quarta-feira, junho 21, 2006

"O BIDÉ CULTURAL"


Estava eu muito refastelado no meu bidé, quando dou por mim a pensar no campeonato do mundo e em como o futebol consegue ser um pólo aglutinador de culturas, credos, raças e civilizações que se unem neste momento em volta de uma litrada de cerveja na Alemanha, vejam bem como tudo consegue ser tão simples quando as pessoas independentemente de serem asiáticas, africanas, europeias, da oceânia e das américas se divertem e comungam o espírito de união e fraternidade entre todos, onde o sorriso e a alegria é o mote para tudo o resto sendo isto demonstrado da forma mais vibrante ou da forma mais timida, sensivel e sincera…. É precisamente isto que estamos a tentar experimentar com a nossa expedição. Uma coisa que me chateia são os pretensos intelectuais que vivem dizendo mal do futebol, de como ele é nefasto para as pessoas no sentido de elas perderem a noção do que é verdadeiramente importante nas suas vidas, a eles lhes digo, então as pessoas não merecem pelo menos durante noventa minutos, de se abstrair dos seus problemas do quotidiano e ter uma alegria, se sim, porque não com o futebol?? Ou então, porque é que os pseudo intelectuais não percebem que as pessoas adoram futebol, que adoram passar os dias antes do jogo a criticar o selecionador por meter o Joaquim em vez do Manel, de telefonar aos amigos para combinar uma churrascada com tudo que ela acarreta, para o dia do jogo, que mal tem isso?? Daqui do Bidé digo alto e bom som, eu adoro futebol, de perguntar-me porque é que não arranjamos melhor que o Pauleta, porque é que o Maniche tem aquela cara, adoro ainda passar dias a perguntar-me como é que o Cristiano Ronaldo anda com a Merche portanto deixem as pessoas sonhar, já que para isso felizmente não é preciso pagar, daqui suplico "deixem o povo sonhar".
Para além de tudo isto, da faceta extra desportiva que um campeonato deste género abarca, não me consegui abstrair da faceta desportiva do evento e como é normal houve uma equipa que me chamou à atenção pelo seu desprendimento (tentativa de greve e ausências em treinos), pelas suas exibições, pela vontade acérrima dos seu jogadores de terem as suas conjugues no dia anterior a um jogo na concentração, de quem poderia estar eu a falar se não, desse exemplo de dedicação e profissionalismo que é a selecção do Togo, um forte abraço para esse país da Africa Central e admitir aqui perante o mundo, que apostei nessa equipa naquele site das apostas que dá nome à nossa pobre liga, senti uma força interior que não vos consigo transmitir por palavras mas aqueles gajos do queijo estragaram-me os planos, mas devo dizer que estes rapazes caíram mas não sucumbiram a nada nem abandonaram os seus princípios e sonhos é disto que eu gosto, obrigado togo pelos momentos de loucura que tanto apreciei e em parte me reconheci.

1 comentário:

  1. Eu e meus companheiros decidimos unanimemente, depois de dias a fio a contar os trocos que nos pagaram para estarmos na Alemanha, que iremos comparecer no ultimo jogo do grupo. O Togo merece que o representemos. Todavia, queremos deixar bem claro que a presença das nossas companheiras é, mais uma vez, altamente indispensável. A gente gosta muito de bola mas quando toca a desportos mais acrobáticos e maleáveis ninguém nos segura. É ver-nos a suar em bica, quase como no fim de uma aula de killer kill. Pena é a Sporttv não transmitir em directo e a cores. Tá-se bem no hotel, anda cá Matumbina!!!

    ResponderEliminar