quinta-feira, junho 29, 2006

Ouvi dizer que...

ELE ESTÁ DE VOLTA!!!!





Rejubilem, é hora de espernear e de bater palmas. Após longos e inquietantes meses, a crónica da coscuvilhice e do "diz que disse" está de volta. Para arrasar. Durante este período de hibernação, penoso diga-se, chegou-me muitas coisas aos ouvidos. Mas nunca me apeteceu, desde uma altura que não sei precisar, partilhá-las com o meu estimadíssimo leitor. Talvez por imaginá-las desinteressantes aos seus olhos ou talvez por pensar que, ao longo dos tempos, o Ambiente Turco se tornou uma valente bosta. Isto mudou, lentamente, mas mudou. É por isso que voltei. Mas voltei para abalar este "mundo imundo". Não tremam, podem descansar. Os que estão de consciência tranquila.
Sendo assim, começo por vos sussurrar que o que tenho para vos contar é proveniente de anos anteriores. Vem de anos passados, do Mundial de 2002. E se esta podridão me assaltou a memória, em nada é alheio o facto da nossa Selecção estar a protagonizar uma epopeia a todos os títulos fabulosa. E é, em nome destes momentos inauditos e esplendorosos, impossível não comparar o Mundial de agora com o dos Beach Boys. Sim, Beach Boys é o nome que se atribuiu à "canzoada" que nos representou nesse torneio. Treinadorescom uma ligeira inclinação para o putedo, directores a engolir botelhas de whisky como se o Toni lá estivesse, jogadores a pavonearem-se à sombra de um estatuto que, realmente, nunca provaram ter. E aqui chegamos ao cerne da questiúncula. Tudo isto tem paralelo com uma situação que me chegou aos ouvidos e que sucedeu na semana que decorre. Aqui que ninguém nos ouve, caro leitor, já ouviu falar no Covas Herrera? Se não ouviu, fica a saber que se trata de um dos muitos torneios de futebol que se disputam, por alturas do Verão, na bela Guimarães. Uma espécie de concentração de motards. Ou seja, cerveja e bebedos a gastar. Motas nem vê-las... O Ambiente Turco tomou a liberdade de se fazer representar com uma equipa no dito cujo. Vai daí, procedeu-se à escolha de atletas e treinadores. Coisa rápida e eficaz. E os problemas começam aqui. Consta-se que, tal como no Mundial da Coreia, há um severo distanciamento entre jogadores e staff técnico. Tudo porque a direcção do Ambiente Turco, em nome da sanidade financeira da instituição, decidiu aceitar uma das muitas propostas que lhe chegam para digressões no médio oriente. Estalou o verniz. Treinador desesperado porque, à porta do nosso "mundial", se vê privado da serenidade e pacatez necessárias para desenvolver uma estratégia que lhe permita alcançar um brilharete. Os atletas, por seu lado, entusiasmadíssimos com a possibilidade de semear o pânico em terras nunca vistas e, mais do que isso, ansiosos por travar conhecimento com um povo que os pode deixar de olhos em bico. Há aqui, como o leitor facilmente percebe, um claro conflito de interesses. Uma facção altamente preocupada com os resultados desportivos, quiçá à espera de mais uma oportunidade para dar uso á sua fama de gabarolas; a outra facção perfeitamente sedenta de garrafas de vinho chinês e rambóia, esquecendo claramente que foram contratados com o propósito de jogar futebol.
Em jeito de conclusão, aqui fica a ideia que o "velho" Poirot retira desta misturada. Sou um homem experimentado nestas lides, detective numas ocasiões e inspector noutras. Já muito me passou na frente dos olhos. E digo-lhe, amigo leitor, com a maior de todas as convicções: vai haver chicotada psicológica. No Ambiente Turco, esteja certo ou errado, a corda parte sempre para o lado do vinho. Aqui, respeita-se os princípios e as raízes. E nunca ninguém se pode esquecer que o Ambiente Turco nasceu de umas quantas garrafas de vinhaça. Por isto mesmo, tenho a certeza que o treinador vai levar um daqueles chutos na bilha (leia-se cu). Para bem longe...
Até qualquer dia,
Poirot

6 comentários:

  1. Em conversas com o administrador do blog, ponderamos a hipotese de me candidatar a treinador, depois deste post, assumo a minha candidatura, quem melhor que eu pra vos treinar com o objectivo...Vinho!!!

    ResponderEliminar
  2. Se o Tuni se candidata, não vejo pq não posso fazer o mesmo. Afinal somos iguaizinhos... hic hic

    ResponderEliminar
  3. Oube lá tuni não ias fazer caixotas para a tua equipeca???....penso que os estatutos oficiais do Covas Herrera não prevêm situações de troca de clubes e ter funçôes distintas em equipas diferentes...portanto deixa.te tar de fora desta grande polémica que para resolvê-la estou cá eu como diria o meu amigo e esquecido PePe Legal!!!

    ResponderEliminar
  4. Venho mostrar toda a minha indignação e dasagrado para com esta enorme cabala contra o treinador.
    Ou o sr. Presidente, começa por apoiar a nossa claque "WA Turkish Enviroment", de forma participativa no aluguer das camionetas, bilhetes para os jogos fora, material de combate e também para fachas apelativas ao clube...e umas sandes...ou então não conta com o nosso apoio para essa cabala.
    Para além do mais ou se elege um Presidente, à altura de umas ameaças de morte, rápido ou se ninguém se mexe vou ter de arriscar o meu pescoço, ao falar na próxima assembleia convocada também não sei para quando. Mas para breve certamente. Saudações......Zoltan!!!

    ResponderEliminar
  5. Tunenka a treinador!!!!!!!!!
    Mais vale o Luís Campas, ao menos ganha ao Mourinho...

    ResponderEliminar
  6. A todos os leitores e jogadores, comigo a treinador temos o Centro de Estágio "Piponello Séc.XXI" á disposição tanto de sócios e simpatizantes do clube, para não falar nos jogadores e membros directivos, shala oh!!!

    ResponderEliminar