segunda-feira, julho 03, 2006

"O BIDÉ CULTURAL"


Todos vós sabeis da minha apetência em abordar temas do foro comportamental, desta vez não será excepção. Temos vivido momentos inolvidáveis em frente a um televisor e em comunhão com todo o mundo português mas pergunto-me, se tudo isto não se irá esfumar assim que o campeonato terminar ou seja, toda esta paixão, este sentir Português, o cantar o hino a plenos pulmões enfim este desvario colectivo em que nos encontramos (dei por mim a repetir não uma mas cem vezes,”ei tamos nas meias finais do Mundial..:)”) não acabará assim que o Figo ponha o caneco debaixo do braço. Digo isto porque temos sem duvida uma cultura que tem uma enorme apetência em balançar entre momentos de euforia com períodos de uma resignação e depressão verdadeiramente inacreditáveis, penso ter chegado a altura de saber dosear as emoções e geri-las da melhor forma em nosso proveito e beneficio colectivo, acabando de vez com os imortais velhos do Restelo. Talvez seja esta uma oportunidade única através do futebol imagine-se, de mudar um modo de estar que tem séculos mas que pode e deve ser alterado, saibamos aproveitar.
Outro dos aspectos que me prende a atenção são as promessas e a fé das pessoas, para que neste caso a vitória do nosso país se concretize. Portanto daqui pergunto, quantos de vós não pensa que ver o jogo em determinado sítio pode levar à derrota? Ver o futebol com determinada pessoa dá sorte? Quem não promete este mundo e o outro em caso de vitória? para que fique registado eu próprio e o nosso estimado Mesut prometemos um mergulho na fonte do toural em caso de vitória na final, quem nos acompanha?? De forma racional não acredito nestas coisas nem tão pouco na influência da imagem de Nossa Senhora, nas velas que se acendem em fátima, da bandeira do avô que veio da guerra, do cachecol da sorte, da fita da senhora do Bonfim ou das simples e banais figas, mas vos garanto, na quarta ninguém rouba o meu lugar na oliveira com uma carlsberg à frente, nem eu vos sei responder porquê…
Não é meu costume individualizar o comentário, mas neste caso sou mesmo obrigado, gostava de deixar uma palavra aquele rapaz em que por vezes o mundo parece que lhe cai em cima da cabeça e que tem uma voz tremendamente irritante mas que quer queiramos quer não, sacou três penaltys, Ricardo ganhaste o estatuto de imortal, venham os corissants que um gajo vai ter galo desta vez!!!!

2 comentários:

  1. se portugal for campeão, podiamos nós turmos homenagear os novos campeões com 1 jantar digno dos mesmos na "Giuzeffa Meaza", era digno de ver qual era o guarda redes que conseguiria parar os nossos penaltes!!!

    ResponderEliminar
  2. Penaltis e penaltis e mais penaltis, o Tunenka não sabe falar de mais nada senão do mesmo de sempre...

    ResponderEliminar