sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O primeiro de muitos



Em Setembro de 1972 um ataque terrorista sem precedentes desenrola-se perante 900 milhões de telespectadores por todo o globo, anunciando um admirável mundo novo de imprevisível violência. Decorria a segunda semana dos Jogos Olímpicos de Verão, em Munique, na Alemanha Ocidental - os jogos que haviam sido apelidados "Jogos da Paz e da Alegria" - quando, sem aviso, um grupo extremista Palestiniano, designado como "Setembro Negro", invadiu a Aldeia Olímpica, matando dois membros da equipa Olímpica Israelita e capturando nove elementos como reféns.
A tensa espera e o trágico massacre que se seguiu foram transmitidos com estonteante iminência pela televisão perante uma audiência internacional, terminando 21 horas mais tarde quando o pivot Jim McKay proferiu as terríveis palavras: "They’re all gone".
Enquanto o terror de Munique foi visto e sentido em todo o Mundo, o altamente confidencial rescaldo do evento permaneceu em grande parte uma incógnita.
Agora STEVEN SPIELBERG apresenta MUNIQUE, um envolvente thriller baseado nos eventos ocorridos em 1972 e na missão de retaliação que se seguiu - designada pela secreta Israelita como "Operação Ira de Deus" - um dos mais ousados e agressivos planos de assassinato na história dos nossos dias. Em mordaz, vívido e humano detalhe o filme leva-nos até um momento escondido na História que lida com muitas das emoções das nossas vidas actuais.
No centro da história está Avner (ERIC BANA), um jovem patriota Israelita, oficial dos serviços secretos. Ainda de luto pelo massacre e enfurecido pela barbaridade do mesmo, Avner é contactado por Ephraim (GEOFFREY RUSH), um oficial da Mossad, que lhe apresenta uma missão inédita na história Israelita. Ayner terá de deixar a sua mulher grávida, abdicar da sua identidade e embarcar como infiltrado numa missão que visa perseguir e matar os 11 homens acusados pela secreta Israelita de terem arquitectado o ataque em Munique.
Este é o primeiro de muitos, semanalmente irei por neste honroso blog um filme, por vezes de culto, por vezes ante-estreias, por vezes mitos, e por ai em diante, para que os leitores e ate mesmo esta nossa comunidade tenha ideias para aqueles breves momentos que não está de copo na mão..... Fica a dica

8 comentários:

  1. Um aplauso para a "revolução cultural" implementada por o celebérrimo Enrique Cimento!!!!
    Para quem grunhe por aí que este blog está fraco e sem conteúdo!!???
    Para essas bojardas facéis e com pretensão a mordazes tenho a dizer que o blog tem cativado imensa gente com a sua diversidade de conteúdos...esta semana fazendo um "resumée" vejo temas distintos:Vitória, TuniHerrera, Inferno da Luz, Boehemia, Czar, Surdos-mudos, Cinema...
    Não percebo o porquê de muitos dos comentadores recorrerem "ad nauseam" ao típico: "Ao Sr. Administrador onde está você?????
    O nosso Poirot acima de tudo deu-nos total liberdade editorial e isso é de aplaudir!!!
    Com isso só tem ganho este espaço e, em consequência, o estimado leitor!!!
    Para acicatar a vossa ansiedade, estimados leitores, digo-vos que a Semana Cigana está aí à porta e com isso muita tinta vai correr...obviamente que na próxima semana a crónica Ouvi Dizer Que será monumental e imperdível...mas calma ilustres leitores...não podemos atirar todos os dias o barro à parede!!!!
    É esta mescla de conteúdos que nos faz Turcos, logo, diferentes!!!
    A todos um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mt bom! e a semana cigana começa hoje...pelos vistos!!! para alguns claro! os do costume...

    ResponderEliminar
  3. Caro Michael,diversidade não significa qualidade....e esta tem, infelizmente, rareado ultimamente.

    Acredito que conseguem fazer melhor.


    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Velho Quinas, os meus cumprimentos...a qualidade, com o devido respeito, continua intacta...claro que faltam aqui os rumores polémicos costumeiros...mas como disse e repito temos de variar para não fartar...mas acredite que esta semana será abominável, obviamente, com repercussões neste espaço de eleição...eleição essa que para muito contribui o estimado leitor!!!
    Mas deixe que lhe diga q a qualidade dos conteúdos é muita subjectiva!!
    Ou seja, sei perfeitamente que esta semana as crónicas alusivas ao Vitorinha o deixaram extasiado...para si tinham, suponho, imensa qualidade!
    O mesmo já não deverá pensar a respeito das duas crónicas que invocaram o Glorioso...terão falta de qualidade? Não penso, se calhar causam é uma certa comichão no côto!
    Não podemos ver só para um lado e devemos saciar a nossa sede com a democracia que este blog nos oferece!!
    A todos os cronistas e comentadores, a minha vénia!

    ResponderEliminar
  5. Estava para nao fazer referência alguma mas a existencia de um "Mario Augusto", critico ou jornalista de cinema seja lá o que isso queira dizer, entre os comentadores deste afamado blog demonstra de forma cabal, como se consegue abordar de forma plena todas as tematicas.... em jeito de conclusão salientar que o ambiente turco se torna cada vez mais num boião de cultura bem hajam

    ResponderEliminar
  6. Mais um grande bem haja para todos vós. É com enorme satisfação que declaro finalmente, o fim do armistício para com o membro mais significativo dos irmãos Capela.
    Exmo. Senhor Michael (K)night, o Senhor acaba de receber mais uma vez um tormento, tormento esse que diáriamente irá concerteza contrariá-lo nas suas atitudes que proventura não estarão de meu total acordo.
    Quanto ao seu "resumée", pelos vistos não foi só a minha humilde pessoa que se riu durante largos minutos (Quinito).
    Apenas lamento que o Senhor Admnistrador tenha tomado partido pelo clã Capela, esse Senhor que dá "total liberdade editorial", porventura faz-lo para depois poder plagiar possíveis sucessos, ficando ele com o total protagonismo, como aconteceu com a sua crónica Rei Afonso.
    Caro Justiceiro não queira "tapar" os olhos daqueles que dão vida a este blog, como já disse várias vezes, nós somos o espírito deste espaço de culto.
    Espero sinceramente, que a semana Cigana, que será um enorme sucesso, seja bem exprimida em crónicas, esses mesmos futuros textos serão essenciais para voltar aos grandes e aurios tempos de glória. Sejam responsáveis.
    Tenho naturalmente que aplaudir o Exmo. Enrique Cimento, este sim, o mentor de um grande e aliciante projecto a longo prazo, onde espero que seja um exemplo a ser seguido por muitos que aqui andam com crónicas totalmente estapafurdias.
    Por último, Senhor Michael, veja se tem melhores argumentos e um sentido mais céptico em relação ao que escreve, isto do "bojardas facéis" é uma frase que não lhe dignifica em nada, da próxima vez escreva qualquer coisa com mais gosto e subtileza.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar
  7. Um sentido mais céptico - AlCatrão dixit
    Sabe, por acaso, o que significa céptico...
    Deve tar a falar chinês...
    E já agora o senhor anuncia e encerra armistícios sozinho...deve-se pensar o dono de todos...o senhor é só lamúrias e blasfémias...
    Cresça e desapareça!!!!!!!!na verdade o senhor não passa de um CAGOM que se esconde debaixo da cama com medo de levar ta tau!!!!
    Quanto à semana cigana...bem se o senhor quiser comer coma, senão ponha na borda do prato que também pouco me importa!!!!

    ResponderEliminar
  8. Um grande bem haja para todos aqueles que, tal como eu fica céptico perante tais palavras proferidas pelo nosso Justiceiro.
    O nosso Justiceiro, o homem das sabias palavras, o homem que corrige os erros verbais de todos aqueles que escrevem neste nosso cantinho Turco. Mas afinal quem é esse sujeito para efectuar tal coisa? Soletra que eu (Al Catrão) penso que sou dono de todos vós, e o Exmo. com este tipo de comportamento, auto-intitulando-se Professor de Português, com capacidade de corrigir tudo e todos não se acha dono disto?
    O Senhor Michael (K)night queria que eu lhe liga-se, para combinar-mos um encontro para discutir o nosso armistício, o Senhor é que comprometeu tal pacto de honestidade, tornando-se um homem falso e desonesto.
    O Justiceiro não consegue fazer justiça, não é digno de tal nome, e quer a todo o custo saber a minha real identidade, terminando assim as lamentáveis insónias que o perturbam há já alguns meses.
    Sendo o homem forte do "flamigerado" Trio Capela, o Senhor deveria de reconhecer os erros que anda a cometer, e só espero não ter que estar a seu lado, em nenhum dos grandes momentos da semana Cigana, colocando assim o Senhor na borda do prato.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar