domingo, junho 04, 2006

O dia seguinte...


Saudações Turcas!
Prometido é devido, cá estou eu com as baterias apontadas para um novo ciclo, uma nova imagem no meu singelo e fraco post turco!
Assim semanalmente vou tentar recolher, ou mesmo descrever algumas características de todas as cidades por onde a já famosa "Epopeia Turca" irá debater-se e infestar a calmia e apatia que nelas poderão existir. Consequentemente darei um seguimento ao grande trabalho do nosso turco cimento, mas desta vez aconselharei e darei dicas sobre um grupo musical, se a cultura chega-nos através de filmes passará também mais rica com a minha coluna musical.


Então a primeira aventura em solo será em PRAGA, estou muito curioso por conhecer o que segundo muitas críticas, uma das cidades mais belas da Europa. Segundo o nosso crítico Péricles, esta cidade não nos irá desapontar, iremos segundo ele beber a melhor cerveja do mundo! A ver vamos, as duas noites na "Boémia" da Europa serão certamente ricas em lides culturais e nocturnas, fica uma breve descrição da mesma.

Praga é a cidade encantada de pontes, catedrais, torres douradas e cúpulas de igrejas, mas também uma moderna metrópole europeia, que se reflecte há mais de dez séculos na superfície das águas do rio Vltava. Praga é a cidade onde os mais variados estilos arquitectónicos se mostram numa simbiose única, uma metrópole cheia de ruelas românticas, o tesouro de arquitectura do centro histórico. Podemos admirar construções em estilo românico, gótico, renascença, barroco e classicista ou inúmeros elementos de pseudo-estilos ou de Arte Nova. Além disto, Praga é igualmente uma cidade verde. Por exemplo, pela encosta que leva ao Castelo, é até hoje visível, a preocupação dos arquitectos barrocos em combinar a construção dos palácios com a traça de jardins cheios de pavilhões, pérgulas e caramanchões.
Praga está enquadrada por quinze pontes grandes. Catorze delas encontram-se sobre o rio Vltava, e uma delas, a uma grande altura, atravessa o vale de Nusel. Um dos mais impressionantes e fotogénicos panoramas do Castelo abre-se precisamente da cabeça da Ponte de Carlos. O efeito panorâmico do Castelo deve-se ainda ao facto nele podermos descobrir quase todos os estilos históricos. Sem exagerar podemos afirmar, tratar-se do desfile perante os nossos olhos de um milénio de arquitectura europeia.


Praga (em checo Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa. Situada na margem do Vltava, tem actualmente cerca de 1,39 milhões de habitantes. (Pelas estatísticas de emprego deduz-se que cerca de 300.000 pessoas ali trabalham sem no entanto serem residentes).O primeiro povoado na zona data do século IX. Praga tornou-se capital da Boémia, sendo desde o século XIV uma das mais belas cidades da Europa. Praga recebeu entre outros apelidos o de "cidade dos cem pináculos", a "cidade dourada", a "Paris dos anos 20 nos anos 90", "mãe de todas as cidades" e "coração da Europa". Desde 1992, o centro histórico de Praga pertence à lista do património mundial da UNESCO.


Como curiosidade, foi desde 1 de Janeiro de 1983 que a República Checa se desmoronou da antiga Checolosváquia, moeda é a “koruna”, sendo o fuso horário somente mais uma hora que em Portugal, estou devidamente curioso e muito empolgado por ir visitar esta mesma cidade, serão sem dúvida 3 dias fantásticos para todos nós.



Sound Beats

No meu primeiro sound beats, adianto um grupo que muitos vós conhecem, em 16 de Julho deste ano e pela 3 vez em solo Português, estes Islandeses vêm deliciar-nos com o seu som melancólico e adorável, repleto e na minha opinião é claro, de uma força mágica em todas as suas músicas. Os Sigur Rós são um caso incomparável no universo musical da actualidade. Cantam em “Hopelandish”, uma linguagem criada por Jón Birgisson, vocalista da banda, que permite um melhor aproveitamento melódico, capaz de acompanhar uma sonoridade impossível de descrever por palavras. O último álbum, “Takk”, confirmou plenamente todas as críticas elogiosas aos Sigur Rós e foi responsável pelo maior número de vendas da banda até à data, entrando directamente nos Estados Unidos e em Inglaterra, para o Top 30 de vendas. Eu próprio sou 1 fã incondicional deste mesmo album, as musicas são todas deliciosas, num final de tarde ou mesmo á noitinha, percebe num daqueles dias negros da nossa vida, que afinal há algo que nos pode levantar a cabeça, os sigur para mim, são isso, Glosolli, Honipolla, Saeglopur e Milano são o expoente máximo destes mesmos sentimentos.
Fica dada a 1 dica musical, muitos de vós provavelmente concordará com o que disse, é muito
difícil escrever algo sobre o Sigur Rós. Afinal, como transcrever em palavras o som celestial que os islandeses tiram de seus instrumentos?


Quarto Turco!

O quarto Turco será um cantinho onde poderei expandir todo o meu potencial turco, a início pensei por gajas nuas, mas hoje fico-me por esta notícia que li.

"Há homens em Guam cujo emprego em tempo integral é viajar pelo país e desflorar virgens, as quais pagam pelo privilégio de ter sexo pela primeira vez. Razão? pelas leis de Guam, é proibido a virgens casarem"
Será que não dá para incluir Guam no nosso roteiro turco?


Saudações Turcas!




















2 comentários:

  1. Grande ideia esta de falares de musica, meu caro, quanto ao roteiro que iremos fazer, começaste pela primeira paragem, mas se so escreveres aos Domingos na tua cronica, nao sei se teras domingos que cheguem para escreveres sobre todas as nossas paragens, pois como sabes esta Europa vai tremer com a nossa passagem, e sao varios os pousos onde os locais vao ter de nos "aturar"
    Aquele abraço, e o comboio ja fumega

    ResponderEliminar
  2. porque queres passar por GUAM?!!
    Também queres perder a virgindade para casares?!

    ResponderEliminar