terça-feira, junho 13, 2006

Que bela junção.....



Realizador: Guy Ritchie.
Com: Jason Statham, Stephen Graham, Alan Ford, Dennis Farina, Brad Pitt, Vinnie Jones, Rade Serbedzija, Robbie Gee, Lennie James, Ade e Benicio Del Toro

Depois de assistir a Snatch - Porcos e Diamantes a afirmação fica cada vez mais verdadeira. O actual marido da Madonna fez um trabalho com criatividade suficiente para preencher uns 10 filmes, como na altura a critica tanto falou.

Assim como Quentin Tarantino, o cineasta inglês Guy Ritchie possui um grande talento para extrair humor de situações particularmente violentas e de personagens incrivelmente bizarros. Adepto do corte rápido, da edição frenética e de ágeis movimentos de câmara, Ritchie é hábil em comandar produções que prendem a atenção da plateia, mesmo que estas suas características impeçam a nossa identificação com os protagonistas de suas histórias.

Em Snatch - Porcos e Diamantes, assim como em seu óptimo filme de estreia (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes), o director/roteirista desenvolve uma trama repleta de personagens cujos caminhos parecem se cruzar de maneira absolutamente aleatória - e é justamente isso que, somado ao carácter ambíguo destas criaturas, torna difícil nossa tarefa de 'torcer' por alguém.

Não que a história seja confusa: por incrível que pareça, Ritchie consegue manter seu caótico universo em relativa ordem, permitindo que acompanhemos o desenrolar dos acontecimentos sem maiores problemas. Deste modo, ficamos conhecendo Turco (Statham) e Tommy (Graham), dois humildes produtores de lutas de boxe que são obrigados pelo gangster Coco de Tijolo (Ford) a armar uma luta entre um pseudo-campeão e um selvagem cigano.

Porém, tudo se complica depois que Mickey (Pitt), o tal cigano, vence a luta que deveria perder, causando enorme prejuízo ao violento bandido. Este, por sua vez, também resolve se vingar de três atrapalhados criminosos que tentaram assaltar sua casa de apostas - e só decide poupá-los quando os amedrontados ladrões prometem entregar-lhe um enorme diamante que foi roubado por um sujeito viciado em jogos (Del Toro). O problema é que a pedra também é procurada por um perigoso russo (Serbedzija) e por um receptador americano (Farina), que, desesperado, solicita a ajuda de um assassino profissional (Jones).

Já te estas a confundir todo? Isto ainda não é nada... Pois ainda nem mencionei o temperamental cachorrinho que emite assobios quando late...

Como director, Guy Ritchie parece se estar a divertir durante todo o filme, já que não abre mão de utilizar qualquer recurso que possa auxiliá-lo na narrativa, Ritchie ainda consegue surpreender o espectador, como na cena em que inverte a ordem cronológica dos acontecimentos ao acompanhar uma perseguição de carro - algo que só percebemos mais tarde.

Snatch conta, ainda, com excelentes desempenhos de todos os integrantes do elenco - especialmente de Alan Ford, como Coco de Tijolo, e de Brad Pitt, como o cigano de sotaque impenetrável, sem duvida as duas grandes interpretaçoes neste filme. Além disso, o filme traz uma trilha sonora contagiante que inclui, como não poderia deixar de ser, uma canção de Madonna, esposa do cineasta.
Quem diria que o criador de um universo tão deliciosamente violento pudesse ser capaz de pequenos gestos românticos como este?
Para quem gosta de bom cinema, aqui está um excelente filme, completamente alucinante, com cenas do maior pagode possivel. Fica a dica....

2 comentários:

  1. Já vi há imenso tempo mas lembro-me que adorei...

    ResponderEliminar
  2. Um grande bem haja para todos.
    Realmente uma grande película, um filme de grande qualidade, um filme muito bem recomendado caro Senhor Cimento.
    O papel interpretado por Pitt é de facto bastante caricato, não podendo excluir de forma alguma a história desta película que é simplesmente magnífica.
    Este sim um filme à Catrão.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar