costuma dizer por aí, há coisas que entram no ouvido com uma leveza excepcional. É do senso comum que quando alguém do meio turco soma mais um ano de vida implica ser festejado como se da III Guerra mundial se tratasse. Justina Girl está prestes a completar 24 anos. E era ver-nos a fazer previsões: julguei que o vinho ia acabar no dia 1 de Outubro! Mas pensei: "Poirot, não te incomodes. Não há meio de isto mudar. Não temos emenda. Uma vez vinho, vinho até ao fim...". Depois de muito chilrear, lá ouvi dizer que estava em processamento um filme com as imagens do interrail turco. Se antes pensava que coisas entravam nos ouvidos com a leveza do ar, a verdade é que isto me feriu os tímpanos. E logo eu que sempre sofri de problemas auditivos e que, hoje por hoje, me fazem admitir a nulidade da minha orelha esquerda.
Estou à vontade para falar disto. Fui sempre dos que disse que vontade de ver as fotos tive nos dias imediatos à chegada dos turcos. Não gosto de ler jornais de há um mês. Achei isso de um terrível mau gosto. Levar um mês para mostrar o relato visual de uma viagem que os vossos amigos partilharam convosco nos últimos oito meses é, de facto, de uma inquestionável azelhice. Meus amigos, também já o disse mais do que uma vez, não tenho vontade de ver rigorosamente nada. Tenho desdém por essas fotos. Só deixo é mais um conselho para quem elabora a película preciosa: dia 30 de Setembro é, para mim, um dia de celebração pois reporta ao aniversário de uma menina que me é muito especial. Não queiram fazer desse dia, ou dessa noite, um momento de cinema carregado de sonolência. Digo isto porque ouvi dizer que o filme já consome 40 minutos e ainda vai a meio... Peço encarecidamente para me espetarem com as musicas da carochinha no forro dos quilhões! Não digo que virarei as costas ao que irá ser posto pela tela mágica mas olharei com o desdém que a situação merece. Fiquei triste com tudo isto. Gostava muito de ter visto as fotos. Mais do que isso, gostava muito de ter ido convosco. Não foi possível. Nem uma coisa nem outra. Paciência!


Um abraço,
Poirot

20 comentários:

  1. Sou obrigada a concordar com o caríssimo Poirot quando se refere à extensão do dito filme. Penso que este já está concluido e ronda, nada mais nada menos, que o tempo de uma partida de futebol. Quero, no entanto, dizer que tenho alguma curiosidade em ver esse tão polémico filme mas não quero que isso torne o meu jantar de aniversário numa tremenda seca. Tenho um enorme carinho pelos meus ilustres convidados e convenhamos que essa película tem um interesse bastante acrescido para quem dela faz parte. É simplesmente a minha opinião não desprezando quem muito se tem aplicado neste projecto.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. o filme é uma seca!!! já o saquei da net à dias, e mesmo assim já o tinha visto por leve 2 pague 3 nos ciganos da nossa feira ao lado dos perfumes com agua e dos oculos "armane" e "guxi"! não vale mesmo a pena. é melhor beber o vinho do jantar, acreditem.

    ResponderEliminar
  3. Vergonha é o termo indicado para tudo isto. Incrível, inadmis-sivel sao os adjectivos que classificam esta no-ve-la. Dois conselhos:

    1- Filmes há muitos no LusoMundo, Warner, Blockbuster e por aí fora

    2 - a quem me quer impingir 70 minutos de fotos que se vá masturbar para a casa de banho com a pelicula.

    Um abraço das ruas de Pra-ga

    ResponderEliminar
  4. encontro-me tentado a concordar com o nosso amigo poirot, é de facto inadmissível que se sobreponha a apresentação do filme à festa de anos da justina!!! apelo assim como o nosso gudink, para que o filme seja apresentado de tarde, apesar da vontade que tenho em vêr essas já paleoliticas fotos seja cada vez mais escassa.

    ResponderEliminar
  5. Venho por este meio informar a comunidade turca que o filme pode ser transmitido na minha humilde mansao, na tarde do tao aguardado dia 30 de Setembro, pois penso nao ter pais em casa por causa de um fantastico baptizado a decorrer nesse dia. Aguardo pela aceitacao ou nao desta proposta.

    P.S. A falta de acentuacao e demais erros que surjam neste meu comentario devem se ao teclado de merda do pc da Faculdade de Economia do Porto.

    Grata pela consideracao.

    Beijos e abracos

    ResponderEliminar
  6. Isto é um enorme disparate, mas que grande disparate. O dito filme, que tanta polémica criou, para além de vir a tarde e más horas, vem agora ser emitido num aniversário de uma pessoa que nem interveniente do dito é?!


    "Tu querias ver um filme,
    Tanta espera, tanta espera,
    Mas agora vem o filme,
    Vem aí uma guerra..."

    Ó Poirot, meu grande Poirot, e não Pierot, tens toda a razão pá. Venha de lá o filme que já me causa muita canseira, há pessoas que não respeitam o próxima pá.

    ResponderEliminar
  7. Ó juventude, cagai nas fotos! Eu quero é o meu copo sempre cheio!! Quero é beber!!!
    Ainda por cima, há fotos que foram adulteradas, tipo a do ETNA...

    ResponderEliminar
  8. Cara Justina, ta tutti???
    No preocupate! Com ou sem fotos, o teu aniversário não vai sair beliscado. Eu é que vou ficar cego!!! Vou ficar com um nevoeiro do charalho..
    Como é lógico, só se toga a gente concordar é que serão visionadas as fotos. E pode ser à tarde.
    Não quero é fretes!!!
    Agora, jamais o teu birthday será afectado pelas fotos.
    Um beijo do kemal.

    ResponderEliminar
  9. Já há muito tempo percebi que o interesse no filme pertencia tão só aos seus ilustres autores, realizadores, compositores, figurantes...é normal...tamos os cinco excitadíssimos...por esse motivo ainda ontem em conversa com o Cimento disse que teríamos de ver os 5 à tarde o filme...ao que ele concordou e ofereceu a sua humilde casa...com bebida à descrição e sem necessidade de cartão mágico.
    Daí o meu espanto pelo teor do post e pelos comentários ao mesmo conectados...Nunca ninguém vos quis impingir um filme e sublinho o que combinei com o Cimento foi Sábado à tarde, dia 30, em casa dele, os cinco da vida airada pra vermos o filme.
    Onde está a discussão.
    É óbvio que sábado à noite a festa é da Ana e de mais ninguém (se bem que eu depois de enfardar 1 garrafa bem...).
    A possibilidade de se fazer o filme no jantar da Ana foi aventada quandfo ainda se pensava que a festa seria no Gerês...aí sim ias comer todos com o filme...quem não quisesse podia se ir coçar prá beira rio.
    Mais do que isso sempre se assumiu que, desde logo, não haveriam condições técnicas pra passar o filme num qualquer tasco!
    Por esse motivo há muito afastei essa hipótese...
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. oh justiceiro desculpa te dizer, mas perdeste uma optima oportunidade para estar calado!! sabes o que apetece dizer depois de lêr o conteudo do teu post??? enfia o filme pelo teu respectivo acima.

    ResponderEliminar
  11. Caro Kemal, eu não estou minimamente preocupada que a minha festa seja beliscada pois sei que esta vai ser igual a tantas outras, isto é, regada com vinho, vinho e mais vinho. Mas desde já agradeço pela atenção. Só tenho pena é que o Justiceiro venha dizer que nunca mais se pensou em passar o filme num restaurante uma vez excluída a hipótese da festinha ser no Gerês. Essa foi uma hipótese colocada antes da vossa partida no interrail turco. Desde que vocês chegaram essa alternativa já não constava dentro das possiveis. No entanto, penso ja termos esclarecido tudo e por isso não me vou alongar mais. Se quiserem ver o filme só os 5 vejam; se quiserem partilhá-lo connosco na tarde de 30 partilhem... Acho é que este assunto já anda a meter um bocado de fastio a muita gente. Basta!!

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  12. A mim o assunto não me mete fastio nenhum...aliás nem sei a razão para tanto fastio!
    Mas que há gente com fastio há...
    E eu não sou...
    Eu não tou com fastio...
    Mas no interrail desejei muito pelo fastio, leia-se água!
    De facto, para mim o filme até devia ter 2 horas, aliás podia ser uma triologia com 3 horas cada filme...
    Mas já agora pró ano quem sabe se não sai a segunda edição deste filme...
    E eu vou estar na primeira fila...
    Eu vou ver o filme e não vai ser 1, nem 2, nem 3 e talvez nem 10 vezes, serão mais.
    Quem quiser ver vê, quem não quiser não vê...
    A César, o que é de César...até que enfim Tuni Coppola!!!!!
    Tou em pulgas para ver essa relíquia da sétima arte...the world is mine!!!

    ResponderEliminar
  13. Quem está com fastio sou eu... Acho que não era preciso dizer.

    ResponderEliminar
  14. Esses mouros desses 5 turcos vom-se a bêr comigo, carago!
    Com esse filme do demo bou pró chilindró...eu taba cego na disco nite do Pink e só bia aquelas meninas com 18 anos e num aguentaba...tibe de ligar pró Valentom e sugerir um nôbo carregamiento...até porque o Lucílio pediu-me muita fruta e champagne pra esta semana...num sei porquê carago...nem sei quem bai apitar...
    Apesar de tudo, carago eu quero bêr esse filme porque serei uma estrela...parabéns ao meu colega Tóne Fiúza!

    ResponderEliminar
  15. Como o meu comentário anterior se mantêm actual....este justiceiro é mesmo bo, bo, boneco. vou passar a explicar, se eu fosse a ele tinha era interesse em mostrar as fotos e filme a pessoas que não foram ao interrail, para verem que foi porreiro e m diverti, mas como já se viu anteriormente e como se continua a ver ele é tão boneco que não percebeu que continua a atribuir-se uma importância demasiada. Meu caro abre esses olhos e deixa essa conversa do fastio porque ao que te coças, imagino as alergias que a agua do fastio teria evitado nesse interrail...

    ResponderEliminar
  16. Só um aparte: depois de teres visto para aí umas 357 vezes as fotos não compreendo essa pica tão exagerada que ainda tens de ver a película, ó Justiceiro!!
    Concordo plenamente com o Basturk ao dizer que devias era ter interesse em apresentar o video a quem não participou na viagem. Esses sim, só tiveram à disposição um pequeno cheirinho do que foi a expedição turca.

    ResponderEliminar
  17. Fastio para ali, Fastio para aqui, e então o Caramulo, a Penha e as outras?! Ó Justiceiro andas é com muito caramulo, deixa de ser invejoso e partilha o dito filme com o resto do pessoal. Mas aliás, o produtor dos cinco - Interrail o Coppola, esse é que deve de ditar as leis, juntamente com a aniversariante. Não venhas meter-te onde não és chamado.

    " O Justiceiro que ver o filme,
    Mas ninguem lhe dá Fastio,
    Mostrem lá o raio do filme,
    Antes que ele fique com o cio..."


    Isto já parece uma curta-metragem à Aborre Cimento (familiar de Enrique Cimento).

    ResponderEliminar
  18. HELLO!!
    1º nao é um filme são FOTOS!!!!!

    2º segundo o artº14 da alinea b) do processo 45 da portaria 29 de 13/13/1978: «as fotos das férias devem ser exibidas no prazo máximo de 8 a 15 dias, pois nesse periodo de contamento das historias quem não participa nas fotos quer ter uma referencia visual do acontecimento,passado este prazo, já ninguem quer ouvir serem repetidas outra vez tamanhas façanhas. Estas (fotos) claramente, e segundo esta portaria, passadas este periodo metem "fastio" e somente querem ser recordadas pelos seus intervenientes.»

    Depois deste artigo, acho que tá tudo dito...

    ResponderEliminar
  19. peço desculpa por não me identificar ao indicar o artigo acima descrito: sou eu!

    ResponderEliminar
  20. Quem anda a tirolar que está farto da história do filme não sou eu...
    Já muita gente o fez à minha frente...e eu até faço de conta...
    Eu estou-me marinbando em mostrar aos outros o quanto me diverti no interrail...
    Já mostrei a quem mais queria e logo no dia, aliás, na hora que recebi as fotos, tudo o que gozei neste inesquecível mês de agosto.
    Não seria isso - insistir com as pessoas - que significava egocentrismo????
    É que me querem catalogar disso e parece que não entendem o que eu digo!
    Eu quero é ver o filme...mai nada!!!
    Não preciso, nem exigi, plateia muito menos constrangida ou fastiada.
    Não pensem que vou pedir a alguém para vir ver o filme...por amor de deus...
    O convite foi feito há muito...e após isso muito se disse e se escreveu...desvalorizando, por xs, o esforço de alguns dos mentores desta ideia!
    Quando me convidam para algo,geralmente, aceito ou não, é de bom tom, educação, respeito!
    Mais, atribuir-me importância seria, na minha humilde opinião e sem quebra do douto raciocínio do ilustre comentador, fazer V. EXas. verem o filme sem terem interesse nisso.
    Como já vi comentários despropositados e ignóbeis quanto ao filme e tudo o que o rodeia acho que nem vale a pena massacrarem-se mais sobre o assunto.
    Acho que tá tudo muito claro!
    2 - Quanto ao facto do filme não passar no aniversário da Ana, vou ter de me repetir porque, continuo a ressalvar, que devo escrever japonês: Seria para mostrar no Gerês...ainda se ponderou Pevidém...a partir daí acho que toda a gente percebeu que o momento, o sítio e mesmo algumas opiniões não justificavam a reprodução do filme...
    Opiniões essas proferidas com toda a legitimidade.
    Logo passaria à tarde...
    Então porquê a confusão...
    Mais um dado...dos cinco participantes de interrail, nunca vi ninguém ditar algum parecer para este caso...Acho que vocês deviam perceber que para nós era importante vermos os cinco o filme e mostrá-lo aos nossos amigos, repito aos nossos amigos...compreendo a frustração de alguns por pouco terem visto até agora...mas também deviam perceber (e não era eu que o devia dizer) a "surpresa" que pretendíamos fazer...
    Concluo com o seguinte: há uma palavra que temos em comum que é muito mais díficil de entender, interiorizar e manifestar do que de gritar...Tenho dito!

    ResponderEliminar