terça-feira, abril 04, 2006

Fenomenal



Com: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter , Meat Loaf, Jared Leto e Zach Grenier


O filme de David Fincher, Fight Club, dá-nos a conhecer a incapacidade de um homem em lidar com o mundo. A personagem de Jack regateia-se entre o contexto do seu alter-ego e o sub-contexto do mundo real. Entre a bipolarização do real e do fictício cria-se uma outra personagem, Tyler Durden. Jack é um yuppie que vive num estado de afecção material.
A incapacidade de criar relações e um constante medo da morte (a inicial hipocondria) levam-no de encontro (algo casual) a um grupo que dá apoio a doentes terminais. Aqui dá-se a primeira confrontação de Jack com o tecido real. Aqui ele começa a desenhar dois níveis de vida que se propagam pelos diversos grupos que frequenta. Grupo após grupo, ele assume uma nova identidade: um novo nome constrói cada nova realidade, cada nova personagem é diferente. Mas todas são 'doentes', são fracas.
Marla aparece, então, como o elemento que quebra todo o vício do irreal. Ela faz ver a Jack que a sua fórmula de retiro psicológico está esgotada e que não é a mais correcta.
Por entre esta confrontação de Marla e a cada vez maior decadência que os 'grupos' vão assumindo (o desespero máximo de uma mulher que se oferece como objecto sexual à beira da morte) surge o nascimento de Tyler Durden, de que David Fincher "antes de ele ser apresentado formalmente como personagem... como alguém que está à espera de nascer".
Tyler Durden torna-se a incontrolável fuga de Jack. Ele é o alter-ego que assume a forma humana. Enquanto Jack foge de toda a relação afectiva, Tyler envolve-se sexualmente com Marla. Jack torna-se assexuado, ele nega todo o sentimento que faz um humano, por isso necessita de uma afirmação. É sob o 'proteccionismo' de Tyler que Jack se reconstrói.
Jack e Tyler lutam no parque de estacionamento de um bar, um espetáculo de violência que lhes dá uma sensação máxima. Para apresentar a outros homens os prazeres da violência física, Jack e Tyler formam um Clube de Combate secreto que se torna extremamente famoso.

Juntos formam o Fight Club, clube exclusivamente para rapazes.
Porém a espera de Jack está uma surpresa chocante que tudo irá mudar...
Enquanto Tyler estiver com Jack, todo o seu mundo se suporta; mas, à medida que Durden se torna mais exigente e se afasta em atitudes extremistas, Jack vai perdendo o frágil controle que mantinha entre a relação ficção/realidade.
Esta obra marca um virar de Fincher, realizador no meu ponto de vista muito completo, sendo todas as obras dele magnificas, citando, "o jogo" , "seven" e mais recentemente "Sala de pânico". Para quem não viu, é sem duvida um filme a não perder, para mim sem duvida um dos melhores filmes já realizados, sendo que agora já se começa a fazer mais deste tipo..Fica a dica

Sem comentários:

Enviar um comentário