quarta-feira, janeiro 18, 2006

DA ESPLANADA DO MILENÁRIO



PAULO FUTRE, "EL ETERNO"...
por: Péricles, vendedor de cachorros
Caros leitores, é um enorme prazer estar de volta com um grandioso bem-haja!
Trago-vos hoje a ingrata tarefa de fazer lembrar as épocas em que todos vivíamos a bola de forma deliberadamente apaixonada, livre deste empresarialismo e estratégias de marketing que adulterou por completo a essência, o suco deste fenómeno por todos amado que é o futebol. Esta, meu fiel amigo, é das individualidades por mim mais veneradas e admiradas, não só pelas suas fintas ou correrias desenfriadas pela extrema esquerda, mas porque foi essencialmente um Senhor fora do terreno de jogo. O leitor compreende agora que hoje escrevo desta nobre Esplanada, nas palavras de Sérgio Godinho, "com um brilhozinho nos olhos"... Esta lenda viva é hoje o melhor exemplo para todos aqueles que agora dão os seus primeiros passos e ambicionam figurar nos anais da história para as gerações vindouras. Senhoras e senhores, "O eterno" PAULO FUTRE!
Confesso que desta vez não fui eu quem lhe colocou este rótulo. Digo mais, denoto um mar de obstáculos ao tentar encontrar um rótulo que lhe assente. Por vezes, amigo leitor, as palavras são demasiado escassas para descrever aquilo que tanto admiramos. E assim, para não lançar meros escritos que se revelariam de conteúdo vazio, adopto este rótulo colchonero que tão bem retrata quem nos presenteou com tamanha obra. Assim sendo, grande Paulo, te digo: "Ahh, tu não és só o Eterno Colchonero, serás também o Eterno Professor de todos nós, como o Mr. Miaghy para o Daniel-san..."
E muito ele nos ensinou. Ensinou-nos coisas como "a minha vida deu uma volta de 360 graus" quando jogou por terras transalpinas; Teve a coragem de nos oferecer um "em todo o mundo há 2, 3 jogadores como eu!", algo que certamente não estará ao alcance de qualquer um no desempenho da sua actividade; deixou completamente estarrecida a nossa Ilustre Colega, a "boca larga" Manuela Moura Guedes, quando lhe soltou um "Manuela,... ahh..., não sei quanto é que eu ganho mas (pausa), ganho muito! E tu diz-me, quanto ganhas?...", pegando pelos cornos um jornalismo altamente sensacionalista com a destreza própria de um forcado quando pega um touro; e por último, a bandeira de todas as suas afirmações: "Dois três piques, senti o joelho a estalar e disse... Ahh!... Paulo, basta!!! Quero ir pra praia, passear com os meus filhos e comprar pão de manhã!". Meus senhores, ordeno que este Deus figure nos programas escolares ao lado de Sophia de Mello Breyner ou Eça de Queirós! Quem assim fala tem de ser lembrado! E choro, banho-me em lágrimas ao saber que nos deixaste! Nunca nos deverias ter abandonado, pois só tu serias capaz de olhar a bola, a tua vida, desta forma! E nunca deverias ter proferido estas sábias afirmações, precisamente porque só tu serias capaz de as proferir tão melodiosamente...
Para aqueles que não saibam (que deverão ser poucos), Paulo Futre tornou-se o filho querido de um dos ditadores do nosso tempo, o "magnata" Gil y Gil, o que demonstra um carácter e uma personalidade bastante vincados. Además, este Senhor é hoje dono desse grande centro mercantil da margem Sul que é o Montijo, localidade de onde começou a encarar o mundo. Serve isto para lançar o conselho desta semana, disferido por inteiro aos jovens praticantes de futebol. Assim sendo, antes de te dizer a ti, Poirot, "domina-a de peito e fuzila!", a todos vós que se encontram na flor da idade aconselho que ponham os olhos neste Ser e que tentem almejar um quarto da integridade, da elevação intelectual que atingiu este prodígio. E se assim o quiserem, "ao darem 2, 3 piques, se sentirem o joelho a estalar, não digam BASTA! Não queiram ir pra praia, passear com os vossos filhos ou comprar pão de manha! Até aqui chegarem, conquistem o vosso estatuto e ganhem coragem de o dizer..."
Hasta siempre, Futrito, aquele abraço,
PÉRICLES
nota: A Juom, que no Sábado último completou o seu 43º aniversário, envio os meus humildes parabéns!
agradecimento: A TODOS aqueles que contribuiram para que o último Esplanada obtivesse o record de comentários até hoje. Isso demonstra não só que são já muitos os leitores que "bebem" as minhas humildes crónicas como, e fundamentalmente, pois o meu interesse é o colectivo, este blog é já um espaço de leitura obrigatória da comunidade. A todos os Ilustres cronistas deste blog presto a merecida vassalagem e aplaudo de pé! Bem-hajam!

4 comentários:

  1. Amigos arquivadores, cá estou eu novamente para defender ou idolatrar o grande CAMPEÃO. Grande crónica esta amigo Péricles, sobre sem dúvida alguma, um dos grandes jogadores portugueses de todos os tempos. Não dos tempos das balizas de madeira mal pintadas a branco, mas sim, de um passado recente, onde na alura Paulo Futre (segundo arquivos especializados na materia) foi o melhor jogador da sua geração. Estilo inconfundível, velocidade, técnica, fantásia, tudo isto num jogador, apenas o poderia tornar num dos grandes da Europa.
    A comunidade do Dragão vem cordialmente apresentar os sinceros parabéns pela magnífica crónica sobre o nosso Futre.
    E como diz o nosso Presidente com P grande, e como é o caso desta crónica e da personalidade descrita nesta crónica, quem sabe, sabe, quem não sabe!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Sr. Péricles pelos elogios, e eu só lhe digo 1 coisita, muitos parabéns pela GRANDESA da sua Crónica. Um bem haja àqueles q se lembram deste magnifico Nº 10 ( qual ronaldinho )

    ResponderEliminar
  3. q lindo jogador, era mais um fala barato, era dos 3 grandes desde pequeninho..Ah!

    ResponderEliminar
  4. Péricles, meu caro amigo, felicito-te pela magnifica intervenção ao infundires a este tema(Paulo Futre) um tom de zombaria que faz todo o sentido.Já que não me parece crível que tal jogador mereça tanta estima.
    Paulo Futre surge nos anos oitenta como um ícone do futebol nacional , figurando tambem no plano internacional como o melhor escarrador de todos os tempos.É bom não esquecer(falha terrível Péricles).
    No entanto,e principalmente,parece-me a mim que este deixe muito a desejar, e por fazer,no plano afectivo pois se o que ele tanto desejara era ir para a praia com seus filhos que o tivesse feito mais cedo não tendo dessa maneira manchado tanto,nos ultimos anos da sua carreira, o campeonato nacional com os seus escarros fétidos e repugnantes.
    Percebo agora melhor o "porquê?" de não gostares de jogares futeboladas em espaços fechados Péricles.Foste mais um dos que recolheu no seu intimo a imagem mais porca e descurada do futebol português.Parabéns Péricles és cá dos meus......;)!!!

    ResponderEliminar