segunda-feira, junho 12, 2006

O dia seguinte...


Comboio Turco

Faltam 8 semanas para a Epopeia Turca!
Como já sabem nesta mesma crónica semanal, vou expor e tentar açucarar todos nós e os próprios leitores, com algumas das cidades em que nós vamos visitar.
Hoje, a ilustre BUDAPESTE! Depois de Praga, mais uma bela e ilustre cidade, ao qual eu estou desejoso de conhecer.
Os guias turísticos anunciam em grande pompa que Budapeste é “a Paris de leste” e seria tão poético subscrever essa opinião quanto seria patético negá-la. Na verdade, Budapeste retém um velho encantamento imperial que a faz ser eternamente comparada a Paris e Viena. São grandiosas as avenidas e impressionantes os edifícios; é surpreendente a conservação intocável das fachadas e o respeito histórico pela estrutura original dos Habsburgos, não esquecendo a referência avantgarde nos mais belos pormenores de arquitectura, como o portão de ferro do Palácio Gresham, o telhado de vidro dos Banhos Gellért ou o exterior da Florista Philanthia na Rua Váci.

Buda
Há mil e uma maneiras de se conhecer a cidade de Budapeste e todas as maneiras são válidas, desde que não se fique em casa. Quem gosta de se perder, terá maiores dificuldades. A cidade tem uma planificação organizada que parece convergir sempre em direcção ao Danúbio, o famigerado rio que divide Buda de Peste. Em termos administrativos, Budapeste integra 23 bairros identificados pela numeração romana. Os bairros I, II, III, XI, XII e XXII ficam em Buda, os restantes ficam na zona oriental de Peste. A única excepção é o bairro XXI da ilha de Csepel.
Existem mais de 1000 piscinas termais na Hungria, 50 delas em Budapeste, das quais as Gellért, nas traseiras do Hotel Gellért, são as mais mediáticas. Meio milhão de visitantes anuais não podem estar enganados, muito menos Kofi Annan, que molhou aqui os pés em 2004 (o assento parlamentar do Conselho de Segurança da ONU provoca terríveis dores de costas). A água natural de Gellért vem de um poço a 30 metros de profundidade e chega ao solo numa efervescência de 43 graus centígrados, sendo atenuada pela água da piscina principal, permitindo ao banhista uma imersão tranquila a 26ºC.


Peste
Estamos no centro cosmopolita de Budapeste. Agora, a oferta aumenta, o tempo diminui e é preciso saber distinguir o essencial do acessório. Em média, um viajante tem entre três e cinco dias para descobrir uma cidade e interpretá-la razoavelmente. O Hotel Four Seasons no Palácio Gresham. O restaurante Tom George (mais dois suplentes). O Café Kör. A Casa do Terror. A Rua Váci. A Rua Radáy, estas são as atracções que se pode encontrar do outro lado do rio. A minha sugestão vai para o café Kör ,onde o menu muda todos os dias, e todos os dias há duas sopas, com oito pratos principais de uma ementa que é escrita numa ardósia na parede. O Kör tem várias horas de jantar: às seis da tarde já se pode comer e à meia-noite ainda é dia. É grande a vantagem de um restaurante ser também café e poder desmultiplicar-se numa operação contínua de serviços e prestabilidade. Dá mesmo para ver não dá?
Numa noite e provavelmente no máximo de 2 dias não poderemos ver isto tudo, visto que as malas e bagagens terão de ser movidas para Siofok.





SIOFOK

Capital de costa Sul do lago Balaton tem duas praias famosas "Costa Dourada" e "Costa Prateada", divididas pelo porto onde amarram barcos de vela, cruseiros e, no Verão, barcos-discotecas. Do lado direito do porto começa passeio marítimo que vai ao longo da costa e passa pelo jardim de rosas e continua até Balatonszéplak. Esta parte do Siófok oferece várias actividades, tem praia com esperguiçadeiras, parassóis, bares e espaços para fazer desportos como: voleibol de praia e polo aquático e grandes escorregas aquáticas. Claro que para além do paraíso natural, este local parece ser bem recheado de lides nocturnas, a ver vamos!




Sound Beats
Franz Ferdinand
Originários de Glasgow, em 2001 iniciaram a sua aventura e desde cedo que o seu rock
puro se fez notar e alimentar todas as pessoas já esquecidas de um bom grupo de puro rock. Em 2004 editaram o primeiro cd, intitulado com o mesmo nome da banda, tendo como grande êxitos “Jaquelinne”, “tell her tonight” e “this fire”. Andaram por todos os tops europeus e inclusive o americano, as suas digressões e os seus concertos eram cada vez mais requisitados e cheios de fulgor e puro rock, o segundo cd surgiu com grande naturalidade, em 2005 surge You could have it so much better, com “The fallen”, “do you want too”, “you could have it so much better” a serem êxitos em todas as rádios mundiais. Acabaram por estar neste mesmo mês em Lisboa pela 3ª vez em Portugal, no Super Bock Super Rock, de onde e como normal fizeram do seu rock puro e da sua fantástica presença em palco, um grande concerto. Eu tenho estes mesmo 2 cd´s, sou um apreciador deste mesmo grupo, será um bom tónico para um bom arranque de fim de semana, onde o som destes mesmos poderão nos levar para um patamar elevado e acrescentar ainda mais testerona para mais um fim de semana.
Quarto Turco
Como mostram as imagens, Meca fica para onde 1 Muçulmano quiser!
Toda a gente sabe o quanto eles levam a religião a peito(s), assim viram-se sempre para Meca, e fazem as suas rezas á hora certa. Pergunto eu, se 1 deles estiver em Amesterdão ou num outro local de culto semelhante será que vai ajoelhar para rezar? Valha-lhes Deus!
Saudações Turcas...

3 comentários:

  1. Caro Tuni
    Pensei muito antes de comentar esta crónica mas foi mais forte do que eu...
    Certo dia dei por mim a deambular pelo espaço cibernautico quando me deparei com este blog...
    (Desde já deixo as minhas saudações a todos os ilustres cronistas)
    E não podia deixar de me envolver pela tua oratória inflamada, pelo teu estilo impetuoso!!
    Só quero dizer:
    Obrigada por teres tornado os meus domingos mais felizes!!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Deus me livre... Tuni, estás a começar a agarrar a plateia. As tuas admiradoras ja nao se seguram. Osniveis de testerona estão bem altos!!! Continua piccoli...

    Um abraço

    Poirot

    ResponderEliminar
  3. Meu caro pericles pois eu tb ja la me banhei e vos digo meus caros turcos dps quero ver esse fisico po resto da viajem...CUIDADO não abusem!!!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar