quinta-feira, janeiro 26, 2006

NO ONE HERE GETS OUT ALIVE!


Inicio esta minha crónica, apresentando as minhas desculpas ao amigo leitor pelo facto de não ter cumprido escrupulosamente com a publicação da crónica no dia que me está destinado, ou seja, a Terça-feira.
Camarada e mestre Pedroto, também não quero tirar (o reconhecido) brilho à tua crónica. Eu sei que este é o teu dia.
Alerto, desde já, o amigo leitor para o despretenciosismo deste blog, logo das crónicas que nele são publicadas.
Deverá o mesmo ser um espaço de divertimento, enfim, um “lugar” aprazível.
Nesse âmbito, comprometo-me a escrever sobre varidos temas (ou até mesmo sobre nada, depende da perspectiva!).
Assim sendo, o tema de hoje é um dos três F’s – não, não é o Fado! Não, não é Fátima! Acertou, amigo leitor, é o Futebol!
Dirá o amigo leitor que é este um tema fácil. Pois tem toda a razão. Ainda assim, temos que convir que só é fácil para quem percebe o mínimo da matéria. É que andam por aí muitos treinadores de bancada. Podia enumerar alguns mas, pensando melhor, acho que esses reis do bitaite futebolístico, não merecem ter protagonismo às minhas (ou às nossas) custas (ou não fosse este blog visitado diariamente por milhares de pessoas!).
Aqui há uns tempos, estava numa conversa com um compincha, que azar do charalho, é benfiquista (o que mostra bem, amigo leitor, a minha compaixão e paciência. Conseguir ter amigos do benfas e falar com eles acerca de futebol...).
Nesse belo dia (belo, até ter iniciado aquela conversa), disse-me esse compincha: “Ouve lá, tu já pensaste nos falhanços das contratações do vitória? É um atrás do outro”. E não é que o meliante começou a enumerá-los. Dizia ele: “ Foi o Sérgio Júnior, o Fábio Júnior, o David Paas, o Daniel, o Geraldo (macaco Adriano), o Jefferson Feijão”. Não contente, disse mais alguns.
Mantive a calma. Deixei-o falar.
Finalmenmte, quando o meliante já não se recordava de mais nenhuma contratação (aos seus olhos) falhada, por banda do Vitória, estava com uma expressão na cara, típica de quem pensa: “VAI BUSCÁ-LA!”. “FAZ MELHOR!”. Pois, na minha modesta opinião, acho que fiz bem melhor. Mas, desde já o alerto, amigo leitor, NÃO SE RIA À GARGALHADA!!!
Então comecei a ripostar, sem ter que fazer grande esforço mental para me recordar das “PÉROLAS” que o clube da águia, em tempos não muito longínquos levou para a Luz.
Recordar-se-á, certamente, o amigo leitor, da célebre armada inglesa, constituída por gente de inegável qualidade, tal como Gary Charles (o Souness Boy I), Steve Harkness (Souness Boy II), Pembridge (Souness Boy III), Michael Thomas (Exasperante), etc....
Ou mesmo Rojas (dispensado), Pringle (o ex-central que veio para jogar como ponta-de-lança), Nelo (o asa esquerda), Tavares (factor medo), Uribe (o Platini do Chile), Marcelo (sem palavras),King (a Torre imóvel), Luis Gustavo (Surf Boy), Jamir (Brechas na Muralha), Okunowo e Akwá (Duas Pérolas Negras), André (o Caçula Mineiro), Bossio (el Pollo).
Mais recentemente, Paulo Almeida (o Motor Gripado), Everson (o Invisível), Cristiano (o Ovo Mole), etc, etc, etc .....
Acredite, amigo leitor, eu recordei-me de mais uns quantos, mas não quis ser o causador de qualquer trauma futebolístico, associado àquelas contratações falhadas, resultantes, ora das “silly-seasons”, ora da paupérrima falta de qualidade dos observadores, técnicos e dirigentes encarnados das respectivas épocas.

No entanto, como o amigo leitor pode muito bem ser vermelho (até porque este blog é visitado por gente de todo o mundo e os vermelhos estão espalhados por todo o mundo), e para provar que nada tenho contra o benfas, lanço, para ninguém se ficar a rir, algumas trutas descobertas por Porto e Sporting. Amigo leitor, peço-lhe encarecidamente, NÃO SE RIA!!!
Atravessemos, então, a segunda circular (sim amigo leitor lagarto, NÃO SE RIA SÓ DOS OUTROS!!!).
Recorda-se o amigo leitor dos seguintes diamantes: Assis (o irmão do outro), Krpan (o Careca), Mauro Soares (o Pastel de Belém), Bruno Gimenez (ou Marioni, a Bala das Pampas), Didier Lang (o perfume francês), Balajic(aquele que se dizia melhor que Maldini!!!), Missé-Missé (o Camarão Estragado), Diogo (o Betinho), Kirovski (o Capitão America), Mota (sem gasolina), Ivo Damas (filho de um amigo do ex-Presidente do SCP), etc......
E o caro amigo DRAGÃO, não me esqueci de si!!!
Não se lembra das seguintes trutas: Kralj (o Coador), Baroni (Peru Estorricado), Walter Paz (Paz Podre), Mogrovejo (o 2º Canniggia), Allessandro (ex-jogador de futebol de praia), Wojniak (Vergonhoso), Butorovic( Ai Jesus!!!), Wetl (o Austríaco – não me ocorre mais nada, juro), Eriksson (o Viking Manso), Costa (o pesadelo de Manchester), Neves (...fora nada), Gaspar (o poste barbudo), Rubens Junior (night boy), Kaviedes (bluff latino), Caju (fruto seco), Cláudio Pitbull (o Cão Danado), Esnaidr (el Barrete), etc.....
Volto a alertar o amigo leitor, para o despretenciosismo deste blog.
Sou assumidamente PRETO E BRANCO (para os mais distraídos, as cores do meu GRANDE VITÓRIA), contudo, nada tenho contra os adeptos desses clubes, até porque muitos deles visitam diariamente este blog (e alguns deles fazem mesmo parte da lista de cronistas do mesmo!!!). Por isso.....
Saudações vitorianas!!!
Pedroto, a teamgeist é tua a partir deste momento. Trata-a bem!
Hasta!

17 comentários:

  1. Hakan...esquceste de comentar os sacos k ainda fazem parte do plantel vitoriano...a começar pelo internacional A, Rogério Matias... e deixo ao teu critério outros +

    ResponderEliminar
  2. E as contratações falhadas no S.L.B dão nisto:
    31 campeonatos nacionais
    24 taças de Portugal
    2 Taças dos Campeões Europeus
    4 Supertaças

    Vão ver a equipa do Benfica na Final da Champions contra o Milan em 1991...muitos deles nem craques eram, mas estavam lá, a mística conta muito. Jogaram por exemplo jogadores como o Hernâni, o José Carlos, o Samuel, o Pacheco...jogadores sem um altíssimo nível, que hoje poderiam muito bem ser flops mas que na altura fizeram parte da segunda melhor equipa da Europa!

    ResponderEliminar
  3. E as contratações falhadas no S.L.B dão nisto:
    31 campeonatos nacionais
    24 taças de Portugal
    2 Taças dos Campeões Europeus
    4 Supertaças

    Vão ver a equipa do Benfica na Final da Champions contra o Milan em 1991...muitos deles nem craques eram, mas estavam lá, a mística conta muito. Jogaram por exemplo jogadores como o Hernâni, o José Carlos, o Samuel, o Pacheco...jogadores sem um altíssimo nível, que hoje poderiam muito bem ser flops mas que na altura fizeram parte da segunda melhor equipa da Europa!

    ResponderEliminar
  4. Nao falas te no Brian Deane??? Assim nao dá pra rir...e podias ter continuado e alongado aos treinadores, acho k pontuavas, desde o Toni ao Jorje Jesus...

    ResponderEliminar
  5. Nao falas te no Brian Deane??? Assim nao dá pra rir...e podias ter continuado e alongado aos treinadores, acho k pontuavas, desde o Toni ao Jorje Jesus...

    ResponderEliminar
  6. Caro Kemal, há coisas que sei não preciso de te explicar porque para além de tudo és um Turkish!!!!
    Só dei o palmarés do glorioso que, eventualmente, poderá te ter dado uma certa comichão no braço!!
    E referi também que os nomes não jogam, a mística e a união são fundamentaia!!!!
    Veja-se o exemplo do Slb na final de 91 na Champions e o ano passado!!!!
    A mim não me feres nada, não te preocupes, caro Kemal, até porque estou protegido pelo Escudo.....................de CAMPEÃO!!!!
    Saudações Gloriosas!!!!1

    ResponderEliminar
  7. Uma grande saudação tripeira para si amigo Kemal Ataturk e para todos os arquivadores. Venho, claro, desde já defender a honra do meu clube, Futebol Clube do Porto, dizendo -lhe apenas o grandioso palmarés já conquistado pela equipa azul e branca. Ora segundo os meus prestigiados e sagrados arquivos, temos:
    . 1 Taça dos Campeões Europeus
    . 1 Liga dos Campeões
    . 1 Supertaça Europeia
    . 2 Taças Intercontinentais
    . 1 Taça Uefa
    . 19 Campeonatos Nacionais
    . 12 Taças de Portugal
    . 14 Supertaças Candido de Oliveira.
    Isto sem falar dos prestigiados torneios já conquistados pelo mundo fora. Quero também salientar que mais de 75% dos títulos conquistados pela turma do Dragão, foram vencidos depois do 25 de Abril de 1974, se é que me faço entender.
    Quanto a esses jogadores que há pouco mencionou, um deles, vindo do Futebol Clube do Porto, fez um certo jeito a equipa do seu coração, não se esqueça disso.
    Quero também felicita-lo pela sua crónica, uma crónica de excelência, parabéns.
    Um grande abraço para si e claro para todos os arquivadores em geral, e como diria o meu grande amigo PC, Presidente do grande Futebol Clube do Porto, quem sabe, sabe, e o Futebol Clube do Porto sabe!

    ResponderEliminar
  8. E kê tinhas de meter o Vitoria nisto lollll.
    Saudaçoes :D:D

    ResponderEliminar
  9. Grande Kemal,não percas tempo a escrever sobre os outros clubes,nomeadamente os designados três "Grandes", estás a dar-lhes uma importância q não têm...Quando esses "parolos Vimaranenses" falarem mal do nosso Vitória, utiliza a velha máxima do Cavalo da Marcha:"andando, cagando e sendo aplaudido". Saudações Vitorianas e um Grande Abraço. Já agora, aquela da MOta sem Gasolina tá porreira:)

    ResponderEliminar
  10. ORA então, olá a todos Sôres Doutores! Depois de ter recuperado de um coma alcoolico e de ter sido tratado pelos melhores medicos Iraquianos eis que venho de novo "habitar" este espaço com as minhas brilhantes sinteses pragmaticas e eis que dou por iniciada uma nova JIHAD ISLAMICA..
    É com BONS olhos que vejo que os blogueiros instalados neste "casulo" decidiram tardiamente incutir presenças femeninas neste espaço virtual e reparo q a primeira Dona Lady já comentou... e deixo a pergunta: para quando a primeira cronica destas SÔRAS DOUTORAS?
    Aplaudo de pé a iniciativa!

    ResponderEliminar
  11. O Senhor Quinito, quer um campeonato sem os três grandes! Ia ser bonito, mais valia ver o campeonato da 2ªdivisão Turca.

    ResponderEliminar
  12. meus amigos!! depois de ter regressado do jogo TUNISIA-AFRICA SUL fiquei ainda mais descontente/contente, pois o nosso BENA marcau mais um golaço e da parte onde estava sentado, ou seja, atras da baliza ainda mais bonito foi. Ainda rezei o CORÃO para a TUNISIA perder mas para desespero PRETO e BRANCO o nosso BENA derrotou o Africanism Portism Mac Arty (meu primo em 3º grau) e para desespero nosso a Tunisia soma e segue na CAN´2006. Devia ter sido ao contrario a TUNISIA perder e perder as hipoteses de qualificação para a 2ª ronda, pq o nosso BENA interessa-nos mais deste lado, se bem q tambem é bom ele facturar por lá... Vejam o caso do Mantorras, esse figura + tarde ou + cedo andará por cá a "ajudar" o benfas (termo q uso do muçulmano" Kemal) a ser "campiom" da liga betadine! BENA esse que tem novo e original corte de cabelo...(fica o suspense)

    ResponderEliminar
  13. Eu como grande vitoriano tenho de admitir que em termos de sacos temos uma extensa lista......Mas existe um que pela sua qualidade e habilidade inata fez sempre as minhas delicias e dá pelo nome de Fangueiro....arrepio-me só de pensar naquelas mudanças de direcção que deixavam os adversarios para trás q saudades.....acabo de me lembrar de outro ser iluminado que tinha no seu pontapé canhão a sua principal arma, Arley, quem nao se lembra dos golos que marcou no Afonso Henriques?!?! eu tive uma experência que me emocionou com este homem, não é que numa noite estava num bar e quem está ao meu lado é precisamente arley e para meu espanto vislumbro o seu cartão e ele encontra-se completamente cheio demonstrando deste modo o seu enorme profissionalismo e dedicação...digam-me meus caros não são destes jogadores que o vitoria precisa??

    ResponderEliminar
  14. Caríssimo Pirata, para que fique bem claro eu não disse que queria um campeonato sem os três "grandes"!!Ainda bem q existem, que mais não seja servem para ocupar os inúmeros adeptos de sofá ou de "JOGO ÚNICO"* que normalmente "acompanham" esses clubes. Apenas disse q um Grande VIMARANENSE E VITORIANO, como o é de facto o "nosso" Kemal, não precisa de perder tempo com essa gente.....

    Com os melhores cumprimentos

    *refiro-me aos adeptos q apenas vêem um jogo ao vivo.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Quinito, escusa de coçar a barba, eu apenas estava a brincar consigo. Apesar de nunca me ter sido apresentado (como diz o amigo do Pôncio), eu percebo perfeitamente quando se refere aos adeptos que apenas vêem um jogo ao vivo por época. Mas também percebo aqueles que o fazem, não pagam para ver resultados tristes, a vida tem destas coisas.

    ResponderEliminar
  16. Oh velho Quinas...pareces o outro a quem o tempo passa a uma velocidade estonteante.
    Não digas alarvidades...fala do Vitória e, em relação ao Benfica, que é grandíssimo, limita-te a vê-lo ganhar!!!!!
    Eu vejo muitos jogos ao vivo por ano, com muitos clubes, mas infelizmente não tenho € 200,00 por mês para acompanhar o meu Benfica sempre!!!!
    Se é uma, duas ou vinte que tens a ver com isso?
    Devias tar calado porque mais de metade do orçamento do Vitória vem de adeptos dos 3 grandes!!!
    Percebeste ou queres um desenho!!!
    O que o Kemal fala ou deixa de falar é lá com ele, isto não é uma ditadura onde os adeptos dos outros clubes não podem entrar!!!!
    Aliás, este blog tem pelo menos 4 benfiquistas como comentadores!!!
    Somos muito grandes!!!!!!!
    Acima de tudo este é um blog livre!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Um grande bem haja para todos. Foi uma admirável surpresa, a crónica que acabo de ler. Exmo. Senhor Kemal Ataturk, parabéns pela suberba crónica, realmente dos três grandes nenhum pode sair vivo destas péssimas contratações efectuadas. No entanto algo me preocupa, não será verdade que uma parte significativa destes jogadores que há pouco nomeou, foram cedidos a título de emprestimo a clubes como o Vitória de Guimarães? Ou será que foram apenas inuteis aos grandes?
    Não posso esconder, como já é público, o meu afecto ao Glorioso, mas o que é fraco para os três grandes, não o é para os ditos pequenos.
    Passando para temas da actualidade, estou realmente preocupado com o estado dos Irmãos Capela, onde subitamente um deles deixou de dar sinais de vida, enquanto o outro continua a disparar para tudo e todos, sem o mínino cuidado, como se anda-se totalmente desnorteado. Quero dizer a esse Senhor que quem anda a chuva, molha-se, e o Senhor ainda por cima anda sem guarda-chuva.
    Como será necessário elogiar certas individualidades participativas do blog, quero desde já entregar uma "grande medalha de mérito" ao nosso querido Senhor Kemal Ataturk, pela magnifica crónica "NO ONE HERE GETS OUT ALIVE!" que, pelo número de comentários, torna-se numa das crónicas mais participativas. A outra "grande medalha de mérito" vai sem dúvida alguma para a primeira participante feminina de seu nome Diana, que com certeza irá dar mais cor a este blog que negativamente começa a entrar numa escuridão, e muito por culpa dos Irmãos Capela.
    Subscrevo-me com elevada estima e considerção, desejando a todos os que engrandecem este imperial blog, um bom fim-de-semana, nafinnnn bebek...

    ResponderEliminar