domingo, julho 02, 2006

O dia seguinte...



COMBOIO TURCO

Viva Portugal!!!
Fim de semana inesquecível para todos nós, após 40 anos lá estamos nós na boca de todo o mundo, entre os grandes do futebol mundial e que alegria e festejos que iremos fazer durante toda a nossa viagem pela Europa, pois toda a Europa vai olhar para meia dúzia de “Tugas” orgulhosos da sua selecção e quem sabe se não poderemos estar com a estrela em cima do símbolo da federação? É mais que 1 sonho, Portugal campeão do mundo? Era para contar a filhos, netos e bisnetos, era para aparecer em livros de história ao lado de feitos como a batalha de Aljubarrota ou mesmo das braçadas em mar do nosso “mirolho” Camões.
Assim começa mais uma crónica de inter rail, Sofia é a cidade de passagem após Costinesti, depois e penso eu de uns dias na praia e de grande diversão, mudamos bagagens para “Hellas” mas com passagem pela Bulgária.
A Bulgária foi aceita na OTAN em 2004 e espera ser acolhida na União Europeia em 2007. O primeiro Estado búlgaro formou-se ao final do século VII. Nos séculos seguintes, entrou em guerra contra o Império Bizantino por diversas vezes para garantir a sua existência. Porém, não logrou resistir à invasão do Império Otomano, ocorrida ao final do século XIV.
Sófia ou Sofija grad (búlgaro: София град) é a capital e a maior cidade da Bulgária, localizada no oeste do país. E a capital da Bulgária desde 4 de Abril, 1879. Esta situada na parte sul da planície em baixo dos montes de Vitocha e Liulin. Foi fundada nos séculos VIII-VII a.C. Os antigos romanos conquistaram-na no ano 29 d.C. e deram-lhe o nome de Serdhica. No século IX chamaram-na Sredets. Adquiriu o seu nome actual no fim do séc. XIV a nome da igreja "Santa Sofia". No centro da cidade fica um grande número de lugares de interesse histórico e cultural entre os quais: a Catedral "Alexander Nevski" (construída em 1912), o teatro "Ivan Vazoff", a igreja russa (1913), a mesquita de Bania Bachi, A Assembleia Nacional (o Parlamento, construído em 1884) e outros. No Palácio Nacional da Cultura pode-se assistir a vários concertos e espectáculos folclóricos durante o ano inteiro.
QUARTO TURCO

O quarto turco só poderia ter o “Labreca” em grande destaque, fazem-se cartazes com mensagens de apoio ao nosso herói, mas façam-lhe mas é uma estátua no Montijo, duas vezes ao Ingleses nos penaltis, nem a “padeira” de Aljubarrota nos deu tamanha alegria, os bifes são sempre bem passados quando passam nas mãos deste homem. Espero quarta-feira estar a beber um bom vinho do Porto e dizer qual “Bordeaux” o que é nacional é bom!

FORÇA PORTUGAL!
Orgulhosamente Português e também "Turkinho"

Sem comentários:

Enviar um comentário