quinta-feira, janeiro 05, 2006

Ouvi dizer que...


...Janeiro é mês de eleições para a presidência da república. Parem. Parem todos. Já! Não é preciso tanta balbúrdia só porque Jorge Sampaio se vai embora. Tudo bem que o homem, de cada vez que falava ao povo, fazia subir em flecha a taxa de suicídio dos portugueses (inclusive, emigrantes radicados no Canadá e Ontário). Mas isso, por si só, é meritório. Se dermos a mão á palmatória, verificamos que este é um feito não ao alcance de todos. Honre-se-lhe o jeito para a coisa.
O que importa aqui, aquilo que me parece merecedor de análise, é facultar uma ajuda aos meus camaradas turcos e, quiçá, a todo um Portugal envolto num mar de dúvidas. Pretendo com a minha rúbrica ajudar-vos a terem um sentido de voto, no próximo dia 22. Não vos vou dizer para votarem neste ou naquele, porque nem eu sei... Comprometo-me somente a mostrar as vantagens que teremos ao escolher determinado candidato. Mas só as vantagens! Enumerando os contras corria o risco de vos presentear com um texto duas vezes maior do que o do meu grande camarada turco, Kemal Ataturk. (aqui, ocorreu-me parar para pensar, mas que grande pausa...)
Pensei muito, mesmo muito pois não queria ser imparcial. Mas há coisas que não podem ficar em claro. O que te passou pela cabeça Soares? Tu tens 81 anos, vais a caminho dos 82 e queres o quê? Ficar no poleiro até aos 98? Queres que a RTP vá mostrar as funcionárias do Palácio de Belém a mudar-te a fralda, a darem-te a sopa na boca, a colocarem-te em frente à TV para veres o Portugal no Coração antes de dormires a sesta? Tem respeito por ti homem!
Depois deste desabafo, que penso ninguém levará a mal, é hora de vos mostrar o que se ganha ao votar neste ou naquele candidato.
Eu voto em Manuel Alegre porque:
o senhor tem um ar dócil e anda sempre com as bochechas encarnadas. E quando vejo um homem com o rosto vermelhinho vem-me sempre à ideia um bom maduro tinto. Digam lá que o senhor Manuel não tem aspecto de bebedolas? Até o nome é um bom presságio. É certo que, no caso de cumprir mandato até 2010, a produção vinícola subirá estrondosamente. O queremos nós mais, caros turcos?
Eu voto em Cavaco Silva porque:
o professor é de Boliqueime. E todos os turcos gostam de bolos e de queima. Mas não é só. O professor Silva vai estar empenhado em construir auto-estradas até regiões muçulmanas. Não seria um espanto viajarmos até à Turquia numa carrinha Ford Transit a cair de podre?
Eu voto em Jerónimo de Sousa porque:
vi-o dançar uma vez na televisão e fiquei a pensar que, para além de sermos um país de tanga, podíamos ser também um país de óptimos bailarinos. E porque o homem assume os seus defeitos. Vi imagens de um debate de há uma década e reparei que o homem tinha um piano instalado na boca (tecla preta, tecla branca). Hoje tem dentes.
Eu NÃO voto em Francisco Louçã porque:
este gajo não merece ser escolha de ninguém. Acho que é a maior vantagem que ele fornece.
Eu voto em Mário Soares porque:
o mais provável é o velho morrer durante o mandato. E, para quem não sabe, se o presidente da república morrer é decretado três dias de luto nacional. Ou seja, três dias a menos de trabalho. Apenas e só por isto!
Com a esperança de ter dissipado muitas dúvidas das vossas cabeças, é altura de me despedir. Bola no pé do grande mestre Pedroto, à espera de notícias da Libéria...
P.S. Este texto destina-se a todos os turcos que tiveram a "destreza" de se recensear. Não é preciso franzir o sobrolho, nem esse olhar desconfiado. Tenho a certeza absoluta do que falo.

Sem comentários:

Enviar um comentário