quinta-feira, maio 25, 2006

Artigo 63.º do Regulamento Disciplinar da Liga(O recurso a tribunais comuns sem autorização da Liga e F.P.F.)
1.
Os Clubes que, salvo nos casos directa, expressa e legalmente previstos, submetam aos tribunais a apreciação de questões contidas na regulamentação desportiva serão punidos com pena de baixa de divisão.
O MEGAFONE sempre defendeu o cumprimento rigoroso da legislação desportiva. É a única maneira de evitar que o futebol se transforme definitivamente numa selva. O artigo do Regulamento Disciplinar da Liga que transcrevemos em cima não deixa margem para dúvidas.
O facto do Gil Vicente ter recorrido aos tribunais civis por uma questão abrangida na regulamentação desportiva, a utilização de Mateus como profissional depois de ter assinado um contrato de amador com o Lixa, está tipificado e a pena deve ser inequivocamente aplicada.Ao longo da época, verificou-se uma primeira queixa do Vitória de Setúbal, depois outra da Académica, finalmente foi o Belenenses a tentar salvar-se da descida na secretaria, é certo, mas com razão.Uma Liga profissional de futebol não pode basear-se na "chico-espertice".
Todos os clubes cumpriram os regulamentos, menos o Gil Vicente, que interpôs um processo num Tribunal de Braga e apresentou outro, disfarçado como sendo em nome do Mateus, num Tribunal do Porto, conseguindo com essa manobra dilatória utilizar o angolano em 4 jogos, conquistando 6 pontos. Tendo em conta que no meio deste processo também existe (mais) uma enorme demonstração de incompetência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, não é correcto que os gilistas sejam penalizados e haja um clube directamente beneficiado.
Toda a luta pela manutenção foi viciada.Sem Mateus, e não somando os gilistas os 6 pontos obtidos com o seu concurso, todo o final de época teria sido diferente, não sendo de esquecer que Vitória de Guimarães e Rio Ave, dois dos despromovidos, perderam pontos em Barcelos na recta final da prova devido à esperança de permanência que ainda animava os "galos".
Sendo assim, a única medida justa e adequada seria a manutenção a título excepcional da Liga com 18 clubes em 2006/07, cabendo ao Gil Vicente a despromoção e a vitorianos e vila-condenses serem incluídos no escalão principal.
Na Liga de Honra, e para manter os 16 clubes, determinar-se-ia a permanência de Sp. Covilhã e Moreirense, cabendo depois à FPF dar os acertos que fossem necessários na II Divisão.
Olhando aos desenvolvimentos de todo este imbróglio, importa sobretudo que haja uma decisão célere, justa, eficaz, exemplar e prestigiante das instituições desportivas. A perspectiva do MEGAFONE é polémica, pode ser rebatida, mas já sabem que não somos de ficar pelas meias-tintas. Abra-se o debate, até porque se trata de um processo que terá sempre recurso para o Conselho de Justiça da FPF. Entretanto, esta posta ficará em manchete deste projecto o tempo que for necessário para que tenha impacto notório.

5 comentários:

  1. SONDAGEM SIC-HOTLINE-XXX :

    DR.PERICLLES, 30%, pulso forte e uma candidatura apoiada em josé arantes que lhe deu sacos azuis para prosseguir com a sua campanha, com ele de certeza que os prazos cumprem-se ou então tá tudo fodido.

    DR.(K)NIGHT, 29% apoiado pelas massas obscuras do dinheiro sujo, eis que se torna uma boa aposta para quem quer voltar ao passado.

    DR.BASTURK, 23%, depois de uma fase em que não lhe pagavam os salários de cronista, eis que disse: BASTA, EU SOU CANDIDATO. Uma surpresa este jovem

    DR.GUDINK, 14%, grande olheiro das capacidades fisicas e humanas dos cronistas, com uma candidatura independente apoiada pelo povo e por vários jogadores que treinou. com ele tb não se brinca, porque senão fica logo fora do estagio e dos grandes jogos, este grande seleccionador da Turquia.

    DR.CIMENTO, 4%, embora não saiba este dr. tem um grande potencial, pois tem olho aberto diariamente para tudo que passa no mundo 24h sobre 24h, este é o Big Brother da Internet, logo um potencial admnistrador.

    PERU, 0% alguem o escolheu (não sabe o que é um blog, mas quando lhe perguntaram disse: "abre aí e deixa beber um bocadinho..."

    Realizada a 3,5 pessoas «entre as 13.55h e as 14.00h (não! tinha que ir trabalhar ou pensam que o dinheiro cai do ceu.)

    ResponderEliminar
  2. Caramba estou a ver que o debate se encontra ao rubro....era com essa intenção que demonstrei a minha disponibilidade. Não é o lugar que me moveu mas a vontade em participar de forma activa e responsável no debate. Olho para as sondagens com um sorriso de agradecimento a todos quantos confiam em mim, chego a emocionar-me por ver que as minhas propostas fazem sonhar 23% dos turcos, anuncio desde já que não escondo nem omito nada, chegou até mim uma proposta de coligação por parte do peru que penso ter-se encontrado com o meu director de campanha, o reconhecido "homem do bombo" do porta larga, eu não aceitei mas fiquei sensibilizado com a dor do homem que só tinha duas palavras escritas na testa que diziam, "RAMADÃO NUNCA". Onde queres que estejas um grande abraço eu lutarei por ti

    ResponderEliminar
  3. Continuo a aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. No entanto, começo a ficar atónito com a falta de imaginação dos membros deste blog.
    A minha angústia advém de 4 dias a levar com eleições e com auto candidadaturas que mais não fazem senão engonhar o pessoal que lê o blog.
    Isto começa a parecer as telenovelas da TVI, ou a série dos Ficheiros Secretos que não sai nunca do sítio.
    Aguardo serenamente por textos que me façam levitar.
    Aliás a única candidatura até agora foi a do Sr. Basturco, mais niguém disse nada, excepto o Sr. Justiceiro que anunciou uma conferência cujo teor permanece no segredo dos deuses.
    Os restantes não se manifestaram ou negaram a intenção de se candidatarem.
    Parece-me que este blog precisa de uma limpeza tamanha é a balbúrdia.
    Un gran saluto e viva la coca.

    ResponderEliminar
  4. faço mias las palabras sabias de mi companhero René q tiene siempre una capacidad invulgar para relatar el ocorrido. Tiengo que dissir tambien que ustedes no tienem la umbridad para assumir una candidatura solamente Basturco. Me a lhegado, numa dessas noches de locura, que mas candidaturas se avistam, portanto lo debate e el futuro del ambiente turco esta garantizado. Continuo como desde el primero momento a dissir, por favor carissimo GUDDINK assume una candidatura no dando marjen de manobra para que te lhamen raton dela sarjeta

    ResponderEliminar
  5. Ora viva camaradagem maquiavélica, como está? Está?!
    Eleições, candidatos é que não falta, todos querem o poleiro, todos querem saltar a vista.
    Ó Cannigia e René isto não é a América Latina, com droga não vão lá.
    "Ai saudade, ai saudade, ai saudade, ai saudade...
    Sou da Cidade Velha, de Istambul, de Istambul..."
    Isto sim, verdadeiro hino para tocar e tocar na sede de candidatura de Guddink, quanto a mim o mais provável vencedor, isto claro se ele se candidatar.

    ResponderEliminar