sexta-feira, janeiro 06, 2006

O diamante da Libéria by José Maria pedroto


Estimados camaradas e atletas Turcos,

Cá estou eu de regresso a este afamado blog para mais uma crónica semanal. Na semana transacta iniciei a minha digressão por este blog com uma antevisão a mais uma jornada da nossa equipe, porém esta semana, e visto que, o nosso campeonato se encontra de momento parado para “descanso do pessoal”, vou fugir ao meu discurso que será habitual ás sextas-feiras, e falar então sobre uma descoberta minha, tipo aquelas que á uns anos se fizeram ali para a zona sul do país, e ao que parece eram “pegadas de dinossauros”!
Pois é, camaradas turcos, a minha descoberta poderá não ser tão badalada como a que referi anteriormente, mas posso-vos garantir que estamos perante algo muito valioso, uma verdadeira raridade, que nem eu próprio e nem com a minha experiência, pensei que um dia pudesse existir! E pensam vocês estimados leitores “ de que estará este velho mestre da bola a falar “ , ao que eu vos respondo meus caros “estou a falar-vos da mais recente e única jóia da libéria”. Só que não se trata de uma jóia daquelas que alguns maridos oferecem no dia a seguir a ter encornado a esposa em jeito de limpar a consciência, estou a falar de uma jóia do futebol, um diamante liberiano por lapidar, estou a falar de IBRAHIM BROAH.
E perguntam-me vocês “ quem é Ibrahim Broah? “. Pois bem meus caros, Ibrahim Broah é nada mais, nada menos, do que um verdadeiro talento futebolístico descoberto por mim esta semana num dos treinos da nossa equipe! Ibrahim Broah, talhante de profissão, exercia funções de apanha bolas na minha equipe, porem naquele bendito dia faltava um dos meus artistas para a peladinha do dia, e então, decidi pedir a sua colaboração e coloquei-o na equipa dos sem colete ( dos titulares ) pensando eu que ia trabalhar a inferioridade numérica (com ele seria o mesmo que menos um). Só que até os mestres se enganam, e quando Ibrahim Broah toca na bola, passa por um, por dois, por três, por quatro, finta o g.r e manda um “xuto” na relva em vez da bola, eu disse “meu deus como eu não vi isto antes, está aqui, um artista da bola”. Eu nem dei importância ao “xuto” na relva, só o pormenor das suas fintas, a sua velocidade, a fineza com que trata a bola disse-me tudo, ou seja, temos menino! Decidi então informar-me acerca do passado deste menino, podendo assim dar-vos a conhecer melhor Ibrahim Broah. Pois bem, este menino nasceu na libéria a 7/07/82, mudando-se logo nesse mesmo ano para Portugal com seus pais que procuravam uma vida melhor. Ibrahim cresceu e viveu a sua infância junto de verdadeiros ídolos da comunidade jagunça, como por exemplo Zé Mário Pistolas, Rui Ossos, Quim Seringas, homens que primavam pela sua cultura, pelos seus hábitos e pela sua educação! Ibrahim desde cedo mostrou dotes de desportista iniciando-se no andebol, sendo mesmo campeão nacional, mas todos os misters diziam que ele tinha dedos muito grossos (e não só) para se tornar num grande jogador. Ibrahim, desiludido com o andebol e por não ser uma aposta do treinador, decide-se pelo futebol, e ainda bem, pois meu caro Ibrahim Broah tu és único! Esteve nas escolas do S. Paio de Prazins, depois subiu a sénior e aceitou o convite do Lapinha S.C. onde teve uma passagem discreta, mesmo assim conseguindo uma chamada á selecção nacional de futebol dos parolímpicos da libéria, e parolímpicos porque mais uma vez os seus dedos o traíram, e desta vez foram os dos pés pois pelos vistos tinha calos a mais, o que levou os médicos a suspeitaram de deficiência! Inclui também no seu currículo uma presença no Torneio Internacional de Bêbados do Vitoria S.C, onde teve o seu auge quando num dos jogos o treinador o lança em campo e toda a bancada se levanta entoando o estádio ao som do mítico “broah bebe só mais um golá”. Depois acabou por pendurar as xuteiras, ou melhor, sapatilhas de andebol, pois ele fazia questão de jogar com elas fosse o piso que fosse, e dedicou-se á distribuição de carnes e afins e á compra e venda do que houver! Mas agora meu caro Ibrahim Broah, chegou a tua hora pois não posso deixar de apostar num artista como tu, por isso te digo se gostas de futebol e tens menos de 25 anos (como parece mas com africanos nunca se sabe) junta-te a mim e vamos fazer de ti o orgulho da Libéria!
Meus camaradas, espero dentro em breve ter mais desenvolvimentos sobre este artista da bola Ibrahim Broah, para vos contar! Já em jeito de despedida quero só fazer uma referencia ao atleta turco Toninho miccoli benachour e comunicar-lhe que devido ás calinadas dadas na gramática no seu ultimo post, foi alvo de um processo disciplinar interno e como tal está neste momento dispensado dos treinos e jogos até me trazer as notas das fichas de português! Queria também deixar uma palavra ao meu atleta Péricles e felicita-lo pelo seu último post e dizer-lhe que a retrospectiva futebolística ao ano 2005 foi aceite mas fica para uma próxima! Já agora ao meu estimado turco Poirot queria dizer-lhe que continue assim!
Bem despeço-me com as maiores saudações turcas!!



Sem comentários:

Enviar um comentário