domingo, julho 09, 2006

O dia seguinte...

COMBOIO TURCO
Já não penso em outra coisa, o mundial lá se foi, 4º lugar não é mau de todo, depois da Squadra Azurra ter ganho aos “francius” na final e nos ter vingado, então é só cumprir calendário nos exames académicos e esperar pelo dia 4 de Agosto.
Continuando a minha saga “railista”, Atenas será em princípio a cidade de passagem no caminho para Corfu, esta cidade dispensa comentários e elogios, os monumentos falarão por si.

Atenas (em grego, Αθήνα, Athína) é a capital da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido poderosa cidade-Estado e um centro de cultura muito importante nos tempos antigos. Em greg antigo, Atenas era chamada Αθήναι (Athíne), em homenagem à deusa Atena. No sécul XIX, este nome foi retomado formalmente como nome da cidade, mas desde o abandono oficial do grego katharévussa, em 1976, a forma popular Αθήνα tornou-se o nome oficial da cidade.
Atenas foi a principal cidade na Grécia durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas ideias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Romano. Entre o século XIII e o século XV foi combatida pelos bizantinos e cavaleiros franceses/italianos do Império Latino. Em 1458, caiu em poder do Império Otomano e a população começou a diminuir e as condições pioraram quando o Império Otomano declinou. A cidade moderna de Atenas consiste do que antigamente eram vilas e cidades distintas que gradualmente expandiram para formar uma cidade grande e única; esta expansão ocorreu no século XX. A cidade está agora dividida em 54 subprefeituras, a maior delas que é a subprefeitura de Atenas (ou Dimos Athinaion), com aproximadamente um milhão de pessoas (o segundo maior é Pireus).Atenas pode, portanto, se referir tanto à cidade toda(também chamada Grande Atenas) quanto subprefeitura de Atenas, ou mesmo centro de Atenas. Cada uma das subprefeituras de Atenas tem um conselho municipal eleito e um prefeito eleito de forma direta.
QUARTO TURCO
No quarto turco de hoje e visto que levei um apagão de larga escala este sábado e claramente as minhas ideias custam em surgir, deixo aqui uma simples e parva anedota que 1 dia recebi e que dá para ver o quanto ser de Guimarães é claramente nos dias de hoje para pessoas com muito pelo na benta como nós, pois ouvimos de tudo e até anedotas ou provocações destas são cibernauticamente passadas para dar asas ao anti-vitorianismo, mas como seres se alta sociedade e com grande status social, aceitamos com grande desportivismo muitas delas e no fundo no fundo curtimos esse mau olhado, pois faz de nós um povo e uns adeptos únicos:
-Dois meninos estavam a sair do estádio de Alvalade, quando um deles é atacado por um Rottweiler. O outro menino imediatamente, agarra num tubo de metal e dá com ele na cabeça do animal matando-o permitindo assim que o amigo escape apenas com alguns arranhões. Ao ver a cena, um jornalista do jornal A Bola que passava pelo local correu para ser o primeiro a cobrir o acontecimento e escreveu no seu> >>>caderninho:
"Jovem verde e branco, salva amigo do ataque de um cão."
- Mas eu não sou verde e branco, disse o menino.
E então, o repórter corrige para:
" Bravo pequeno herói benfiquista salva amigo das garras de animal feroz ".
- Mas eu também não sou benfiquista, disse o menino novamente.
- Desculpa outra vez, apenas supus que como estamos em Lisboa e não és verde e branco, deverias ser benfiquista. Afinal, de que equipa és tu?
- Sou Vitoriano.
E o repórter volta a escrever em seu caderninho:
"Delinquente vimaranense assassina brutalmente animal doméstico".
Um bem haja á Umbro, grande e bonito equipamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário