quinta-feira, janeiro 19, 2006

Mar Adentro


Perdoe-me o estimado leitor mas o que hoje aqui debito é bem mais importante do que aquilo que eu possa, supostamente, ter ouvido dizer. A rúbrica de hoje fugirá, claramente, ao que lhe tenho vindo a habituar. Não haverá espaço para sarcasmos, ironias e idiotices. Este lugar será ocupado, aujourd'hui, com sinceridade e brilho nos olhos. A minha consciência assim o exigiu e eu, por princípio, não consigo traí-la. Estará, porventura, o leitor a pensar no que me terá acontecido. Sem demoras, passo a explicar.
MAR ADENTRO
Este é o título do melhor filme que vi na minha vida. Para que se tenha uma ideia, acho um insulto chamar-lhe filme. Porque aqueles 100 minutos são do mais brutal a que alguém pode assistir. A todos os que participam neste blog, de uma forma ou de outra, aconselho rapidamente a entrar MAR ADENTRO. Arranjem-no e vejam-no. Se assim não for, ficarão mais pobres. MAR ADENTRO é um festival cénico, um recital de emoções, um orgasmo sem fim. É daqueles que nos fazem ficar ansiosos só porque nos apercebemos que caminha para o fim. Tudo o que não queremos, ao vê-lo, é que aquela brutalidade termine. Caro leitor, você nem imagina; camaradas turcos, vocês nem sonham... MAR ADENTRO é um jogo de sentimentos infinito. É uma película que nos faz chorar num minuto e rir logo no seguinte. Foi do mais intenso a que alguma vez assisti em cinema. E por isso é difícil, muito difícil falar dele. Mas uma coisa se retira. MAR ADENTRO é uma enorme lição de vida. Ajuda a perceber que os nossos problemas não são mais do que uma gota no oceano. Mais não vos posso dizer. Tenho a certeza que estas palavras não cairão em saco roto. Depois de todos terem a oportunidade de ver o show MAR ADENTRO, conversaremos. Isto é, se conseguirem...
A vós, enormes Alejandro Amenábar (realizador) e Javier Bardem (personagem central), declaro-me vosso amigo até ao meu último dia. O momento que foi me proporcionado, julgava ser impossível numa televisão 16:9... O meu sincero obrigado.
Para a semana voltarei com o habitual "Ouvi dizer que...", certo de que o leitor compreenderá compreenderá as razões da ausência desta quinta-feira.
P.S. vi MAR ADENTRO na segunda-feira, dia 16 de Janeiro. Não há a mais pequena dúvida de que este é o filme de uma vida...

9 comentários:

  1. Já me falaram deste filme à cerca de um mês. Estavam em estado de - não sei se é a melhor palavra - "choque" tal como tu pareces estar. Aliás, sei um pouco da história...mas nada digo para aguçar os apetites mais vorazes...

    ResponderEliminar
  2. Ó Michael aguzar apetites vorazes?!!! Toda a gente conhece a história!!! a beleza do filme está na forma como é contada, daí o mérito do realizador...aliás este filme já não é recentee na altura despoletou um debate sobre a eutanásia....como deves estar lembrado ou não....

    ResponderEliminar
  3. Um filme de bradar aos ceus, bela escolha

    AHH AHH

    ResponderEliminar
  4. Oh só laranja "toda agente conhece a história do filme"????
    Andas a beber muito sumo de laranja...bebe tinto e de preferência da casa!!!!

    ResponderEliminar
  5. Podem sempre preferir a versão "americanizada" ao bom estilo de Hollywood, ou seja, o "Million Dollar Baby" com Clint Eastwood, têm assim a mesma história de fundo mas num filme com melhores efeitos visuais e graças aos enormes budgets disponíveis!
    Um outro excelente filme de Alejandro Amenábar é o "Abre los ojos" ou "Vanilla Sky" na versão americana, que inclúi Tom Cruise, Kurt Russell e as poderosas Penélope Cruz e Cameron Diaz...
    Aproveito também para aconselhar a banda sonora do Mar Adentro, se quiserem copias peçam aqui ao mEstrE! =P

    ResponderEliminar
  6. Mais uma coisa... Trug v, só faltas tu assumir-te e dares a cara!
    Porque é que não dizes quem és?!
    Os turcos NUNCA tem medo de se mostrarem...

    ResponderEliminar
  7. Sr. Adb.... nao sei quê, eu nao sou turco, por isso nao me posso assumir como tal. E nao sei a razao para tanto alarido à cerca destes 3 magnificos comentadores????
    Nao entendo, deixem-nos Trabalhar. V

    ResponderEliminar
  8. Sr Trug com V você devia meter os seu rabinho entre as pernas e denunciar os outros...pq senão será linchado em pleno bar do fred quando o Justiceiro lá aparecer subrepticiamente...talvez hoje!!!
    Ponha-se fino porquei sei muito bem quem é, e se quiser sair airosamente deste circo grotesco faça o que tiver por conveniente pq eu cá estarei para o dia do juízo final!!!!
    Quanto ao fujitsu podes fugir, mas não te poderás esconder...se quiseres faz como eu e vai ao "site meter" é fácil...já tenho tudo visto e sei quem és...tens até ao final do dia para te desculpares!!!!
    Quanto ao Alcatrão (a fugir de medo) para ti ainda me falta um bocadinho assim...mas se vieres mais 2/3 vezes ao blog apanho-te com muita facilidade!!!!
    Veremos a final quem é o Justiceiro!!!!

    ResponderEliminar
  9. Não entendo! E o famoso Balas e Bolinhos! Esse sim uma verdadeira obra prima.

    ResponderEliminar