quinta-feira, março 08, 2007

Maravilhado....

Este Comentario cedido por o nosso carissimo Fujiru nao podia estar so em "comentarios" tinha mesmo que ser feito um post, e aqui vai.....

Relato de um benfiquista que veio assistir ao VSC- Olivais...


"É a primeira vez que visito este blog e, mesmo percebendo o espírito ultra que o envolve, não gostaria de deixar passar em claro algumas afirmações aqui produzidas cujo teor se afigura absolutamente patético.

Começo por afirmar que sou benfiquista de sofá e televisão, logo nada Ultra. Este fim de semana, dado ter um familiar que é profissional do Olivais, decidi deslocar-me a Guimarães para assistir ao jogo de Domingo. Cheguei no Sábado e aí pernoitei.

Apesar de não ter nada a ver com futebol, deixem-me dizer-lhes que fiquei estarrecido com esta magnífica cidade que eu já não visitava desde 1989. Senti-me orgulhoso por verificar que o Berço do meu país é hoje um modelo de desenvolvimento urbano que conseguiu a plena integração do património histórico na nova malha citadina, conjugando tradição e modernidade.

Vi praças e ruas fervilhando de actividade, turistas de todo o mundo, equipamentos culturais em cada esquina, locais de diversão pejados de jovens, propostas de teatro, concertos, exposições, visitas guiadas a museus, etc, etc. Um Centro Histórico que é um ex-libris de Portugal e verde...muito verde nos sempre bem cuidados jardins de Guimarães, Património Mundial com toda a justiça e Capital Europeia da Cultura em 2012 porque assim tem de ser.

E depois o Vitória...

Eu já conhecia a paixão que os Vimaranenses têm pelo clube e por todos os outros símbolos da cidade. Mas o que eu vi e senti é até dificil de descrever, só vendo e sentindo.O jogo. Cheguei ao Estádio 30 minutos antes do apito inicial. A foto que ilustra este post deve ter sido tirada por essa altura. De facto, quando o jogo começou deveriam estar, só nessa bancada, perto de 5.000 pessoas.
Não conheço a lotação oficial do D.Afonso Henriques mas a moldura humana ultrapassava claramente os 50% dessa lotação. Mas o número exacto não interessa para este totobola porque o que me fascinou foi o ambiente inesquecível que eu vi e senti. A verdade é que, a partir do 2º golo, deixei de olhar para o relvado. Ali fiquei, deliciado, observando a paixão e a festa em cada rosto. Crianças, rapazes e raparigas (muitas), homens e mulheres da minha idade, idosos, todos juntos numa irmandade que eu não julgava possível de acontecer.
Cachecóis e bandeiras, cânticos e mais cânticos, risos e lágrimas, olas mexicanas num êxtase sem fim...

Às tantas apercebi-me que a equipa do meu familiar tinha perdido 4-0 !...

Obrigado Guimarães, vimaranenses e vitorianos por serem assim !Obrigado "


Sem Palavras........

6 comentários:

  1. e eu nesse dia estive lá,(na bancada por trás da baliza, nos não socios) se calhar até à beira deste gajo, pois estava mesmo atras da "claque" de 9 gajos do olivais que tavam todos mamados de "cerveja sem alcool" que se vende no nosso estadio.

    já agora, fui ao bar ao intervalo, mamar uma cerveja e uma "baguet" de paio (tava com uma fome do car*lho) e faço o meu pedido ao "garçom" de serviço:
    "2 cervejas e uma sande, fachabor (como se diz na nossa terra)"
    ele começa a abrir uma cerveja sem alcool para deitar no copo e digo:
    "SEM ALCOOL??? tamos na 2ª liga, tem de ser com alcool" e ele diz-me:
    "aki em guimarães, os jogos são todos classificados como ALTO RISCO, logo é o unico estadio da 2ªliga q não pode vender cerveja com alcool, é uma chulice, os outros vendem todos com alcool e nós perdemos dinheiro pq há povo q não gosta da Sem Alcool, é a vida" disse-me.

    A verdade é que estavam praí uns 10 agentes com capacete e "pinguelim" mesmo à minha frente, ainda pensei dizer:
    "OUBE LÁ, CARNE DE PORCO NÃO É TRANSPARENTE" mas depois medi as consequencias e fiquei calado, eh eh, mudei de sitio ao intervalo.

    Resumindo, axo q tantos agentes na bancada não será tão bom assim, e depois do post do benfiquista ainda se reforça mais a ideia que os "media" é que fizeram das gentes de guimarães, malucos e arruaceiros e não somos nada disso, alías somos todos malucos, mas pelo GRANDE VITORIA...

    ResponderEliminar
  2. Cimento se não fosse 6ª feira e tu não pensasses só em noite e álcool, reparavas num post que a Deusa Hera pôs com o mesmo texto.

    ResponderEliminar
  3. É um texto arrepiante.
    Eu orgulho-me de ser Vimaranense e Vitoriana.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao Sr. Rato de esgoto " andas a dormir" que mais uma vez tem medo de se assumir.....so tenho uma coisa a dizer....Burro Burro
    E tenho a explicaçao, pois este blog nao e so para ser lido por turcos, romanas e gregas, caso nao saibas ha muita gente que conhece este blog e nao o ambientegrego....
    Sem comentarios

    ResponderEliminar
  5. Não precisas de ficar com azia. Mas eu perdoo. Vê se estás mais atento ao ambientegrego, também não precisam de se repetir.
    Um abraço Cimento.

    ResponderEliminar
  6. Tb já tinha lido no ambientegrego este post, que só evidencia o quanto o Vitória é lindo e que somos os melhores adeptos do mundo, sempre a apoiar. E este domingo lá estaremos, na companhia dos nossos cachecóis, para atingir o objectivo de 20mil cachecóis no estádio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar