quinta-feira, outubro 19, 2006

GRANDES PORTUGUESES


A RTP decidiu lançar uma espécie de concurso tendo em vista a eleição da figura portuguesa mais marcante da nossa História.
O programa, o seu conteúdo e seu propósito, suscitaram em mim grande curiosidade, por isso, depois de me ter deslocado no passado Domingo a Barcelos para assistir a um espectáculo comediante, onde não faltaram os sempre actuais bobos da corte...chegado a casa, depois de ter recusado o convite para ingerir 1500 calorias (é dizer, francesinha) e suar como um desalmado em apenas 5 minutos, devorei o aludido programa entitulado GRANDES PORTUGUESES.
Trata-se de uma iniciativa já levada a cabo noutros países, designadamente no Reino Unido onde foi grande a controvérsia em torno da eleição, o que é natural, tendo em conta a dificuldade de praticamente resumir a História de um país a uma figura humana!!!!
Não que seja esse o intuito do programa, mas a mente humana é preversa e tende para a generalização fácil...eu próprio, eventualmente, cairei nesse erro!
Como parece ser já factual, não ficarei indiferente a esta eleição, sendo que irei acompanhar, sempre que possível, o apresentar do elenco de figuras escolhidas para tão nobre título.
É minha característica ser parcial, aliás essa foi uma opção da minha vida, defender com unhas e dentes aquilo que por vezes não passa de uma "porca miséria".
Não é esse o caso, na presente situação, tenho já a minha tendência de voto vincada, tendência essa que não deixarei de aqui apresentar e justificar, como sempre faço na minha vida!
Infelizmente, não conheço muitas das figuras susceptíveis de honrar o nosso país, vou-me dedicar a isso, apreender, descobrir e, quem sabe, venerar...não manterei a minha ignorância...
Daí que o meu voto esteja susceptível de se alterar.
Além disso, a eleição em si poderá ser influenciada pela memória visual das pessoas, ou seja, as figuras da recente actualidade portuguesa terão, sem dúvida alguma, sérias vantagens...
Acresce ainda que, o papel desempenhado pelo desporto no nosso país poderá sempre ter grande influência...Mourinho, Eusébio, Figo, Ronaldo, Rosa Mota, Carlos Lopes, até mesmo Pinto da Costa, será algum destes o GRANDE PORTUGUÊS?
Não creio, mas também ninguém pode duvidar, que figuras como as três primeiras que vim de referir são mundialmente conhecidas, mais do que qualquer outro portuguÊs, mas isso é fruto da modernidade, do desenvolvimento, da informação cronometrada ao segundo e da importância do desporto rei em todo mundo!
Um importante destaque...o programa entre nós, portugas, já suscitou também alguma polémica...António de Oliveira Salazar consta do rol de grandes portugueses!!!!
Mas para já, sem qualquer propósito de estimular qualquer sentido de voto, a minha preferência recai sobre uma figura que simboliza o nosso Nascimento, a nossa cidade, o Berço, a conquista...o muy nobre D. Afonso Henriques...
É crucial o seu papel na formação e expansão do nosso país, é um símbolo da nossa terra, é um orgulho da nossa nação!
E teria um particular gozo ver não só a nossa Vimaranes como capital europeia da cultura, como ainda ver El Rei D. Afonso Henriques ser coroado com o título de GRANDE PORTUGUÊS.
A minha dúvida é: que sentimento se iria despoletar na alma dos bracarenses, dos conimbricenses, dos Portuenses, dos Poveiros e, já agora, dos portugueses em geral?
Depois da triste figura que já vi políticos nacionais fazerem com a candidatura de Guimarães a capital da Cultura, também me iria agradar ver mais uma vez Guimarães, por inerência do fundador de Portugal, emergir na actualidade nacional.
Aqui ficam algumas sugestões e VOTEM:
-AGUSTINA BESSA LUÍS
- LUIS VAZ DE CAMÕES
- D. AFONSO HENRIQUES
- EUSÉBIO
- FERNANDO PESSOA
- GENERAL HUMBERTO DELGADO
- VASCO DA GAMA
- ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR
- MÁRIO SOARES
- ÁLVARO CUNHAL
- BOCAGE
- D. SEBASTIÃO
- FLORBELA ESPANCA
- MARQUÊS DO POMBAL
- AMÁLIA RODRIGUES
- VASCO SANTANA
- ZECA AFONSO
- JOSÉ SARAMAGO
- EGAS MONIZ
- AMÁLIA RODRIGUES
- PADRE ANTÓNIO VIEIRA
- MICHAEL KNIGHT
- CIMENTO
- BASTURK
- TUNI
- PÉRICLES
- KEMAL
- POIROT
- GUDDINK
PS: A imagem com que vos presenteio nada tem a ver com a crónica, mas sim com o ambiente do blog, e sobretudo com o momento actual...
Tenho dito.
o Justiceiro

9 comentários:

  1. Falta aí o José Cid!!!

    Eu voto no Tuni tb... Mas.. Onde é que está o Tuni? :D:D:D

    ResponderEliminar
  2. Obviamente, Tuni. Já agora, reparei que, além do José Cid e do Emplastro, parece-me que também falta o Gusto Ganga!
    Hasta

    ResponderEliminar
  3. Um grande bem haja para todos aqueles que, tal como eu, votam no homem certo para a nomeação em questão.
    O meu voto cai naturalmente e como seria de esperar, no fundador do polémico e badalado TRIO CAPELA.
    Penso que não será necessário pronunciar o dito em questão, já que tão ilustre personagem, é conhecida pela sua grandeza literária como está demonstrada nesta crónica.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar
  4. Fiquei deveras muito encantada com a entrada do Justiceiro, a espalhar charme, na tabacaria oficial do VSC. Aquilo é que é um homem... Bem vestido, com o seu fatinho de ir ao pito, desde então nunca mais fui a mesma.
    O meu voto vai para o Michael Knight.
    Fico á tua espera, quando vieres comprar pão, lá para as 5h10.
    Bejos calientes com farinha na boca.

    ResponderEliminar
  5. Justiceiro???? A espalhar charme???? Como é que é possivel esse roto enganar alguém... Bem vestido???? Mais parece uma couve flor, ainda por cima so faz cenas tristes e lamentaveis. Farta-se de cravar bebidas, deve-me querer levar com ele para o desemprego!
    FORA Michael Knight.
    O meu voto vai para o sex simbol TUNI. (aquilo é que foi um show)

    ResponderEliminar
  6. Eu vi logo pelo estilo do tipo, meio caçula, do tipo...armado em veterano, cabeça para a frente e ombros para trás. Deixei-o entrar, e olha no que deu, próximo cabeça de cartaz aqui do bar. Estes tipos da moda, armado em morango...safam-se sempre no show-bizz.

    ResponderEliminar
  7. Oh pasteleira vai aquecendo que eu manhã esborracho-te contra a parede!!!
    Eu, sublinho, eu esborracho-te...para que não haja dúvidas sobre a quem pertence o papel activo!!!!

    ResponderEliminar
  8. REPITO (porque aquilo é uma vergonha...é do teclado loll)
    Oh pasteleira vai aquecendo que eu manhã esborracho-te contra a parede!!!
    Eu, sublinho, eu esborracho-te...para que não haja dúvidas sobre a quem pertence o papel activo!!!!

    ResponderEliminar