terça-feira, outubro 31, 2006

NO ONE HERE GETS OUT ALIVE!!!

O MONTE GELLERT

(Não sei se estou a invadir o dia de algum comentador. Se for esse o caso, as minhas desculpas).

O amigo leitor, já deve ter ouvido falar nos problemas pelos quais está a passar a Hungria, nomeadamente, a sua capital, a velha e bela Budapeste.
Fez na 2ª feira, 23, precisamente, 50 anos que se deu uma gigantesca revolta popular na Hungria.
Ora, a data já era (só por si) marcante. Se a data já trazia ao povo velhas recordações, o primeiro-ministro Húngaro, Ferenc Gyurcsány, ajudou à festa. Mas já lá vamos.
Ora, há 50 anos, o povo revoltou-se contra o domínio comunista do país, in casu imposto por Estaline e (após a morte deste) continuado por Kruchtchev.
Por seu turno, o que esteve na origem das recentes manifestações populares, foi o facto de o actual primeiro-ministro Húngaro, pouco tempo depois das legislativas, ter admitido no passado mês de Maio, numa reunião do seu partido (MSZP), que tinha mentido ao seu povo, escondendo, assim, a difícil situação económica do seu país.
Ora, mal sabia o primeiro-ministro que as suas palavras tinham sido gravadas e postas a circular no dia 17 de Setembro de 2006.
A partir daí, é o que o amigo leitor já sabe. É aquilo a que assistimos quase todos os dias. O povo saiu (e continua a sair) à rua revoltado e manifestou-se!!!

O que o amigo leitor não sabe é que por volta de meados do passado mês de Agosto, outra “revolução”atingiu aquele país, quando 5 Turcos “aterraram” na Velha Budapeste, mais concretamente em Buda, na zona Gellert.
Esta investida Turca teve, inclusivamente, direito a banho Turco – lembras-te Péricles?
A única semelhança entre as duas “revoluções” é o facto de ambas terem tido a sua génese na zona Gellert.
Se há 50 anos o exército vermelho tomava posições no monte Gellert, em Agosto passado, os 5 Turcos “montaram a tenda” na zona Gellert.
Parece que por aquelas bandas toda a gente trocava as recentes manifestações populares e a instabilidade daí resultante, por outra investida Turca.
Pode ser que um dia isso volte a acontecer, mas nesse dia, talvez os 5 Turcos se façam acompanhar do restante agrupamento Turco. E aí, amigo leitor, as noites de Budapeste serão, efectivamente, NOITES DE ROCK N’ROLL!!!
Já estou a imaginar o que dirá, nessa altura, aquele povo. Qualquer coisa como: ELES PODEM NÃO SER MAGIARES, MAS TURCOS SÃO DE CERTEZA!!!

Saudações vitorianas!!!

Hasta!

2 comentários:

  1. Espero 1 dia lá voltar, mas nunca no proximo ano, pois para o ano quero é areia branca e pulseira no pulso!

    ResponderEliminar
  2. Há uma certa pessoa que vai jogar e nao paga os respectivos jogos..... ficando a DEVER

    Era bom que essa pessoa (que sabe quem é) que efectue os respectivos pagamentos,pois poderá haver novamente uma revolução

    ResponderEliminar