segunda-feira, junho 26, 2006

O dia seguinte

COMBOIO TURCO

ROMÉNIA

O nome Roménia vem de Roma ou do Império Romano (Oriental) e enfatiza as origens do país como província do Império Romano. Na Antiguidade Tardia, o Império Romano era frequentemente chamado de “Romania”, em latim. Alguns historiadores discutem que o Império Bizantino medieval deveria ser chamado propriamente de “Romania”, mas isso não foi aceito. O nome "Romania" também é usado para o grupo de terras europeias onde apareceram as línguas românicas.

COSTINESTI


Depois de Cracóvia o apogeu!!! Costinesti, muitas histórias ouvi desta cidade Romena, muitas histórias espero vir a contar…
Esta é a "capital do verão dos jovens romenos". Pensada como um centro internacional para os estudantes, é o melhor lugar para gastar as energias, conhecer gente jovem e virar a noite todos os dias. A alegria, a dança e a boa comida estão garantidas. Costinesti oferece, ademais, todo o necessário para praticar qualquer desporto aquático. Em teoria a estação de verão está aberta nos meses de Julho e Agosto mas podem conseguir-se quartos desde princípios de Março. Antes da revolução de 1989 as praias de Neptun-Olimp eram visitadas por turistas exclusivos baixo o controle do Comité Central do Partido Comunista. Hoje em dia, graças à abertura, é um lugar mais acessível. Porém, ainda se sente um certo elitismo o que faz de Neptun uma das praias mais exclusivas de Roménia. Toda a infra estrutura, como hotéis, restaurantes, discotecas ou centros comerciais, esta considerada como de luxo.
Localizadas para o sul de Neptun, estes centros de verão estão pensados para quem procuram férias mais econômicas. Júpiter distingue-se pelas suas zonas para o camping e as caravanas, enquanto que Cap Aurora oferece diferentes categorias de hotéis. Venus se diferencia por seu ar oriental, pela sua particular vegetação e pelas suas fontes mesotermais. Ao contrário, Saturn, é uma das estações desenvolvidas mas recentemente. Todas elas possuem excelentes praias em um ambiente que recorda o espirito Mediterrâneo.MANGALIA É a última estação, a 48 quilômetros ao sul de Constanta, muito perto da fronteira com Bulgária. Mangalia foi fundada com o nome de Callatis no fim do século VI d.C. e ainda podem ver-se alguns restos arqueológicos de aquela época como as ruínas da Basílica Paleo-Cristiana. Destacam-se, ademais, o Museu Arqueológico Callatis, com uma boa mostra de escultura romêna, a Casa da Cultura com um grande mural e a Mesquita do Sultão Esmaham (1460). Porém, Mangalia distingue-se especialmente por seu centro de cura através de banhos em águas minerais, mesotermais ou tratamentos de lama, eficazes para as infecções reumáticas e ginecológicas.
Diz-se também que a espécie feminina estará bem representada para aqueles lados, a ver vamos, o meu objectivo é passear na praia de manhã, comprar o pão quentinho para apresentar como pequeno almoço aos meus confrades turcos! Está também provado que o barco que encalhou naquela praia, prosperou aquelas águas marítimas, sendo recomendadas para tratamento reumáticos e das "varizes", assim vou aproveitar ao máximo aquela água a assobiar e cantarolar como se não houvesse amanhã!


QUARTO TURCO

Hoje tinha de pôr esta imagem, sem palavras...

3 comentários:

  1. Tou contigo meu caro amigo Tuni, nunca mais chega o dia 4 de Agosto, cada vez tenho mais vontade de ir, preciso mesmo de desanuviar...

    Continua com estas belas cronicas sobre os recantos que iremos passar, muito bom mesmo colega de viagem

    ResponderEliminar
  2. És tu eu e mais alguns...4 de Agosto, faltam 39 dias, pouco + k 1 mês!!!

    ResponderEliminar
  3. O que eu quero é "numa numa ei, numa numa ei"!!! Já sintonizei o meu rádio na Radio Vacança Costinesti, é só bombar!!!
    Abraço

    ResponderEliminar