quinta-feira, setembro 21, 2006

Voltei.....



Realizador: Pedro Almodóvar
Intérpretes: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Antonia San Juan, Penélope Cruz
Se «Tudo Sobre a Minha Mãe» não é o melhor filme de Pedro Almodóvar, então anda lá muito por perto.
Almodóvar uma vez mais debruça-se sobre o universo feminino, e desta vez dá-nos um filme fascinante.
Num filme povoado por prostitutas, travestis, freiras, mulheres com vidas sofridas, onde as tragédias sucedem-se a um ritmo acelerado, Almodóvar consegue, dar dignidade a todas estas personagens, tratando cada mulher como um ser humano individual, com os seus sentimentos e as suas emoções, mostrando assim toda a força do universo feminino, de uma forma realista e com grande maturidade, quebrando preconceitos pelo caminho.
Para tal Almodóvar conta com as magníficas interpretações de todas as actrizes aqui envolvidas. Todas as personagens são bem trabalhadas, estão bem enquadradas e têm grande importância no desenvolvimento da história.
E que personagens inesquecíveis, Manuela, Agrado, Huma, Rosa... e se todas elas são consistentes, surpreendentes e extremamente humanas, gostava de realçar "Manuela", uma das personagens mais fortes que o cinema nos ofereceu nos últimos anos, e que é "defendida" maravilhosamente pela Cecília Roth. (aproveito o muito que se falou, ainda recentemente, das justiças e injustiças dos oscares, para dizer que se houvesse justiça, Cecília Roth na altura teria ganho o oscar de melhor actriz.)

Almodóvar conhece bem o complexo mundo feminino. Um mundo que Almodóvar adora e que trata com grande carinho. Raras vezes encontramos no cinema, um universo feminino tão rico, como o que nos dá Almodóvar.
É um filme do qual se gosta ou se detesta, é difícil ficar indiferente. Um filme com cores fortes (uma das marcas de Almodóvar), com lágrimas verdadeiras e honestas, (coisa rara nos dias de hoje), onde, apesar de tudo, o humor está sempre presente, e com momentos cinematográficos de pura beleza: Barcelona provavelmente nunca foi filmado assim ( para ti meu caro Michael, que já la viveste, neste filme podes recordar grandes imagens )
Mais do que uma homenagem as mães, é acima de tudo uma homenagem a todas as mulheres, mesmo aquelas que já foram homens ( LOL ) . Fica a dica....

Sem comentários:

Enviar um comentário