terça-feira, outubro 17, 2006

A descoberta de um GRANDE actor


Realizador: M. Night Shyamalan
Intérpretes: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Colette

"O Sexto Sentido" é um excelente filme que aborda o mundo sobrenatural duma maneira inteligente e eficaz, apoiando-se num excelente argumento e numa cuidada realização. A partir do momento em que as personagens de Bruce Willis e Haley Joel Osment se encontram, o espectador apercebe-se que existe algo de misterioso neste "O Sexto Sentido".
Esta percepção não deixa o espectador ficar mal. Este filme encerra um vasto rol de segredos que são sucessivamente desvendados com o decorrer da história, para atingir o seu ponto alto com a revelação do principal segredo de todos. Para alem disto, a história explora um mundo que, apesar da sua existência ou não, as pessoas sempre temeram: a vida para além da morte e a possível convivência de pessoas mortas com os vivos.
Para isto, apoia-se em várias situações que nos acontecem todos os dias, e que são aparentemente inexplicáveis, para cimentar esta tese sobrenatural.

Apesar da vertente sobrenatural, "O Sexto Sentido" não é um filme de terror puro; existe espaço para o desenvolvimento de relações entre as personagens: o companheirismo crescente entre Malcolm e Cole, a protecção e incompreensão da mãe de Cole em relação a este, o distanciamento cada vez maior entre Malcolm e a sua mulher. Estas relações, para além serem a componente dramática do filme, vieram "humanizar" a história, tornando-a mais realista.
Para além de um inteligente, objectivo e bem estruturado argumento, "O Sexto Sentido" conta com uma excelente realização do jovem realizador indiano M. Night Shyamalan (um dos meus preferidos sem margem para duvidas) realizador de Sinais, A Vila, Corpo Fechado, etc , com um bom trabalho de câmaras, que "transportam" o espectador para dentro do filme nas cenas de maior suspense. Destaque também para a vertente dramática colocada em prática por Bruce Willis, demonstrando que está a altura de agarrar outros papéis para além do eterno herói de acção, e Haley Joel Osment que tem uma magnifica interpretação, representando que nem gente grande, fazendo roer de inveja muito bom actor.
Concluindo, só me resta dizer que este filme irá, com certeza, para a prateleira dos filmes clássicos, dos melhores de sempre, daqueles que ficam na retina, daqueles que conseguem guardar o seu lugar na história, pela sua genialidade, pelo seu engenho... Fica a dica...

1 comentário:

  1. Meu caro cimento, gostava de te felicitar por esta recomendação... considero este como um dos melhores filmes que já vi. Muito bom mesmo

    ResponderEliminar