domingo, março 25, 2007

O Dia Seguinte



Em primeiro lugar as boas vindas aos novos cronistas e que tragam com eles uma grande lufada de ar fresco, para revitalizar este canto.
Bem, vou escrever nesta minha crónica de hoje alguns episódios que marcaram este meu fim de semana.
Assim, num daqueles jantares surpresa que o sr. meu pai tem a delicadeza de me brindar aos sábados de tarde, fiquei a saber que ele esteve em serviço em tempos de “Ultramar”, no mesmo paiol que foi pelos ares na antiga Lourenço Marques. Foi bonito de ouvir as recordações de quem lá esteve a defender as cores do nosso País. Foi bom ouvi-lo, cada palavra estava cheia de saudade e repleta de nostalgia, apagada de vem em quando por uma grande pinga que o Domingos Carroça tem na sua propriedade. Ah, já merece uma investida turca pela qualidade dos seus vinhos, falo por experiência própria claro.
Ouvindo isto, outro senhor que acompanhava meu pai, entrou numa de recordações e como na altura falávamos de futebol, este senhor começou a falar do velhinho campo do Vitória na Amorosa. Gostaria imenso de ver imagens deste mesmo campo, se por ventura alguém que leia isto tiver, que me avise, seria bonito até mesmo as divulgar aqui no blog. No entanto e de admirar, é que este senhor é só simpatizante do Vitória, nunca foi sócio, o que me intrigou, pois o vi muitas vezes a ver jogos em Guimarães. Natural de Fafe e questionado por mim por isso mesmo, disse-me que nunca foi sócio mas que desde do tempo do vitória na segunda divisão, refira-se que da outra vez claro, já ele vinha a pé de Fafe até Guimarães para ver os jogos de futebol. Portista ferrenho, disse-me também que jamais foi ao futebol desde a invasão de campo aqui no berço, velhos tempos, mas o que ainda penso hoje, é na caminhada que ele mesmo fazia num Domingo á tarde, 2 horas para cá e sabe-se lá quantas para lá, pois antigamente o pessoal ia de garrafão para o futebol, velhos tempos, velhos tempos!
Pá, fogo, eu vou ter que escrever a minha crónica durante a tarde, pois imaginem, a esta hora que a escrevo ou vejo os grande Portugueses, onde já se sabe desde não sei quando que o ditador vai ganhar e noutro canal, estou a ser presenteado com 1 programa de burras e burros, até o apresentador já faz publicidade com 1 burro. É assim que Portugal vai para a frente, imagino o Share desta noite televisiva, não haverá bom senso? Eu ainda tenho mais alguns canais de tv cabo, mas mesmo assim penso nas milhares de habitações portuguesas que vibram com esta humilhação pública de algumas pessoas. Por favor, metam outra vez o Big Brother, ao menos aí as pessoas já estão cansadas e não vêem. Assim compreendo aqueles portugueses que se embebedam durante a tarde de Domingo, para a noite caírem na cama sem terem que ligar o televisor. Devia ter feito o mesmo hoje, está preso na minha garganta o facto de Álvaro Cunhal, Aristides de Sousa Mendes e o ditador Salazar estarem na “pole position” para serem o grande Português. Uma coisa podem ter a certeza, D. Afonso Henriques foi o primeiro Português!

Sem comentários:

Enviar um comentário