quinta-feira, fevereiro 23, 2006

DA ESPLANADA DO MILENÁRIO


O REGRESSO DO CZAR
por: Péricles, industrial de calçado
Caro leitor, um enorme bem-haja!
Por diversas vezes referi em anteriores edições desta Esplanada que você está sempre em primeiro lugar. Por este motivo, dou o pontapé de saída nesta crónica a pensar em você e naquilo que eu represento para si. Eu sei, um sentimento de desilusão poderá pairar sobre si nestes tempos... Eu não vou fugir ás minhas responsabilidades sem retirar as devidas consequências! Tôdavia (perdoe-me Prof. Machado...), o meu fiel leitor sabe da relação de confiança que em tão pouco tempo se estabeleceu neste nosso mundo blogueiro, que só por motivo ponderoso seria capaz de não lhe proporcionar esta humilde Esplanada, sempre com o seu café da manhã. Assim sendo, antes de mais, penitencio-me, rogando perdão! Porém, o motivo que me assolou, impedindo-me de disfrutar da sua sã companhia foi, nada mais nada menos, que a mais imperiosa das justificações: saúde! Relaxe, certamente que não será nada sério... Contudo, opto por me tornar numa espécie de sentinela neste tipo de situações, convém ficar de alerta... Certo da sua infindável compreensão, dou esta querela por terminada.
Devo desde já chamar a atenção do meu estimado leitor do extremo interesse que poderá ter para si este tema, pois eu nunca poderei viver sem o meu Reino das Comparações, fazendo-o entrar no seu mundo, ajudando-o a perceber o que se passa em seu redor. Ora bem, pego neste tema desafiando o meu fiel leitor a captar as subtis semelhanças/discrepâncias com o reboliço que invadiu a nossa inclita cidade. Desde já o esclareço dizendo que este indivíduo não é Nicolau II ou qualquer czar da Rússia. Também não irei dissertar sobre a Revolução Russa ou o surgimento do Socialismo. Senhoras e Senhores, o presidente do Alavés, DIMITRY PITERMAN!
Segundo rezam as crónicas, este ucraniano é considerado o actual enfant terrible do dirigismo desportivo mundial. Sempre envolto em polémica, atingiu os píncaros da idiotice esta semana quando resolveu insultar os seus próprios adeptos. Confrontado com as acções de contestação que estão previstas para Domingo, data em que o Aláves receberá o Racing Santander, este energumeno resolveu proferir o seguinte: “Não estou preocupado. Há sempre um bêbado ou um anormal que se põe atrás do banco e não é só aqui. Não posso ligar a essa gente. Os anormais não são adeptos, são gente obsessiva que nada faz na vida. Gosto de ser politicamente incorrecto e quando chamo anormal a alguém é para ofender essa pessoa e não os desgraçados que estão doentes". Não satisfeito, resolveu mesmo atirar-se para o abismo e rematar com o seguinte: “Temos 12.000 ‘abonados’ que têm o direito de ver os jogos e nada mais. Têm liberdade para se expressar e queixar, mas não podem exigir o que quer que seja. Não vou ser escravo deles”.
Deu-me uma volta no estomago quando me deparei com tal notícia! Acredite, meu fiel leitor que ira foi a unica coisa que se apoderou de mim. E trocava o primeiro prémio do Euromilhões por uma oportunidade de me deparar diante deste sujeito e, de dedo em riste, ter liberdade de o chamar á razão: Dimitry, não te esqueças das tuas raízes! Antes de denegrires um bêbado ou um anormal lembra-te que és ucraniano e eu só te vejo de capacete na cabeça e roupa cheia de tinta! E sim, se fores contestado por um bêbado atrás do banco tenta perceber que o teu clubezito e o futebol são dele e não teus!!! E se não fores capaz de entender isto, tu é que és o anormal!!! E não te esqueças que a afficion do teu clube tem todo o direito de exigir tudo o que diga respeito á colectividade, inclusivé a tua cabeça!!! Metes nojo!!! E queria-te ver a dizer o mesmo em relação ao Bião, Biguinho ou Fadista!!! És um rato de esgoto!!!
Subitamente, mesmo imbuído em tamanha cólera, "desci á terra" deparando-me com o fabuloso "mundo Vitória". E em tão curto espaço temporal, cheguei à conclusão que neste fim de semana último fomos a verdadeira essência do desporto-rei. Percebi que temos muitos bêbados atrás do banco, até admito anormais, mas nunca iremos ter um atrasado mental desta estirpe. Pois sabemos nós o que é a paixão por uma cidade e um clube. Aliás, NÓS SOMOS O CLUBE! A todos os que se mobilizaram no último Sábado no Vitória-Benfica, deixo com esta crónica o meu humilde aplauso, e, ainda que me tornando repetitivo, a todos digo: SOMOS ÚNICOS!!!
Aquele abraço,
PÉRICLES

4 comentários:

  1. Este Dimitry já estava a precisar de um puxão de orelhas... VITÓRIA ALLEZ!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É de forma sentida que assisto ao regresso desse prodigio da argumentação que nos presenteia todas as semanas com verdadeiras perolas, bem vindo de volta camarada PERICLES.....durante a ultima semana a ausencia desta esplanada angustiou quem de perto convive com este meio dos turcos, mas o regresso nao se poderia mostrar mais auspicioso.....em grande forma sem duvida...meu caro consegues sempre semana a semana evidenciar cada vez mais segurança e perspicacia no comentario e permite-me utilizar as tuas tao queridas e incomparaveis comparações, caro Pericles aqui nete blog és como o Gato Nilson nas redes do vitoria capaz sempre de driblar qualquer adversidade força e bem haja

    ResponderEliminar
  3. Um grande bem haja para todos aqueles que, tal como eu, ansiava por uma boa crónica.
    Foi de facto uma agradável surpresa o regresso em força do nosso prestigiado Péricles. Até o estimado Admnistrador deve de ter sentido um alívio ao ver o seu blog rejuvenecer, com tal crónica.
    A si camarada Péricles, uma grande medalha de mérito, pelo prestígio que o Exmo. semana após semana vai merecendo, por aquilo que escreve, que naturalmente contagia quem as lê.
    Mas de facto, para além destas obras de arte literárias, o nosso estimado espaço de lazer anda pelas ruas da amargura, inicilamente eram crónicas todos os dias, agora, textos que não interessam a ninguém, textos esses escritos com um intervalo de uma semana.
    De facto é com profunda tristeza que vejo um espaço que todos dinamizavam passar, para um espaço que vai vagabunziando pelos corredores da ecuridão.
    Naturalmente que a responsabilidade deste problema, para além de ser de quem escreve, é principalmente do Senhor Admnistrador, que não cativa os seus bloguistas, não os incentiva.
    Meus estimados Senhores, é necessária e com urgência uma medida para alterar tudo isto. Há medidas a serem tomadas.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o sr. Al , penso o poder tratar assim devido ao nosso grau de afinidade... Eu penso que o blog esteve um tempo muito paradinho de ideias mas ao que parece , foi devido a tao duras semanas, e parece-me que vai voltar ao seu melhor nivel, ja que estas semanas que se avizinham vao ter muitas histórias para contar, assim espero
    Deixem trabalhar quem sabe...V

    ResponderEliminar