domingo, janeiro 22, 2006

O dia Seguinte IV



Cara Turcaria e leitores, um bem haja a todos!
Mais uma vez aqui venho escrever a minha crónica, que porventura teria muito para escrever, visto que eu próprio, ter me envolvido em acções Turcas na noite de ontem. Mas como já devem ter reparado, eu fui abandonado em plena batalha contra os infieis, abandonado não, provavelmente esquecido, portanto, para isso ter acontecido, o meu estado físico já não devia ser o melhor, carregando hoje nas costas o fardo dessa mesma condição, estou totalmente aniquilado de ideias, com o estômago em pleno concerto de Xutos e Pontapés ao vivo.
Então, vou falar sobre uma pessoa, que tem a ver com algo que se passou comigo ontem á noite, o infagável, José Cid.
Perguntam vocês o porquê de José Cid, então??? O seu primeiro êxito, foi a lenda de El Rei D. Sebastião, esse mesmo que ontem á noite, foi visto por vários Vimaranenses, a arrumar carros, assim uma coisa levou á outra, e desafio a todos vós, que prestem atenção ás linhas que se seguem.
Este dinossauro da música, nasceu na Chamusca a 4 de Fevereiro de 1942, conhecido por alguns como o "alferes cuequinha" - a sua alcunha quando esteve na OTA a dar recruta á 2º/69, evidenciou-se no mundo da música, para gaúdio de milhares de Portugueses, eu não incluido.
A fama chegou-lhe inicialmente através da sua participação como teclista e vocalista no Quarteto 1111, onde obteve grande êxito com a canção "A lenda de El-Rei D.Sebastião". Concorreu ao Festival da Canção de 1978 com três composições, alcançando o 2º lugar com "O meu piano". Em 1980, com a canção "Um grande, grande amor", vence este certame. É o autor de outros grandes êxitos, como "Olá vampiro bom", "A Rosa que te dei", "Como o macaco gosta de banana", "Mosca Superstar" ou "Cai neve em Nova York".
Mas para mim, o seu grande apogeu, foi quando apareceu em todas as televisões, a dar a cara a 1 anúncio de publicidade, de uma conhecida marca de chás gelados, nos quais se interpretou a si próprio, cantando e vindo do espaço, enquanto proferia a frase: "Olá malta! Tudo bem? Tá-se?"
Mas para gaúdio de toda a comunidade feminina, o que dizer, da sua queda Sebastinista, ao aparecer todo nú, num cavalo branco, imitando o malogrado Rei.
Bem, está provado que fumar ganzas, fode a cabeça a um homem, mas a este, libertou-o para ser o mito do rock Português, que maluco, pior que ele, só mesmo Mazola, nos seus raides bagaçais diários.
Mas nem este pobre homem conseguiria proferir estas mesmas frases, que vos vou mostar...
-"Se Elton John tivesse nascido na Chamusca, não teria tido tanto êxito como eu." in Pública, 2003
-"Tentaram e conseguiram pôr-me na prateleira. Mas a verdade é que os outros artistas estão na prateleira e eu estou cá." in Pública, 2003
-"A nova geração tem de descobrir qual é o seu dinossauro Todos os países têm o seu dinossauro. Os franceses têm o Johnny Halliday, os espanhóis o Miguel Rios. Ambos são uma porcaria ao pé de mim. Sou infinitamente melhor do que eles e tenho uma melhor estética." in Pública, 2003
-"Usem e abusem de mim. Estou cá, canto e bem ao vivo. Façam de mim o que quiserem. Estou com uma grande voz." in Pública, 2003
-"Adoro o «Cantor da TV», a canção menos comercial daquele álbum [Nasci prà música]. Dificilmente conseguiria escrever [outro] tema daquela maneira. É muito bem esgalhado e muito bem tocado." in Pública, 2003
-"Essa canção [Como o macaco gosta de banana] foi um escândalo. As pessoas julgaram que era uma canção ordinária. (...) Divirto-me à brava quando a oiço, porque é uma canção que não se pode levar a sério. Tem um sentido de humor de abandalhar o sistema." in Pública, 2003
-"Olá malta! Tudo bem? Tá-se?" in anúncio Lipton, 2004
-"Dá-me favas com chouriço." in Cabaré da Coxa, 2004
Acho que já chega, levar com qualquer coisa deste gigante da música, é castigo enorme para qualquer ser vivo, até mesmo o cavalo branco, ainda hoje, já mais conseguiu correr com alegria, jamais conseguiu saír á rua com a mesma cara, pobre cavalo, acho que todos compreendemos a tua humilhação.
Para acabar, um aparte para 2 leitoras do nosso blog, que estiveram de parabéns nesta semana que passou, parabéns novamente, em especial para uma delas, que só por acaso lê esta mesma bíblia Turca, de Vila Franca de Xira, alargando os nossos horizontes até ao Sul, um grande beijo para ti, a minha homenagem foi feita.
Acabo só por dizer, Aníbal Cavaco Silva, foi eleito!
Acabo de saber que houve uma ameaça de bomba, penso que em Algés, num local de contagem de votos, até que enfim, o ambiente Turco, está a espalhar se, shala oh!!!!

1 comentário: