quarta-feira, fevereiro 08, 2006

DA ESPLANADA DO MILENÁRIO







DO INFERNO... AO INFERNO
por: Péricles, serrador
Caro leitor, um enorme bem-haja!
Ainda estremeço só de pensar que terei que iniciar esta crónica... Nunca pelo interesse, ou falta dele, que este tema possa suscitar no íntimo do meu amigo leitor ou, porventura, por poder alguma vez ferir susceptibilidades, já que seria de todo nula a minha presença neste espaço se tivesse que me justificar perante algum agente PIDE, por outras palavras, se me fosse vedado esse valor tão vital como a minha liberdade de opinião. Simplesmente, não duvidando da sua capacidade de reconhecer o timing das questões, este não será talvez o momento ideal de pôr o dedo na ferida ou evocar Velhos do Restelo... Sem dúvida, o momento de autopsiar este tema não é o melhor mas hoje e sempre impõe-se esclarecer aqueles que, e creio que fundadamente, elevam as suas vozes num criticismo exacerbado para que não o façam desprovidos de qualquer bom senso ou mesmo base histórica... Meu fiel leitor, neste preciso momento, o meu Reino das Comparações foi invadido por duas marcantes personalidades: DOMINGOS VÍTOR MAGALHÃES e ANTÓNIO PIMENTA MACHADO!
Por razões de ordem cronológica introduzirei desde já o segundo indivíduo. Dr. Pimenta Machado (o negrito é nosso...) exerceu o cargo de Presidente da Direcção do Vitória Sport Club por mais de duas décadas, estando incluido no restrito lote de Dinossauros do dirigismo desportivo português. E sempre lhe foi reconhecida essa função, significando isto que assim definiu o seu modo de vida, quiça sustento... Quanto a Domingos Vítor a história conta-se de outro modo. Atingindo uma certa notoriedade aquando da Presidência do regionalíssimo Moreirense FC, nunca perdeu o seu Vitória das suas cogitações abraçando um projecto que se previa divino. Em suma, sonhou, pugnou e obteve resultados, realizando o que para muitos de nós nunca passará de uma ilusão: a cadeira vitoriana do poder!
Estabelecendo um paralelo entre passado e presente, encontro mais discrepancias entre estes dois modelos de gestão do que entre Israel e Palestina, ainda que nos conduzam a resultados, neste momento, praticamente similares. Sumariamente, escolho aleatoriamente como exemplo a gestão desportiva de um e de outro. Durante largos anos foram-nos proporcionados momentos de autentico pagode futebolístico aos quais faço questão de recordar: Marco Ciardi, Roberto e Felisberto, Alexandre Vitorino entre muitas "estrelas" que passearam a sua classe pelo nosso histórico gramado. E que ninguém responda com Manoel, Paulo Sérgio ou Clayton pois só um jumento não reconheceria um razoável estatuto em tais carreiras... 1-0, Domingos Vítor!
Seriam infindáveis todos os polos de comparação que poderiam ser abordados. Contudo, todos eles seriam básicos ou elementares. Por mero exercício académico, contenho-me para não abordar uma quase despercebida comparação que se impunha aqui efectuar: as gravatas de um e de outro... Desconfio que o Dr. esteve por um triz de me obrigar a envergar lentes de 0.5 de graduação pelos berrantes bacalhaus que ostentava ao peito... Dr. Pimenta, tenha os mínimos! Apresente-se! (Não a depor, já que isso seria massacrante...)
Porém, ei-nos chegados ao aspecto que cumpre realmente focar. Não, não preciso de me socorrer de qualquer analista científico para preencher conceitos ou retirar conclusões! Quero, posso e mando, serei eu próprio a tecer as minhas considerações!!! E contraponho a obscuridade da gestão do Dr. com a transparência patenteada na gestão de Domingos Vítor! Contraponho dizendo que não queria George W. Bush a governar o meu país em deterimento de Nelson Mandela! Contraponho dizendo que serei eternamente democrata e que jamais pactuarei com "ditadurazinhas" de gente que vive omitindo o que deveria ser do conhecimento dos seus ou que vive de inverdades! SENHOR Pimenta, você não tem capacidade para resolver os seus problemas com a lamacenta Justiça Portuguesa, logo, não tente interferir em instituições de inigualável dignidade!
Quanto a si, Domingos Vítor, não se abrigue por detrás deste testemunho! Divague pelos manuais de história e constate que muitos homens bons acabaram mesmo por ser guilhotinados! Não lhe basta ser honesto e transparente, seja esperto e adquira traquejo!!! E não se esqueça que a nau jamais poderá ir ao fundo!!!
Aqui chegados, permita-me, meu caro amigo, partilhar aquilo que retiro do que até agora foi estatuído. Pois bem, no fundo, reflecti para comigo e afinal cheguei à conclusão que existem diferentes conceitos de Inferno. Imagine o leitor a assistir a um U. Leiria-Marítimo no Municipal de Leiria; parece-me que até o ouço dizer, perante a inexistência de espectadores, "mas que inferno...". Agora dê um saltinho até à outra ponta da Europa e reveja-se num Olimpiakos-Panathinaikos em pleno Pireu; certamente sussurraria "aquilo parecia um inferno!"... Rematando, diria que se deu a mutação do Inferno de meios para o Inferno de fins há cerca de ano e meio... E a minha escolha é óbvia: O CÉU que sempre existiu com eles, que sempre sobressaiu: O VITÓRIA E SUAS GENTES!!!
ACREDITEMOS!!!
Aquele eterno abraço,
PÉRICLES

6 comentários:

  1. Meu caro camarada de bancada e meu fiel braço direito sempre presente nas horas boas e más.....que dizer mediante o cenário que se nos apresenta cabendo-me perguntar como chegamos até aqui???? a tua narrativa apesar de alguma retórica com um sentido dubio..:)entronca a meu ver no que de essencial devemos pensar e principalmente o que deveremos fazer ou melhor o que os nossos dirigentes devem fazer. A meu ver a salvaçao é imperiosa nao interessando para isso os meios que se utilizam....costuma-se dizer que em desporto é preciso saber ganhar e perder, eu refuto essa ideia temos de utilizar todos os meios para a nossa salvaçao seja: telefonar ao Major ou pagar aos arbitros uma noite turca inesquecivel com putaria inclusive à boa moda turca e porque nao dizer À boa moda russa que o jogo de SPetersburgo nos sirva de inspiraçao o tempo está a apertar mas de certeza que nos iremos safar de mais esta VIVA o VITORIA e VIVA GUIMARAES..aguenta coraçao.

    ResponderEliminar
  2. Um grande bem haja para todos. Com muita pena minha, vou ser breve nas minhas palavras.
    Quero desde já e em primeiro lugar felicitar o nosso Grande Péricles, por mais uma grande crónica de seu nome "A Esplanada do Milenário.", que mais uma vez superou quanto a mim, muita crónica que por ai anda.
    Em segundo lugar, concordar com aquilo que o Senhor Péricles nos acaba de escrever, o Dr. Pimenta Machado, que deve de andar pelas ruas da amargura, fez muita asneira durante estas duas décadas a frente do Vitória de Guimarães. A única flor que pude ver esplandecer foi com certeza o magnífico Complexo Desportivo, que contêm condições de trabalho de um elevado nível, há já alguns anos.
    Este Presidente em exercício, tem todas as condições para superar o Presidente transacto, e embora tenha feito uma época inicial de grande qualidade, esta temporada tem sofrido alguns contratempos. Mas algo me intriga no meio de tudo isto, um clube que tem feito excelentes campanhas em outras modalidades desportivas, faz renascer o ciclismo, e apenas o futebol profissional mancha o trabalho deste nosso Presidente.
    Em terceiro e último lugar quero um dia conseguir entender aqueles que até aos dias de hoje apoiam o Dr. Pimenta Machado, lutando contra o Presidente em exercício (lutando contra o Vitória), dizendo-se sócios do clube de seu coração.
    Assumo como sempre assumi ser do Benfica, o clube que consegue despertar várias emoções. Mas não posso de todo ficar indiferente ao que está a acontecer com o Vitória, sendo eu um Vimaranense de nascimento, espero tal como todos vocês que o Vitória atravesse toda esta fase negativa.
    Gostaria de deixar um apelo a todos vós, gostaria que todas as pessoas que participam neste nosso cantinho Turco, deixasse uma palavra de incentivo ao nosso Vitória, aqui nos comentários desta fabulosa crónica do nosso estimado Péricles.
    Subscrevo-me com, elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a memória pra muita gente é muitíssimo curta!!!
    Não vou desempenhar aqui o papel de advogado do Diabo mas...a presente crónica versa sobre gestão desportiva, sendo tal item escolhido aleatoriamente, nas palavras doutas do cronista Pablito, ora a esse respeito cumpre-me enumerar os seguintes jogadores adquiridos pelo Pimenta:
    Roldão;
    Ademir;
    Adão;
    Jesus;
    Cascavel;
    Dane;
    Tanta;
    P. Bento;
    P. BARBOSA;
    ZAHoVIC;
    Soderstrom;
    Ziad;
    Gilmar;
    P. Martins;
    Dimas;
    Capucho;
    Paneira;
    Riva;
    Edmilson;
    Espinha;
    Neno;
    E podia estar aqui o dia inteiro...~
    Tudo jogadores fracos...e as equipas mágicas do MPeres, Autuori, J. Alves, Quinito, Pacheco...nada conta!?
    Não tapem o sol com a peneira...
    Faltaram mais t´tilos é verdade, mas o futebo praticado pelo Vitória chegou longe e era lindo...
    Quanto à gestão financeira...não ponho as minhas mãos no fogo...meteu ao bolso...sim, mas também deve ter metido muito no vitória e em desespero, provavelmente, no fim quis ir buscar para mal dos seus pecados.

    ResponderEliminar
  4. Mais um pimentista a brotar da escuridao...

    ResponderEliminar
  5. o futebol do befica tb era lindo no tempo do eusebio, qd o sôr doutor salazar era "dirigente" desta instiuição...
    ahh é verdade tb não roubava nada..

    ResponderEliminar
  6. Um grande bem haja para todos. Foi com indignação que pude observar o comentário de uma ilustre figura (membro do Clã Capela) deste honrável blog, que pelo que vejo, não partilha da mesma opinião daqueles que comentaram esta fabulosa crónica. Este Senhor, é sem dúvida alguma, um confesso admirador do dito Dr. Pimenta Machado, que ao longo de duas décadas a frente do Vitória de Guimarães apenas conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira. Deixe que lhe diga caro amigo, um troféu nacional em 20 anos de presidência é muito pouco, para um homem que gostaria (tal como eu próprio) de fazer deste Vitória um grande a nível nacional.
    Não podemos esquecer de facto, os bons jogadores que o Doutor Pimenta Machado contratou, referidos pelo nosso estimado Michael, mas também não podemos esquecer aqueles maravilhosos negócios de venda dos mesmos (como Zahovic entre outros) que pouco ou nada beneficiaram o clube da Cidade Berço. Para já não falar dos inúmeros jovens (hoje bons valores) das camadas jovens do Vitória que o Doutor não soube aproveitar da melhor forma, e que começou a espalhar por tudo quanto é lado.
    Acredito neste Presidente, e ao contrário de muitos, apoio o Vitória e não o contrário, como muito sócio faz, apenas para se livrar do Presidente Vitor Magalhães.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar