quarta-feira, fevereiro 01, 2006

DA ESPLANADA DO MILENÁRIO


O RASGANÇO, NA PRIMEIRA PESSOA
por: Péricles, Alfa Iate
Caro leitor, um grande bem-haja!
Pode porventura o meu amigo julgar que hoje derrocou sobre mim um espírito um tanto ou quanto egoísta pelo facto de lançar uma crónica de cariz fundamentalmente pessoal. Engana-se quando pensa que o mesmo se apoderou de mim apenas hoje... Mas pensa correctamente em tudo o mais... Contudo, sou o primeiro a afirmar que você merece sempre uma explicação! E sei que no seu íntimo acredita que eu morreria se não o elucidasse! Pois bem, desde a noite de Sábado que me sinto perplexo, maravilhado ou mesmo atordoado com o que me sucedeu. Se o meu fiel leitor me observasse desde então, estou seguro que diria uma de duas coisas: ou ele viu o Ronaldinho Gaúcho a driblar in loco ou deparou-se com a Soraia Chaves como mui majestosamente veio ao mundo... Nego, tanto uma como outra! Mas não foi menos mágico o que aconteceu...
Foi com certa antecedência que foi noticiado um evento no qual eu seria protagonista, ainda que a meias, O MEU RASGANÇO! Sem qualquer desprimor em relação á bem elaborada crónica do Ilustre Cronista Michael Knight, onde faz uma notável abordagem a esta tradição académica coimbrã, gostaria de reforçar o facto de esta tradição carregar um simbolismo extremamente forte do ponto de vista de quem a ela se sujeita. Assim, esta tradição representa o romper com a extasiante vida académica que me preencheu durante 6 belos anos, e tem lugar numa só noite. Trocando por miúdos, o Rasganço acontece uma vez na vida! E temia, estava em pulgas só de pensar na obrigação de o tornar memorável...
Chegado á cidade dos Doutores, dirigi-me ligeirinho para o Couraça onde já era aguardado por alguns ilustres convidados. Entre estes, encontravam-se já dois Ilustres Comentadores deste nobre espaço, nomeadamente Basturk e JMiguelim! Aqui, estranhamente ou não, saltou-me à memória as minhas inevitáveis comparações/distinções e denotei que estes dois magnânimes comentadores já se distinguiam de Simão Sabrosa num aspecto peculiar: marcavam penaltis sem paradinha... E seria um tónico interessante para o resto da festividade, dando motivação aos restantes presentes para igualmente mostrarem os seus dotes.
Eis chegado o grande momento, o Rasganço propriamente dito. Caro leitor, tentando ser parco em palavras, estou seguro que nem um elevado estado de senilidade levará este acontecimento para terras longínquas da minha memória! Senti-me nos Céus, junto de Zeus! O que ali aconteceu foi a maior afirmação da liberdade do Homem! E naquele preciso momento recordei essa musa do cinema internacional, BO DEREK!!! Recordei-a pois também eu rasguei todos os tabús! Recordei-a pois também eu me despi de preconceitos! E quando, nú, corria atrás da capa, senti a leveza, a desenvoltura que Bo certamente sentiu quando cavalgou liberta! Meu caro leitor, "EU SÓ ME QUERO DESPIR!!!". E, pois o melhor guardo para o fim, desta nobre Esplanada grito em alto e bom som:
  • IN ALLAH I TRUST
  • KEMAL ATATURK
  • MICHAEL KNIGHT (Al Catrão (?), Fugiro (?), Trug V (?))
  • BASTURK
  • JMIGUELIM

MUITO, MUITO OBRIGADO!!!

  • JOÃO PINHÃO
  • POIROT
  • TUNI
  • SERGEY GUDINK
  • BOLA D'OURO
  • AUDI A4
  • ALLENATORE
  • JUOM
  • ENRIQUE CIMENTO
  • BOHEMIA
  • JUSTINA
  • JOANA F.
  • JOANA X.
  • DANIEL-SAN
  • PERÚ
  • BIGUINHO
  • PECHINCHA

FIZERAM MUITA, MESMO MUITA FALTA!!!

Antes de mandá-la tensa para ti, Poirot, rejubilo ao saber que "O AMBIENTE TURCO DESCEU AO MONDEGO!"

Aquele abraço,

PÉRICLES

4 comentários:

  1. Tornas a comprar um traje académico e repetimos o rasganço, desta vez para todos...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Péricles, perante tamanha capacidade narrativa só me aprás dizer que conseguiste.....de facto foi uma noite memorável!!! pode-se afirmar mesmo correndo o risco, que o ambiente turco desceu às margens do mondego...penso inclusive que por aquelas bandas demonstramos que também nós, humildes defensores da terra do rei, possuimos uma capacidade concretizadora fora do normal que apesar de algum descontrolo emocional momentaneo.., lá chegamos com a agua ao nosso moinho ou melhor dizendo com o vinho...e deixamos para trás momentos inesqueciveis!! como a tua corrida desenfreada em busca da capa como exemplo maximo e dou isso como exemplo porque pura e simplesmente não me recordo com o rigor jornalistico necessario nenhuma em que fui interveniente...:). Meu querido amigo estou certo que o teu rasganço ficará na memoria, um pouco turva, de todos aqueles que estiveram presentes perpetuando-se em nós uma profunda e sincera saudade...obrigado FOSTE GRANDE

    ResponderEliminar
  3. Ó Piracles eu tava para ir mas tavam a oferecer finex no tasco tasqueira!

    ResponderEliminar
  4. Pericles não consigo ouvir nada, daqui não se ouve, tas onde ???na esplanada do milenário???hmmm grita mais alto por favor e enquanto não o fizeres vou debitando que:
    Esta tua crónica é de uma veracidade ténue, não me parece que seja parecido com o simão sabrosa a marcar penalties ainda a acrescentar fazendo-o sem paradinha.
    A meus olhos nada tens de parecido com Boderek, a mim pareceu.me mais a fuga de uma galinha do que a boderekas em cima de um cavalo nua.
    Amigo, vamos la ver uma coisa, terei eu de me deslocar até aí,esplanada do milenário,e pender a minha espada turca sobre a tua pobre cabeça fazendo com que dançes a "gobek dans" para todo o publico que se encontre presente....???

    cumprimentos turccos

    ResponderEliminar