terça-feira, junho 27, 2006

Jeunet criou uma obra de arte superior. E não foi um acaso.


Realizador: Jean-Pierre Jeunet
Intérpretes: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta, Claire Maurier

"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" vem acumulando elogios por todo lugar que passa. Na França de origem, o filme foi aclamado e teve bilheteria gorda, chegou aos Estados Unidos e conquistou o público, e ainda se tornou o filme Francês de maior bilheteria no país. Mesmo o filme tendo perdido o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, ele chega ao Oscar como franco favorito e vencendo sem margem de manobra para os outros. Esse sucesso é merecido? Claramente

Amélie Poulain (Audrey Tautou) é uma jovem e humilde garçonete. Sua infância não foi das melhores; seu pai nunca se aproximou de verdade e só chegava perto dela para fazer exames (já que ele era médico); seu peixinho sempre a tentar o suicídio e sua mãe teve uma morte trágica e estranha . Morando em Montmartre, - um bairro de Paris -, Amélie encontra em seu novo apartamento uma caixa que contém objectos pessoais e, sua conclusão leva a crer que essa caixa é do ex-morador do local.

Amélie vai então em busca do suposto dono daquela caixa. Quando ela encontra o dono e nota a felicidade do homem ao rever seus objectos recuperados, algo muda em Amélie. Ela tem agora um novo sentido de vida, passa a fazer o máximo para ajudar as pessoas; seja encontrando coisas pessoais; ocultando algumas coisas; juntando casais; e tudo mais que veja que seja para ajudar o próximo. Mas, falta algo em sua vida: Um Grande amor. (Que parece ter surgido em um de seus feitos). Agora, depois de ver a felicidades de todos, ela quer a dela também.

O realizador Jean-Pierre Jeunet faz um trabalho impressionante e bastante original. Mesmo à narração ( muito criativa), a inteligência que os diálogos são criados acabam valorizando mais o filme.
Depois de ver o filme não podia deixar de dar 5 estrelas, a um filme espantosamente fabuloso! A qualidade fotográfica é bem visível, o argumento muito bom, e ela, bem, o que se podia esperar de uma rapariga que se apaixona por um refém de um grupo terrorista afegão e que está destinado a vender leite de cabra até ao fim dos seus dias? Simplesmente Amélie...

O nosso destino pode mesmo mudar à velocidade dum estalar um dedo

Um filme que vale a pena ver e rever. Simplesmente belo...Fica a dica....

5 comentários:

  1. Um grande bem haja para todos.
    Que bela dica meu caro Cimento, é realmente uma película de grande qualidade, um filme a não perder.
    Por outro lado vejo que quase seguiu na perfeição o meu conselho (cinema mudo Francês), ao colocar em cartaz um filme tipicamente Gaulês embora não seja de todo mudo.
    "Continue the good work" meu caro Senhor Cimento,
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar
  2. Vi este filme....achei.o cor de rosa e melado demais....um bom filme de domingo à tarde no chiado terrace.Fica aqui a dica pá SIC...

    ResponderEliminar
  3. para quando 1 post sobre "Emanuelle"

    ResponderEliminar
  4. não me atrai mas vou ver...ó cimento empresta-mo para abater ao que o video club mac ako já tem para te facturar.

    ResponderEliminar
  5. uma outra boa pelicula lá da terra do asterix é o filme : Irréversible
    com a famosa Monica Bellucci e o seu marido Vincent Cassel..
    Na primeira parte de IRREVERSÍVEL, você pensa que o filme é um nojo e não o merece a si como espectador. No final você vai pensar que não merece ser espectador de filme tão magnífico..
    Ó cimento, desculpa ter roubado este teu espaço virtual.

    ResponderEliminar