domingo, maio 07, 2006

O dia seguinte...

Humildes e tristes cumprimentos!
Pois é, afinal foi hoje, jamais me irei esquecer que em 7 de maio de 2006 o clube que eu aprendi a gostar, a idealizar, aquele clube que identifica a força de uma pequena Nação, aquele clube que á 48 anos não sabia o que era não jogar com os grandes, aquele clube que apesar da minha cor clubística que está integrada bem lá no fundo do meu coração, é e continuará a ser para mim uma CAUSA!
Pois ser do Vitória é ser odiado por muitos e amados por outros, provavelmente somos mais odiados que amados, somos identidicados por bairristas, por arruaceiros por pessoas da pior espécie, estaremos sempre identificados ao fenómeno da violência.
Ainda bem que para aqueles que percebem, falam e trabalham no mundo do futebol, a descida deste clube será uma grande perda a nível de espectáculo e desportivo, gostaria que assim não fosse, gostaria de ver a Naval numa meia final da taça de Portugal tal como nós e ir jogar, imaginando eu como exemplo ao grandiodo Braga, e trazer 6000 pessoas da Figueira da Foz, bem, antes de morrer gostaria de ver isto e quem diz a Naval diz o Leiria, o grandioso Estrela ou porque não o magestoso Paços de Ferreira, porque todos nós sabemos que o Boavista e o Braga teriam capacidades de o conseguir, ou não?
Não interessa, o que acabei de dizer, pois quem para o ano vai andar a beber cerveja com alcool nos estádios de 2º divisão seremos nós, seremos de certeza "xulados" com preços de bilhetes altíssimos, seremos de certeza o alvo a abater, pois somos a equipa non grata do futebol Português, não consigo perceber, há tantas equipas por aí sem meios, sem condições e toda a gente não gosta do Vitória.
Como sabem, este fim de semana desloquei-me á cidade dos estudantes, lá como não poderia deixar de ser e como fieis que todos somos, como arruaceiros como nos chamam, endiabramos um pleno tasco do coração de Coimbra com cânticos vitorianos e boa disposição, houve festa com toda a gente, houve camaradas de mesa de outras terras que em "Off" dos nossos cânticos me surssuraram que nós jamais poderiamos descer de divisão, que nós éramos festa em qualquer lado, porque nós somos unidos, somos um todo e que por essa razão é que muita gente nos odeia.
Respondi-lhe com o é com "orgulho que visto branco", fiquem sabendo que no outro dia de manhã um destes camaradas que não liga muito ao futebol acordou a cantar esta música, pois segundo ele era uma música que espelhava a capacidade e coragem de todos nós, pois em plena cidade de Coimbra cantar isto, era dose, era um acto de plena coragem um edificar da nossa origem e nós nunca negamos isso, edificámos cada vez mais.
Pois, a festa continuou pela queima das fitas da velha Conimbriga, a Turcalhada infestou de alcool todos os seus corpos saudáveis e como selvagens que somos como adeptos de futebol éramos constantemente deparados com os cânticos de Vitória para a segunda, ao qual respondiamos muitas das vezes com um simples grito, VITÓRIA....muitas das vezes havia um pequeno feedback, outras um simples olhar de admiração, na volta pensaram para eles mesmo, eles estão em todo lado!
Assim eu deparei-me que Braga, Coimbra, Porto, são 3 centros de anti-vitória, deparei-me com adeptos de clubes destas regiões e muito debilitado das minhas capacidades de juízo e de julgamento, metia conversa aquando dos seus cânticos anti-vitoria, comentava com eles no meu bom estilo que toda a gente já conhece aquando de uma grande noite de jantarada e meus amigos, sabem a que conclusões eu cheguei?
NÓS SOMOS GRANDES!
Eu vi e falei com as pessoas que cantavam os tais cânticos, deparando que tal sucedia porque estava a ser moda lá em Coimbra, porque é moda não gostar do Vitória, muitos deles nem sabiam o porquê da pequena rivalidade que existe entre os 2 clubes, muitos deles após a nossa conversa já diziam que gostariam que o Vitória não desce-se, o que dizer disto? Pessoas sem identificação, sem dedicação, sem amor, sem príncipios, burras, assim eu só posso responder, é fácil sermos únicos, acho que neste país somos únicos por tudo aquilo que fazemos e sem muito esforço, pois já é prática comum entre vitorianos deslocarem-se em massa aos estádios, seremos únicos se meter-mos médias de 10000 pessoas em jogos da segunda liga, seremos e continuaremos a ser únicos pois jamais alguma pessoa ao perguntar-me de que cidade sou, irá dizer, ah, és do Benfica, és do Porto, não, dirá com certeza, és do Vitória!
Hoje fiquei sem dúvida mais fidelizado á causa Vitória de Guimarães, hoje quase me vieram lágrimas aquando da falta de coragem de jogadores darem a cara no final do jogo, todo o estádio cantou VITÓRIA ATÉ MORRER, assim e mesmo na segunda liga é muito fácil sermos únicos, gostaria que isto fosse lido por muita gente de fora, para poderem perceber que há pessoas de todo o tipo em todos os clubes e que nós náo fugimos á regra, mas pelo facto de sermos mais unidos e termos todos a mesma causa e mesmo ideal não podemos ser odiados por aquilo que não somos, mas sim por aquilo que somos! SOMOS ÚNICOS!

5 comentários:

  1. Grande crónica Tuni mas eu não estou de luto porque caímos mas não morremos, havemos de nos levantar, bola para a frente e hoje mais que nunca "Vitória Sempre Vitória Sempre Allez" um abraço

    ResponderEliminar
  2. V I T O R I A
    A T É
    M O R R E R

    e como diz o camarada Pericles depois de uma pelicula que o fez chorar (assim como o vitoria, clube do coração) haveremos juntos de cantar:
    "Victoire! Victoire! Victoire!"

    ResponderEliminar
  3. Um grande e subtuoso bem haja para todos aqueles que tal como eu, fica intensamente entristecido com a despromoção divisionária do Vitória de Guimarães.
    Para mim (Al Catrão), ao início desta 34ª Jornada, a despromoção do Vitória já estava consumada, não tinha qualquer esperança de permanência, dado que, o clube da Cidade Berço dependia de quatro resultados, o que por si só seria extremamente difícil de conseguir uma conjugação desses resultados positivos para o Vitória.
    Não é o fim do Mundo, caros Turcos e adeptos do Vitória, há que encontrar forças para proseguir, e lutar contra tudo e todos, para regressar ao escalão principal do futebol Nacional (coisa que não aconteceu neste último defeso).
    Este é sem dúvida alguma o melhor momento para unir forças entre nós, entre os sócios e simpatizantes do nosso Vitória, entre homens e mulheres da Cidade Berço e até mesmo entre o Trio Maravilha e o Clã Capela, para que todos em conjunto lutemos por melhores dias que sinceramente irão aparecer.
    Embora não seja a melhor altura de falar do meu Benfica, apenas quero deixar uma palavra de descontentamento para o Senhor Ronald Koeman, a quem desde já peço que vá para a Holanda (concretamente para o PSV) e que leve o Exmo. Senhor Moretto junto para devolver a baliza do Glorioso a quem a merece há muito, naturalmente a Moreira, o jovem Águia da "cantera" encarnada.
    Para finalizar:
    - Exmo. Senhor Michael (K)night, o Senhor não tinha um comentário mais original e que não caí-se no plágio para publicar, nesta obra prima do seu Petiz? O Senhor Cimento importa-se que o Senhor imite o seu comentário?
    Mais uma vez, falta de gosto por parte do Justiceiro, mais um plágio para o Trio Capela.
    Subscrevo-me com elevada estima e consideração, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar