quinta-feira, abril 06, 2006

Ouvi dizer que...


Aos melhores adeptos do Mundo

Perdoem-me o egoísmo. Resolvi dedicar as minhas anotações desta semana ao que de melhor detém o Vitória Sport Clube. Desde já lhe envio as minhas desculpas por não o ter feito antecipadamente. Vocês não mereciam o meu lapso. Mas, como por certo compreenderão, a minha falha deriva de uma profunda aflição e falta de discernimento. O Vitória, a si como a mim, colocou-me neste estado. Adiante. Como dizia, estas palavras são para vós (e para mim também) porque vocês são o que de melhor há no futebol português. Parafraseando um estandarte, que domingo a domingo descubro nos estádios desse Portugal, “adeptos como nós não há”. E é tão verdade!
Se não sabe o leitor, digo-lhe que aproveito muito do meu tempo para ler. Num trajecto que a semana transacta fiz de comboio, escolhi um livro de Gabriel Garcia Marquez para meu companheiro de viagem. Sempre fabuloso ,Garcia Marquez, com pequenas e acertadíssimas frases, foi-vos definindo. A páginas tantas li: “Quero-te não por quem és, mas por quem sou quando estou contigo”. Pareceu-me assustadoramente perfeito. Pensei e voltei a acenar que sim. Vocês são daqueles que são adeptos do Vitória e não adeptos das vitórias. Vocês apaixonam-se por um tunisino e por um polaco. Só porque vestem a camisola do Rei. Fiquei entusiasmado e prossegui a leitura. Não tardou que Marquez, fluentíssimo e encantador, me fizesse ver como vocês encaram o Vitória. “Podes ser uma pessoa para o Mundo, mas para alguém o Mundo és tu!”. Impressionado com a coincidência, verifiquei que mais uma vez tudo bate certo. Qual relógio suíço, penso eu. Vocês são Vitória de corpo e alma. Vocês não são Vitória apenas ao fim de semana. Vocês são Vitória todos os dias, todas as horas, todos os minutos… Arrepiado com tão nobre sentimento, apetece-me mostrar aos demais utentes o orgulho que aqui vai dentro. Fechado num comboio, reconheço que a timidez me venceu por goleada. Compenetrei-me de novo no livro e continuei a devorá-lo. Mas agora com outros propósitos, que não a história propriamente dita. Vocês eram, por aqueles momentos, donos da minha consciência. Vasculhei, procurei. Queria mais citações que vos lembrassem, mas nada feito. A próxima paragem do Quimboio (como carinhosamente lhe chamam os meus parceiros de inter-rail) assinalava o meu destino. Continuo a ler de rajada e o colombiano sai-se com esta: “Não te esforces tanto, as melhores coisas acontecem quando menos as esperas”. Soltei um sorriso fácil porque não era o que eu queria. Ainda assim, sei bem que vocês não vão ligar nenhuma a esta enorme calúnia. De contrário, tenho a certeza que me encontrarei convosco em Leiria, no próximo sábado, às 17h15m. Até lá!

P.S. Esta é a versão integral do que sairá amanhã no Notícias de Guimarães. Sim, aparecerá num jornal da terra que nós vamos andar de Quimboio.

7 comentários:

  1. Até apetece virar adepta do Vitória!!! (não fosse também estar para descer como o meu "Gilinho" e até torcia pela vossa equipa).

    ResponderEliminar
  2. Por motivos muito tristes nao vou poder me deslocar a Leiria, mas fico á espera dos "conquistadores" para 1/2/5 garrafas de vinho no "flamigerado" "giuzefa meaza"

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Poirot se duvidas subsistiam no meu espirito quanto à minha presença na terra do liz, elas acabaram de ser dissipadas com a leitura da tua crónica os meus parabens penso ser esta a melhor forma de te felicitar. Uma palavra também de apreço para o surgimento neste meio de uma turca adepta do gil.:) que infelizmente ainda, julgo eu, não tive o prazer de conhecer.....e força vitória já só peço uma vitorinha para alimentar a minha esperança..

    ResponderEliminar
  4. Começo a ter duvidas, muitas duvidas me surgem, estou prestes a desmarcar tudo que me rodeia para mais uma caminhada ate terras de Leiria, onde a onda branca parece que vai atormentar mais uma vez aquelas gentes. Fantastica cronica, sr. Poirot
    Prestes a convencer mais um turco para esta viagem, e como o meu caro colega Basturk disse, seja bem vinda Gilinha, e ja agora que se salvem os dois

    ResponderEliminar
  5. Ao senhor Poirot, o meu profundo agradecimento. É um texto absolutamente maravilhoso e que nos empurra cada vez mais para Leiria.

    Saudações vitorianas.

    ResponderEliminar
  6. Speechless! Adorei o texto... ta arrepiante, reflecte tudo o que estamos a passar! É isso que nos distingue, os vitorianos são únicos. Esta má época só vem provar isso mesmo, que os melhores adeptos são aqueles que estão sempre a apoiar! E nós vamos a todo lado. Acho que estou cada vez mais fanática pelo vitória... e por ti :)

    ResponderEliminar
  7. Um grande e fantástico bem haja para todos aqueles que, tal como eu, se emociona perante tão sabias palavras proferidas pelo nosso Exmo. Senhor Admnistrador.
    Naturalmente que tão sabias palavras descritas pelo nosso Admnistrador tiveram como grande referência o inegualável Gabriel Garcia Marquez, esse grande magnata da literatura contemporânea. Ao ouvir o nome Gabriel Garcia Marquez, apenas sinto melancolia, como quando cito o hino do meu pais (Arábia Saudita) o Aash Al Maleek.
    Pequenas frases, pequenos reparos, pequenas lembranças, sobre pequenas individualidades. Foi tudo isto que revi, lendo palavras, frases que buscam em mim memorias que ousadamente vos confesso.
    Senão vejamos:
    " Quero-te não por quem és, mas por quem sou quando estou contigo."
    - O primeiro encontro entre os Exmos. Senhores Tuni e Senhor Michael (K)night, aquando o pedido de admissão para o então Duo Capela. Quero-te não por quem és, mas por quem sou (petiz - apreendiz de (K)night) quando estou contigo.
    "Podes ser uma pessoa para o Mundo, mas para alguém o Mundo és tu!"
    - Esse alguém é (K)night para com o Senhor Admnistrador, onde se declara dizendo que o nosso Admnistrador é para ele o Mundo, conseguindo assim para além de um lugar de cronista, o futuro padrinho do clã Capela.
    "Não te esforces tanto, as melhores coisas acontecem quando menos as esperas"
    - Um simples gesto de carinho entre o Mestre e o Apreendiz, já prevendo uma possível defesa em relação as asneiras constantes de Tuni Boy.
    Mas por fim tenho necessariamente que elogiar esta magnífica crónica e, embora não sejamos da mesma "cor partidária", parabéns meu caro Poirot, sem dúvida a melhor das melhores crónicas escritas no nosso Ambiente Turco.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar