quarta-feira, julho 19, 2006

Porque só faltam 15 dias.....


Ando um pouco em rebuliço para deixar tudo em ordem no trabalhinho, encomendas , projectos, reuniões, tudo tem de ficar tratado antes do tão esperado dia 4 de Agosto. Ontem quando estava deitado no meu sofã, pesquisando em vários sites horários de comboios, pousadas, tudo relacionado com a "nossa" grande viagem, chamou-me a atenção uns testemunhos de uns jovens ...
Dei por mim a ler, e achei do melhor, coisas sentidas, momentos partilhados, experiências vividas, enfim, amizades conseguidas...aqui ficam algumas,


Chorei em Auswitz. ao som dos cânticos de um grupo de jovens israelitas...

Viajei de Belgrado para Sófia com os emigrantes ciganos da Bulgária, num comboio caótico, onde só a protecção de uma velha sérvia, grande gorda forte e racista, me salvou de uma noite de pesadelo...

Conheci pessoas únicas, mas iguais. Todos andávamos a viajar de mochila às costas. Alguns sozinhos, como eu, mas sem nunca se estar só.

Todos tínhamos experiências idênticas para partilhar mas cada história era diferente. Em várias línguas, sempre com alguma mímica, sempre nos entendemos. Os tradicionais convites para visitar os países uns dos outros. Os planos para, juntos, fazermos uma próxima viagem até ao local mais exótico do mundo.

Dos ingénuos Coreanos, aos loucos viajantes australianos. Da beleza de uma americana perdida em Itália, à alegria de um esloveno num comboio na Bulgária. Dos bêbados "hooligans" ingleses, à simpatia de duas jovens Holandesas em Istambul. Todos, durante um curto espaço de tempo, foram os nossos melhores amigos.

Discute-se futebol, política, filosofia, religião, a vida de cada um e de todos. Fala-se de amores e paixões. Trocam-se "mails" e diz-se um adeus e até uma próxima que na maioria das vezes nunca virá.

No fim, voltamos sempre diferentes. Somos obrigados a repensar tudo o que nos rodeia, como olhámos o mundo, como olhámos para nós. Mudamos de opiniões, até religiões. Estamos seguramente diferentes, apenas permanece a vontade de voltar a partir.

Cidades paradas no tempo, desertos, montanhas, mares, cheiros sons, cores, pessoas, culturas e religiões. Tudo aqui mesmo ao nosso lado, no nosso mundo.

Por estas e por outras é que digo , EU VOU....

7 comentários:

  1. Meu caro Cimento, poderei dizer que também li muitas histórias destas e que realmente me chamariam para fazer umas férias destas, mas mais que leituras foram os contos que tenho ouvido todos os anos e nestes últimos dias passaram a ser diariamente do nosso Péricles, é lindo de ouvir, é bonito sonhar que isto se irá realizar e sim é por isto e por vocês que me acompanharão que eu digo...EU VOU!

    ResponderEliminar
  2. Do melhor que já vi neste blog!
    Tenho conseguido andar alheado de todo este burburinho, primeiro os exames e depois as bebedeiras diárias que me impedem de pensar...mas agora já sinto um friozinho na barriga só de pensar... e só por isso logo levo a garrafa de licor beirão!

    ResponderEliminar
  3. Levas, levas...bebe água, ainda há quem esteja em período de reflexão por causa de exames, sabias? andas-te metido na toca e agora apareces com a força toda, deixa mas é o licor para a viagem!

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera puder dizer que partiria daqui a 12 dias, vou ficar na tórrida vimaranes....mas o meu pensamento estará com vocês e estou certo que estarei nesse momento de fraterna e sentida despedida que acontecerá em pleno Porta larga

    ResponderEliminar
  5. Sendo assim, Tuni, declaro aqui aberto mais um período de Ramadão que se prolongará até à chegada a Praga, que se prevê a 6 de Agosto (até tremo só de pensar que saímos a 4 e chegamos a 6)somente interrompido por umas quantas bohemias ou minis fruto do intenso calor que tem sido uma "Praga" no nosso país. (ganda piada!)

    ResponderEliminar
  6. Caro Cimento:

    Custa-me acreditar que não tenhas lido nada relaccionado com martelanço. É só histórias bonitas... Sabes tao bem como eu que o principal objectivo desta voyage railiana é, sem sombra de duvidas, o turismo sexual. Toca a aumentar essas taxas de natalidade. Quro ver crescer os tunenkinhas, os (K)Nightzinhos, os Cimentinhos, os Periclezinhos...

    ResponderEliminar