sexta-feira, dezembro 05, 2008

CIMEIRA AMBIENTE TURCO - ABERTURA



Publica-se o discurso de abertura de Tuni, Administrador do blog, na cimeira das comemorações do 3º Aniversário do Ambiente Turco, a decorrer durante o mês de Dezembro nos Paços do Concelho:



"Tempo...

E não haver nada,

Ninguém,

Uma alma penada

Que estrangule a ampulheta duma vez!"




Caros con-cidadãos:

Inicio esta cimeira, apropriando-me das sempre belas palavras de Miguel Torga para servir um propósito específico. Na realidade, não entendi ao certo a mensagem que este nosso Grande Mestre literário quer fazer passar em forma de poema. Simplesmente tinha que iniciar o meu discurso com aquilo que mais me falta: Tempo! E por isso ousei citar Miguel Torga. Por isso e porque - quem me conhece bem sabe - sou um amante profundo de literatura. Sim, não tolero, em lugar algum, que se pontepeie a imaterialidade da nossa língua como quem chibata a Joana, filha do Pinto da Costa. Guio-me por este princípio e irei sempre providenciar que dele se faça regra.




(Aplausos e mais aplausos da plateia, alguns dos presentes já de pé)




Continuando então por este trilho que nos levou ao Tempo, urge assim dizer que é tempo de não ceder ao Tempo. A isto todos nos propusemos no dia 28 de Dezembro de 2005: criar tempo para lutar por uma blogosfera mais douta, menos badalhoca, menos canina. A tradução fiel deste estado de alma deu origem a um compromisso por nós assumido e baptizado de "AMBIENTE TURCO". O objectivo, definido numa palavra simples, não era de todo inalcançável: atingir a perpetuidade! "E qual o resultado?", perguntais vós como Santo António havia perguntado aos peixes. Pois bem, respondendo, o blog está aí! Permance assim, imune à inexorável chama do tempo...




(Plateia em absoluto delírio, tudo de pé, alguns já com as gravatas na tola)




Rematando - porque o desmedido respeito por esta Douta Plateia sempre me impede de me dissertar muito mais e porque estou atrasado para um jantar em Barcelos - sentimos desmesurado orgulho em comemorar 3 anos deste blog. De um blog que ainda existe, de altos e baixos, de épocas de maior e menor fulgor. Mas a presença, caros senhores, é primordial. O importante é nunca apagar esta imagem de imperecimento. De se ser intemporal. Por isso, comprometo-me perante esta nobre plateia a ser intemporal. A dar novos tempos ao Tempo. Estarei para este blog como um Augusto Mata estará para o Infesta: intemporal! Ou como um Guy Roux, uma vez que este blog é feito de altos e baixos... Bem, não importa. O que quero realçar é mesmo a intemporalidade. Do blog e do meu discurso... Como tal, desejo a todos os que aqui contribuem votos de perpetuidade de grandes posts e aos restantes oradores e cronistas do blog, tenham cuidado com esse "altinho" na alcatifa que não caí aí por um triz!

Um forte abraço, ou abra-ço!




(Tudo nú e em cima das poltronas, extasiado com este épico discurso)


4 comentários:

  1. MAGNÍFICO! Mesmo tendo um personal blog, tem tempo de demonstrar que este blog ainda é um canto para ser preservado! Acho mesmo que, apesar das indirectas para o meu "bom português", (que se repararem é capaz de ser tão bom como outros daqui), este nosso caro amigo, quanto a mim deixa em entre linhas muita informação. Leiam e reflictam!
    Dia 28 se a viagem á corunha me deixar, espero estar a orar para todos vós, num tasco perto de nós!

    ResponderEliminar
  2. Mas voltando ao que realmente interessa para quando está marcado o holocausto alcoolico ? :)

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitos parab-ens ao Tuni por este discur-so brilhante que realmente comoveu uma plat-eia em toda ela grandiosa!
    Claro está que depois de termos dado inicio a esta cimeira é de todo insdispensavel, finalizar a mesma com o verdadeiro, e pegando nas palavras do carissimo York3, holocausto alcoolico, ou seja a um jantar do ambiente turco!
    Venham daí essas datas!

    ResponderEliminar
  4. Segundo o registo, terá de ser no dia 28 de Dezembro. Ora em principio será chegar de uma, para me meter noutra!

    ResponderEliminar