quinta-feira, maio 04, 2006

DA ESPLANADA DO MILENÁRIO

De Nito-93 a Nito-97, de Homo sapiens a Nienderthal: O retrocesso!


QUE BONITO É O NITO!!!


Uma bela e solarenga manhã, como outra qualquer. O pequeno príncipe é acordado pela sua santa mãe. E como em todas as manhãs, o carinho marcou presença para o desafio de mais um dia, para a dura batalha que é a vida... Eis que sua mãe lhe sussura: "Bom dia, meu doce...". Ao que o pequenito, sempre devoto à sua santa mãe, replicou: "Bom dia, Mamã...". E sua mãe, na árdua e estimulante tarefa de acarinhar o seu benjamim, lança o sempre ternurento: "Já te disse como tu és bonito, meu biscoitinho?". E o tímido moleque, atolado de mimo, acanha-se prontamente e suavemente profere: "Bem, minha mãe... não sei bem o que te diga...". Ao que a mãe, galvanizando o seu mais que tudo, reitera: "És o meu pequenino lindo!!!". E insiste: "És muito bonito, és o meu NITO!!!". E não bastando tamanho carinho, a sua mãe, sempre santa, resolve embalá-lo ainda mais, encorajando-o para o sempre malévolo mundo exterior: "Diz-me meu NITO, o queres ser tu quando fores crescidito?". E o pequeno Nito, de brilho nos olhos, atira sem hesitar, como "baixinho" Romário no coração da área, retorquindo: "Pois, minha mãe... o que eu queria mesmo era ser defesa esquerdo...". E sua mãe, qual feliz desenlace de uma película de Domingo à tarde, finaliza tão grandioso e instrutivo diálogo como um simples e magnânime: "Pois é defesa esquerdo que tu vais ser! E has-de voar bem alto, como a águia do teu Benfica! Mas toma cuidado com as fotos para os cromos das cadernetas...".
Volvidos 15 breves anos. Pelo televisor Grundig no meu lar, lá aparecia na parte superior do ecrã o agora homem Nito, de sonho de criança alcançado: era o defesa esquerdo do Os Belenenses! E desde então me causou elevado interesse acompanhar o seu percurso, não por mera questão pessoal, pois Nito passaria a ser do interesse de toda a gente, de Monção a Sagres, passando por Peniche e terminando em Vilar Formoso. Nito foi, assim, mais que um simples desfesa esquerdo, foi mais que um jogador... É o comprovativo físico das preces de Lavoisier: "Na Natureza, nada se cria, tudo se transforma." E Nito transformou-se e muito...
Durante a época 93-94, o já homem Nito é-nos ainda apresentado com traços ligeiros de normalidade: Cabelo à Macgyver (em voga àquela data...), queixo semelhante a Kirk Douglas. Contudo, o leitor mais perspicaz captará já aqui os primeiros traços que o aproximam do Homem de Nienderthal: o desalinhamento das suas sobrançelhas demonstram um sobrolho esquerdo a querer sobrepor-se ao próprio olho. Se a isto juntarmos o papo saliente na zona inferior ao mesmo olho esquerdo, poderemos aferir que Nito jogou Futebol Americano e terá sido placado pelo Quarter-back nas últimas jardas... Assim o documenta a imagem que lhe é apresentada, a primeira foto a contar da esquerda.
Época 94-95. Fase crucial no processo evolutivo de Nito. O seu cabelo à Macgyver desaparece, dando lugar ao estonteante cabelo à Nedved. Correlativo a este aspecto, a fixação do seu olhar no seu próprio nariz indiciam o brotar de um estado de loucura ou da existência inata de um primata. Mas a pedra de toque reside na zona da boca: ligeiramente descaída para o seu lado esquerdo, a fazer lembrar "Sly Stallone". Não é elucidativo, no entanto, se Nito tenta posar para a foto com um sorriso ou se estará com problemas digestivos. De qualquer forma, a imagem apresentada supra (segunda foto a contar da esquerda) será digna de figurar nos manuais escolares, maxime, no capítulo "A evolução do Homem".
Época 95-96. Fase de considerável ocultação da evolução/retrocesso do Ser Nito, algo que só se registará para o leitor menos atento. A adopção do cabelo "à foda-se", fenómeno presente na Sociedade portuguesa por influência de George Cadete, poderá esconder traços verdadeiramente indiciadores de uma quase-completa "Nienderthalização". Porém, esses traços existem já: olho esquerdo completamente cerrado e maxilar inferior totalmente deslocado para a face esquerda. Quanto ao primeiro aspecto, a causa terá sido uma de duas: Constante inchaço do sobrolho esquerdo que terá vencido definitivamente a pálpebra que o suporta? Ou terá Nito sido alvo de um duplo-soco no olho esquerdo disferido pelo brasileiro Adriano, à semelhança de Marco Caneira em S. Siro? Reside a incógnita... No que toca ao segundo aspecto, a questão do maxilar deslocado, uma pergunta paira no ar: "Terá sido Paulinho Santos?"... Questão a aguardar resposta. E tudo isto, é documentado com a imagem que lhe é apresentada, na terceira foto a contar da esquerda.
Época 96-97. Por último, a fase final do processo evolutivo/regressivo. A Nienderthalização total! A sua boca está agora completamente descaída para a face esquerda, a ameaçar mesmo tocar na orelha. Um aspecto a fazer lembrar somente meio Joker, já que a inactividade patente na sua face direita não permite a configuração de um malévolo Joker completo. De salientar é o facto de, acidentalmente, ter provocado uma moda, um estilo, um look de cariz futurista: o cabelo "à fozeiro", sobejamente afamado uma década mais tarde e que eclodiu na sempre dislumbrante Foz do Douro. Todavia, não estará Nito numa posição de competir com Augustus ou Jorge Lima. Menosprezando modas e estilos, o cabelo "de quem acordou de cú pro ar" mais não é do que a pala de que Nito se socorre para esconder o que não merece ser visto. Se nos questionassemos e hesitassemos perante a questão "Será Nito a Bela ou o Monstro?", mais valeria seguramente começarmos a procurar emprego em qualquer balcão de mercearia ou segurar o lugar cativo no Circo das Celebridades... Mais ainda, e se não fosse já suficiente, a camisola do Rio-Ave fica sempre a matar... Assim o documenta, categoricamente, a imagem que lhe é apresentada, na quarta foto a contar da esquerda.
E de Nito nada mais ouvimos. Constou-me, há dias poucos, que teria envergado pela carreira de técnico. Sem certeza, afirmo timidamente que andará por Arcos de Valdevez... Mas não o posso assegurar. Mas não importa. Nito será sempre um inesquecível defesa esquerdo. E desta crónica o leitor médio facilmente retirará uma importante lição: Feio ou bonito, humano ou não humano, tudo o que importa são os sonhos! E a Nito e aos seus sonhos permitam-me concluir, recitando:
"E vai pela esquerda o valente NITO,
galopa raçudo e sem muleta.
Ora Monstro, ora Bonito,
quero o teu cromo na caderneta!"


Aquele abraço,


PÉRICLES

4 comentários:

  1. Tenho o prazer de vos comunicar, que tenho em meu poder um cromo do Nito.

    Base de silicitação....50 €.

    ResponderEliminar
  2. Muito Boa crónica meu caro Péricles, muito boa, assim sim, o nosso famoso Blog esta outra vez a caminhar para o progresso

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Nito ohohohho
    Nitinho ohohoho
    pela esquerda ele é 1 artista
    sozinho é 1 malabarista!

    ResponderEliminar
  4. Muito boa a crónica do rei das comparações fornecendo sempre momentos para que temporariamente os nossos problemas sejam reduzidos à insignificância, que saudades deste tipo de jogador de barba rija e face marcada pelas enormes agruras da vida, nós vitorianos só temos modelos e gajos todos armados à fodasss e estamos onde estamos... era de um nito que nós precisava-mos para intimidar o adversário e o publico tambem. Meu caro tuni essa musiquinha manhosa foi inspirada em q ou com q?? a mim esta a parecer-me que foi numa botelha de vinho espadal mas tudo bem hasta

    ResponderEliminar