domingo, julho 23, 2006

O dia seguinte...



Quimboio Turco


Última Crónica “railista”, Croácia é o último destino turco, nesta altura as saudades de Portugal já deverão ser algumas, as peripécias deverão estar eminentemente a passar de boca em boca, nesta altura o meu leque de amigos segundo as previsões apontam para a meia centena, a ver vamos, no fundo no fundo, espero que seja uma grande viagem sem claro, piscar o olho ao “Turismo Sexual” ;).
Zagreb ou Zagrebe (Zagreb em croata, Agram em alemão, Zagabria em italiano) é a capital da Croácia. Localizada entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica, uma encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático, Zagreb concentra indústria, instituições científicas, órgãos administrativos nacionais e ministérios. Será em princípio a última cidade onde pousaremos malas e bagagens, mas não será a única cidade a ser visitada, pois como bons filões teremos que visitar a famosa cidade de Split, onde claro, a praia será o seu ponto principal.
Split (Spalato em italiano) é a maior e mais importante cidade da Dalmácia, bem como o centro administrativo do condado de Split-Dalmácia. Está situada numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor. Com uma população de 193.867 habitantes (2005), 95,15% dos quais de origem étnica croata (censo de 2001), é a segunda maior cidade da Croácia.
Certamente aqui as forças serão poucas, já vai cheirar a despedida, estaremos já a falar com grande nostalgia das outras paragens, das cervejas e das comidas desses mesmo Países, dos monumentos, dos amigos que criamos, das mulheres bonitas que vimos, dos momentos de pândega turca, das bebedeiras, dos comboios, etc, mais não digo, é difícil para mim a poucos dias de viagem, estar já a imaginar os últimos dias de uma viagem inédita, serão cerca de 8 a 9 países, 10 a 11 cidades, mas uma coisa eu sei e tenho a certeza, serão muitos kms de muita loucura e experiências únicas.



Quarto Turco

Não, eu sei que muitos estariam á espera da imagem frontal da “babe” que meti aqui na última crónica, mas desta vez, quero homenagear um ilustre conhecido de todos nós. Eu sei que poderei causar alguma inquietação com esta minha homenagem, mas como o meu estado físico e psico encontra-se bem, estou em período de reflexão mais conhecido como pequeno ramadão e não me encontro ligado ás máquinas, não tenho então a desculpa para incluir aqui algo de portentoso, pois não terei a desculpa para tal, assim e como temos de dar valor a muitos jovens que para aí andam a despontar em todo o Portugal, tal como nós, fico deveras orgulhoso de 1 amigo estar a viver 1 sonho, de poder trabalhar naquilo que ele acredita e ama. Aqui vai em anexo, muitos de nós conhecem-no dos tempos de escola e de outros afins, mas para que fique registado, eu sei que ele é 1 assíduo leitor deste blog, assim, a minha vénia a Duarte Magalhães, que continue assim e que leia mais vezes este canto turco que apoia incondicionalmente a entidade para quem trabalha.

1 comentário:

  1. Obrigado, Tuni. Eu tb fico orgulhoso, como todos devem imaginar. Mas de nada serve isto se nao continuar o meu caminho. E eu nao quero ser o unico a alcançar os sonhos. Quero que os meus amigos também os atinjam. Luta, crença e ambiçao: estes são os ingredientes para lá chegar. Porque não acredito muito na sorte...

    Um abraço para todos.

    Duarte

    ResponderEliminar